terça-feira, 17 de novembro de 2015

Positivo Duo ZX3060 – conversível com ultra mobilidade

Tenho testado vários equipamentos do tipo “conversível” ou “dois em um” e por conta disso percebo agora que existem diferentes categorias dentro deste mesmo grupo. O Dell Inspiron 7348, recém avaliado por mim pode ser considerado um notebook que vira tablet (rebatendo a tela), pela sua configuração e por seu tamanho. Já o Positivo Duo ZX3060, objeto deste texto se enquadra em outra categoria. É o oposto. Trata-se de um tablet que se transforma em notebook. Isso merece mais explicação.


Figura 01 – Positivo Duo na forma “notebook”

É um dispositivo cuja tela tem 10.1 polegadas, ultra leve e com fantástico talento em aplicações de mobilidade. Vamos resumir suas caraterísticas:
  • Conversível 2 em 1 com tela destacável
  • Tela de 10.1 polegadas resolução 1280x800
  • 2 GB de memória RAM
  • 32 GB de armazenamento em memória flash
  • Conectores mini USB e mini HDMI
  • 1 conector USB comum (na base do teclado)
  • Aceita cartão de memória MicroSD
  • Conectividade WiFi (802.11n) e Bluetooth
  • Sistema operacional Windows 10
  • Processador Intel Atom Z3735F de 1.33 Ghz
  • Webcam


A Positivo o classifica como dispositivo “Modo Continuum”, ou seja, todo o conteúdo e poder de processamento no modo tablet. Na prática isso significa que toda sua “capacidade pensante” permanece na tela, bem como seu armazenamento e processador, que confere a mesma capacidade no modo tablet (diferente de um outra categoria de conversível).

Seu processador merece destaque. É o ultra econômico Intel Atom Z3735F que tem frequência base de 1.33 Ghz, mas pode trabalhar a 500 Mhz em situações de baixa demanda e se solicitado acelera a até e frequência de 1.83 Ghz. Esta estratégia está presente em toda a linha da Intel, mas os processadores cuja aplicação se concentram em dispositivos focados em mobilidade, privilegiam a economia de energia. O limite máximo teórico de consumo de energia deste processador é de 2.2 Watts apenas. Incrível!! Algo parecido com o que gasta uma daquelas diminutas lâmpadas de enfeites de natal.

Figura 02 – informações sobre o processador Intel Atom Z3735F
   
   
Sua tela de 10.1 polegadas me pareceu muito adequada por dois motivos. Este tamanho de 10 polegadas é uma dimensão que para uso no modo tablet é bastante natural, leve e manuseio muito confortável (ao contrário de alguns conversíveis não destacáveis que dobram a tela sob a base do teclado). Mas além disso o brilho e definição da tela me impressionaram sobremaneira. Mérito da tecnologia usada neste painel que permite usar no dia a dia a regulagem de brilho da tela abaixo da metade. Isso é ótimo, pois menor uso do brilho consumo ainda menor energia.


Figura 03 – Positivo Duo na forma destacada - tablet
 
   
Por conta disso precisei adaptar meu teste de consumo de energia (mais detalhes adiante) usando o nível de brilho confortável e não 70% como vinha fazendo (seria irreal testar dessa forma). E por fim, esta característica da luminosidade da tela favorece o uso em ambientes externos, os quais muitas vezes não é favorável no caso de outros dispositivos com telas menos brilhantes.

A memória de 2 GB pode não parecer muito, frente à configuração de outros dispositivos. Mas pelo fato de usar o Windows 10, sistema que foi bastante aprimorado, tanto para uso em sistemas cuja mobilidade é foco, como pela otimização de recursos e memória, é uma configuração que atende perfeitamente bem o modelo de uso proposto.

 
Figura 04 – Positivo Duo – Windows 10

Da mesma forma pode parecer apertado haver apenas 32 GB de área de armazenamento no Positivo Duo. Mas consideremos.  Trata-se de um SSD de 32 GB, ou seja, não é um disco, mais lento, com componentes mecânicos que se desgastam e sim memória flash de alta velocidade. É uma linha de menor custo da Samsung (BWBC3R) que é muito mais rápida que HDs tradicionais (cerca de 160 MB/s de taxa de transferência). Isso se traduz em tempo de acesso, tempo de carga do Windows (liga em segundos) e muita agilidade na execução de programas. Um leitor de cartão de memória MicroSD permite elevar a área de armazenamento com mais 16, 32, 64 ou até 128 GB adicionais.
     

Figura 05 –  Detalhe do teclado com as teclas com tamanhos diferentes (em baixo à direita)

  
O modelo de uso do Positivo Duo não requer mesmo imensa área de armazenamento. Ele é extraordinário como dispositivo para consumir informação e não para acumular arquivos. Sua tela (ou modo tablet) é ótima para consultas na Internet, acesso a sites, notícias, entretenimento e leitura (seja de sites, PDFs ou mesmo eBooks). E a nuvem é uma forma natural de ampliar capacidade de armazenamento de forma virtualmente infinita.

O sistema de toque da tela é do tipo múltiplo com 5 pontos simultâneos, adequado aos hábitos já criados por quem usa tablets ou computadores com recurso de “touch”. Ações como mover páginas, rolar sites, movimento de pinça para usar zoom (ampliar ou reduzir) são naturais e funcionam perfeitamente.

O teclado do Positivo Duo é menor que um teclado normal. Isso é óbvio uma vez que o dispositivo tem dimensão reduzida. Teclados assim são comuns em equipamentos deste tamanho. Exige um tempo de adaptação, mas que é rápido. Tanto isso é verdade que estou escrevendo este texto sobre o Positivo Duo nele mesmo, usando uma versão do Word pré-instalada. Já digitei quase 16000 caracteres e mais de 2500 palavras usando praticamente como se fora um dos meus notebooks. Isso confirma o talento do Positivo Duo também para produção de conteúdo. No modo “notebook”, com seu teclado, fazer anotações breves ou mesmo um texto mais extenso como este não só e possível, mas bastante natural.

Mas preciso fazer aqui duas críticas relacionadas à usabilidade. Por razões de engenharia e projeto, para fazer caber todas as teclas no pequeno espaço (o teclado tem cerca de 25 cm de largura), algumas teclas, concentradas no lado direito têm tamanho menor. Por exemplo a letra “M” e os símbolos “, . ; ? / : > <” tem dimensão reduzida. Tudo é questão de adaptação e  isso é possível. Tanto que escrevo este texto com fluência e apenas poucas “escorregadas” por conta dessas teclas menores. Sei que é muito difícil conciliar, mas se em futura versão ao menos a letra “M” fosse do mesmo tamanho que as demais, seria algo muito bom. A segunda crítica diz respeito ao touchpad.


Figura 06 – 
Positivo Duo na forma tablet sem destacar o teclado – visão do conector USB na parte inferior

Preciso confessar que não gosto de touchpads de forma alguma. Raríssimos foram aqueles que eu tolerei usar. Então atenue minha crítica já tendo isso em mente. Mas não achei o touchpad do Positivo Duo com precisão suficiente. Algumas vezes tentava clicar e arrastar e não conseguia. Às vezes tentava mudar o tamanho de algo e acabava por move-lo. Não me incomodo de dizer que ao escrever este texto, para ter mais liberdade e mais fluência (produtividade) conectei um mouse USB na base do teclado e estou usando neste momento desta forma. Ao contrário do touch da tela que é ótimo!!! Fica a dica, mesmo usando em modo notebook, valha-se da interface de toque da tela, é muito melhor.


Figura 07 – conectores mini USB, micro HDMI, fone e leitor de cartões

Ao escrever este texto já precisei fazer consultas na Web, procurar por fotos, capturei minhas próprias fotos do Positivo Duo. Por conta disso usando o aplicativo gratuito Paint.NET. Cortei, redimensionei e aprimorei algumas dessas fotos e imagens. Também em momentos lúdicos, um intervalo entre um parágrafo e outro, ouvi música e assisti vídeos no Youtube. Faço este registro para ressaltar a personalidade ampla e a adequação do Positivo Duo ou modelo de uso de consumo de conteúdo, produção de textos, edição simples de imagem, leitura de notícias... ou seja, tudo aquilo que um dispositivo móvel com esta característica se destina.


Versatilidade

Existe uma grande versatilidade no uso do Positivo Duo. É mais que Duo. Além da forma notebook e da forma tablet destacado, algumas outras combinações são possíveis. Na foto acima pode ser visto o Positivo Duo como tablet, mas sem destacar o teclado, apenas com a tela virada (montada ao contrário). Na foto abaixo podemos ver outra personalidade do Duo. A tela pode ser encaixada dos dois lados, ou seja, virada para o teclado ou para o lado externo. Dessa forma torna-se um interessante para realizar apresentações ou para ver filmes.

 

Figura 08 – Positivo Duo na forma notebook com a tela do outro lado – bom para apresentações ou filmes

   
Importante ressaltar que ao ser destacado o Windows 10 faz a pergunta “Quer usar o dispositivo no modo Tablet?”. Isso significa que a interface normal do Windows 10 é substituída por outra mais apropriada para tablets, com ícones grandes e privilegiando o recurso do toque. A mudança de uma forma para a outra pode ser automática ou deixar que o Windows sempre pergunte.


Figura 09 – Positivo Duo com a interface de tablet do Windows 10 – questionamento do Windows

Processamento bruto

Não é de jeito nenhum o foco deste tipo de equipamento. Mas sempre submeto os dispositivos que testo ao programa SUPERPI (cálculo do número irracional PI com 1 milhão de casas decimais). O Positivo realizou a tarefa em respeitáveis 47 segundos. Notebooks tradicionais fazem a mesma tarefa em um quarto deste tempo (ou menos). Mas um conversível cujo modelo de uso é predominantemente tablet não precisa em momento algum de poder extremo de processamento matemático. O mais perto que ele chega disso é quando eu o usei para redimensionar imagens (processo no qual cálculos matemáticos são necessários – mas em escala mediana) e essa função, relativamente esperada (embora não muito comum) foi realizada de forma quase instantânea, ou seja, mais do que adequada. Ninguém jamais pode considerar o uso de um equipamento assim para edição de vídeo, por exemplo.

Duração da bateria

Claramente um dos atributos mais valorizados em um computador como o Positivo Duo é a sua autonomia de bateria. Seu usuário quer ter liberdade de levá-lo consigo na pasta, mochila ou mesmo bolsa feminina (ele é suficientemente pequeno para caber nas bolsas das mulheres – seja no modo tablet ou com teclado) e poder usar ao longo de todo dia.

Assim, seguindo minha metodologia de teste de baterias, submeto o equipamento a 3 cenários distintos que eu explico a seguir.

·      Força bruta: utilizo o software BATTERY EATER, que como o nome mesmo sugere estressa o computador usando o máximo possível os recursos. Ao mesmo tempo que executa constante e ininterruptamente cálculos matemáticos complexos ele trabalha em modo gráfico na tela uma figura 3D que fica sendo constantemente girada em seus eixos mostrando todas as suas faces. Essa conjunção de atividades leva o consumo do processador ao máximo (100%) por todo o tempo e da mesma forma sobrecarrega o sistema gráfico. Enfim, fica evidente que é o máximo esforço que um notebook ou tablet pode ser submetido. Nesta condição extrema o Positivo Duo de forma surpreendente permaneceu em atividade por 218 minutos, ou seja, 3 horas e 38 minutos.

·       “Idle – sem atividade”: é a forma mais conservadora e que demanda menos energia possível. O computador fica parado, sem executar tarefa alguma. Dessa forma consigo aferir o consumo mínimo para que ela permaneça ligada. Mas faço alguns ajustes. Não deixo o monitor ser desligado em tempo algum (algo que normalmente acontece após alguns minutos de inatividade) e deixo o WiFi ativado (embora sem tráfego de dados). Tive que fazer um ajuste no meu critério ao testar o Positivo Duo porque sua tela bastante brilhante me permitiu deixá-la em 40% do brilho máximo e não 70% como normalmente uso (40% seria a forma como eu o usaria no dia a dia) Nessa condição de “não uso” ele permaneceu ligado por 487 minutos, ou seja, 8 horas e 15 minutos.

·      “Uso natural”: como o próprio nome sugere é um modo de uso no qual o Positivo Duo é usado em tarefas corriqueiras. A própria atividade de elaborar este texto foi o objeto de trabalho. Produzi este texto no Word. Revisei, corrigi. Usei Excel para fazer os cálculos e montar a tabela resumo abaixo. Fiz pesquisas na Internet para saber mais sobre dispositivos conversíveis. Verifiquei meu e-mail (Gmail e Outlook.com). Consultei sites de notícias. Procurei por imagens e fotos do Positivo Duo. Como produzi minhas próprias fotos eu as cortei, redimensionei e fiz alguns ajustes para poder usar neste texto. E como ninguém é de ferro, fiz duas pausas para café e assisti a dois ou três vídeos no Youtube para descansar um pouco. Nessa condição de uso “natural” ele permaneceu ligado por 333 minutos, ou seja, 5 horas e 33 minutos.


Figura 10 – Resumo dos testes de duração de bateria

Ao olhar para esta tabela algumas considerações devem ser feitas. Casualmente eu nunca tinha visto dispositivo algum superar 3 horas e 30 minutos no teste de stress Battery Eater! Destaque para o Positivo Duo e seu muito esperto processador Atom Z3735F. Por outro lado, embora meu teste de “Idle” tenha sido com WiFi e tela ligados e 8 horas e 15 minutos ser uma autonomia respeitável, está longe das 14 horas do último conversível testado, o Dell Inspiron 7348 (de 13.3 polegadas).

Mas o que me impressionou foi o fato de ter obtido em uso natural, com consumo de conteúdo, produção de texto e planilhas e edição leve de imagens mais de 5 horas e meia de autonomia. Isso é fantástico. Ainda mais levando em conta que trabalhei este tempo todo de forma praticamente ininterrupta, com apenas duas pausas de 3 ou 4 minutos. Um usuário que leve consigo o Positivo Duo e o utilize de forma ainda mais “natural” que eu, de maneira mais intercalada, guardando-o em modo de suspensão, deixando a tela mais tempo inativa, retomando a atividade... poderá certamente se superar 8 horas de uso ou ainda mais.

Resumo e conclusão

Modelo de uso é tudo. Usar o dispositivo certo para a função certa. O Positivo Duo por ser um conversível do tipo destacável apresenta várias características oriundas dessa bipolaridade. Este tipo de equipamento concentra todo o poder de processamento e bateria na parte da tela (tablet) que de certa forma, pelo espaço físico, limita um pouco a dimensão da bateria e o poder do processador que ali pode ser usado. Mas o Positivo Duo demonstrou um equilíbrio muito interessante. Suas diferentes configurações, com a tela, sem a tela, com a tela rebatida ou montada do lado oposto... Tudo isso resulta em versatilidade.
   

Figura 12 – Positivo em modo notebook mas configurado para apresentações ou filmes

 

Partindo do princípio que o ótimo processador Atom Z3735F não serve para tarefas que demandem processamento concentrado podemos analisar os talentos naturais do Positivo Duo. Conforme relatei a produção de conteúdo em forma de texto, planilha ou mesmo ajuste simples de imagens são feitos muito bem neste dispositivo. Isso transcende o uso esperado do apenas consumir conteúdo, algo comum para um tablet que se robustece com uma base com teclado e USB.

Seu tamanho de 10.1 polegadas aliado ao seu diminuto peso (ainda mais leve com a tela destacada em modo tablet) torna-o uma excelente ferramenta de produtividade móvel. Pode ser levado com grande facilidade em uma pasta ou bolsa feminina. O teclado com algumas teclas menores exige alguma adaptação, mas não implica em maiores problemas. Apenas não gostei do touchpad, pois me pareceu impreciso. Possivelmente é questão de adaptação, mas no meu caso preferi usar um mouse de verdade no conector USB e bastante o recurso de toque.

A capacidade de memória (2 GB) e de armazenamento (32 GB) são bastante pertinentes ao tipo de uso proposto para o Positivo Duo. Estes 32 GB são de memória flash que confere agilidade e rapidez ao ligá-lo e no uso dos programas. Se estes 32 GB não forem suficientes as alternativas são usar armazenamento online em algum serviço de nuvem ou mesmo inserir um cartão de memória (MicroSD) ampliando a capacidade interna.

Por fim, a duração bateria avaliado em modo notebook (maior demanda) revelou um comportamento muito bom. Em stress máximo (Battery Eater) um dispositivo nunca havia chegado a 3 horas e meia!! Em modo “Idle” (sem uso mas com WiFi e tela ligados) superou as 8 horas. Mas o teste de uso “natural”, a propósito escrevendo este texto e mais várias outras atividades, foi o mais POSITIVO (sem fazer trocadilho com o fabricante), pois superou as 5 horas e meia de trabalho, atividade real! Muito bom!

O Positivo Duo ZX3060 é um conversível de grande mérito pela versatilidade e capacidade de realizar muitas das atividades necessárias no dia a dia (se não todas) de um usuário comum. Sua dualidade permite que seja explorado na forma de grande consumidor de conteúdo, mas também com capacidade real de produção de trabalhos, textos, etc. E tudo isso com grande poder de mobilidade!

44 comentários:

  1. Gostei da proposta do produto.

    Quanto de memória a instalação padrão consome dos 32GB?
    Como se dá a comunicação do modulo teclado/thouchpad com o tablet?
    Alguma ideia de preço? uma rápida pesquisada na internet só retorna valores de modelos anteriores.
    Quais as diferenças entre esta versão e outras com a 3020 e 3040, não somente dados mas uma análise de custo/benefício.
    E com relação a concorrência, acredito que um exemplo seria o TA100 da ASUS.

    Se eu participasse da engenharia deste produto, eu sugeriria a criação de 2 produtos distintos
    O Tablet.
    O Teclado/Touchpad, usando algum padrão de comunicação de mercado como bluetooth, para poder ser utilizando em outros Tablets/Smartphones.

    E na comercialização poderia vendê-los independentes e também num pack com ambos.
    O que você acha?

    A propósito, as figuras 5, 6 e 7 não estão batendo com as legendas.

    ResponderExcluir
  2. Ótima analise, bem completa.
    A asus tem um equivalente, o Asus Transformer Book T100, que tem um HD de 500gb no teclado. Teria como fazer um comparativo dos 2? Estou na dúvida entre qual comprar

    ResponderExcluir
  3. Olá. Gostei muito da análise do produto. Bem pragmática. Contudo, gostaria de saber se, como ele tem uma funcionalidade de laptop, seria possível instalar softwares do windows nele, como em um laptop comum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, instalei inclusive o spotfy e funciona normalmente

      Willian

      Excluir
  4. Poderia informar o tempo necessário para recarga da bateria?

    ResponderExcluir
  5. Excelente review! Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Excelente análise!! Parabéns e obrigado!!

    ResponderExcluir
  7. obrigo pela melhor analise que eu já li na minha vida fez uma grande difereça na hora da minha combra mais uma vez Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Comprei 1, mas até o momento não consegui habilitar minha câmera; Será que alguém poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua análise pois me deu informações mais claras e precisas que o próprio site do fabricante e do manual do produto. Abordou os principais pontos de interesse do usuário.Texto leve e objetivo.
    Obrigada. Estava na dúvida, busquei resenha no google, achei vc e resolvi comprar agora. Valeu.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá Flávio, tudo bem?
    Você já testou o aplicativo BlueStacks? Trata-se de um emulador do Android, no qual é possível instalar APKs. Estou interessado neste dispositivo e se este software funcionar bem, só vejo vantagem. Seria um recurso a mais utilizar o Win10 e ter a possibilidade de instalar apps Android.

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente não sei como conseguiu que sua bateria durasse tanto tempo quanto falou.

    Tem algumas dicas para otimizar o desempenho dela?

    ResponderExcluir
  13. Sua análise está ótima e foi esclarecedora. Mas gostaria de saber se a performance do Positivo duo conectado à retroprojetor (data show) é tão eficiente quanto os não modelos de notebook tradicional?

    ResponderExcluir
  14. olá tenho o notebook e uso ele para trabalhos de escola, porém quando ele esquenta simplesmente trava e para de funcionar o mesmo só volta a funcionar quando esfria

    ResponderExcluir
  15. Olá, Flávio!

    Muito obrigado por sua análise, muito completa por sinal.

    Vc testou esse produto com um projetor multimídia? Será q dá pra ligar com cabo RGB usando um conversor HDMI?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  16. Oi, como procuro algo com uma tela de 11"6 (menor nem pensar; já testei alguns e não ficou legal com a planilha que uso) gostaria de saber se essa máquina vai bem com planilhas Excell. Gosto de usar mouse e o tablet que possuo está encostado pois sou professora e na minha escola todas as salas possuem Datashow com ótimo som, porém, os netbooks da escola são com tela de 10" .... muito pequenos. Uso planiha excel e word ao mesmo tempo na sala de aula por 4 horas seguidas. Power Point uso fora da aula. ALguma sugestão? Tenho um Acer velhinho de 11"6, pesadinho, (azul) que engasga nas planilhas mas que ainda roda win 10 pra navegar na internet de boa e tem processador Celeron.... lentinho... porém, quando baixo os vídeos e os rodo de dentro dele.... o vídeo não engasga... só se for via pendrive ou internet. Pena que não posso trocar o processador desse netbook.

    ResponderExcluir
  17. Notebook Positivo Duo ZX3060 é péssimo! Com um mês de compra, não ligou mais, sendo que não foi submetido a nenhuma condição que justificasse o problema. Foi para a assistência, voltou a funcionar e na segunda vez que eu o utilizei, não ligou mais.
    Não recomendo a compra. Péssimo! Péssimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Seu não funcionou. ele é ótimo.

      Excluir
    2. Realmente uma bosta! quase queima meu "HD externo". o sistema W10 tá uma bosta, a cada nova atualização mais dores de cabeça... a câmera para de funcionar, o teclado fica incompativel com a tela. e agora to fudido! NÃO COMPREM

      Excluir
    3. Realmente uma bosta! quase queima meu "HD externo". o sistema W10 tá uma bosta, a cada nova atualização mais dores de cabeça... a câmera para de funcionar, o teclado fica incompativel com a tela. e agora to fudido! NÃO COMPREM

      Excluir
    4. O meu também teve esse problema no início, achei que estivesse estragado, mas não, bastava ficar apertado a tecla do botão ligar por uns 2 min ao máximo e ele voltava ao normal( na próxima vez ele ligou normalmente)

      Excluir
  18. Deixei o meu cair e quebrou a tela. Será que tem como trocar a tela?

    ResponderExcluir
  19. Comprei, é um bom produto para trabalhos simples do dia a dia, por por exemplo acessar internet, criar planilhas ou textos. Uso eventualmente em apresentações no datashow sem problemas(HDMI). Entretanto a câmera não funciona. Possui um problema cronico. Na maioria das vezes a câmera não liga. Cheguei a trocar o aparelho com 2 dias de uso por isso, mas o nova apresenta o mesmo problema.

    ResponderExcluir
  20. Existe a possibilidade de ampliar o teclado no mode tablet? Ele expande, mas as teclas ainda permanecem pequenas obrigando a escrever com um dedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://bit.ly/29wezaO

      Coloca tamanho 10,1 que fica perfeito.

      Excluir
  21. Flávio vc atualizou a bios do seu ZX3060? Atualizei a do meu e o modo Continuum parou de funcionar.

    Pior que atualizei a bios logo após fazer uma instalação limpa. Então não sei se falta algum driver especifico.

    No device manager não falta nada.

    ResponderExcluir
  22. Comprei um modelo ZX 3060 para utilização em viagens. Quando o recebi, simplesmente não ligava. Mandado para assistência técnica, passou a funcionar. Na primeira viagem, após 2 dias de uso em condições normais, parou de funcionar. Ligava, mas nada aparecia na tela. Mandado novamente para a assistência técnica, retornou com o mesmo problema. Mais uma vez frequentou a oficina e agora está funcionando, mas não tenho mais confiança no produto.

    ResponderExcluir
  23. Comprei um positivo zx3000 e a tela congelou , ligo e desligo e volt pra mema tela congelada, o que faço?

    ResponderExcluir
  24. Muito boa a postagem.. Comprei o zx3060 e estou gostando bastante, atendeu a minha necessidade. Leve, bonito e prático.

    ResponderExcluir
  25. Muito boa a postagem.. Comprei o zx3060 e estou gostando bastante, atendeu a minha necessidade. Leve, bonito e prático.

    ResponderExcluir
  26. não consigo ligar as cameras frontal e trazeira.
    Tenho intenção de usar a câmera com skype

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha câmera tb não funcionava. Após a atualização de aniversário do win 10, tudo está funcionando perfeito!!! Embora a qualidade das câmeras não sejam lá essas coisas... Talvez estivesse faltando driver que foi corrigido na atualização.

      Excluir
  27. Bom dia. Para a proposta é interessante. Comprei um 3070 que não encontrei diferença e o mesmo tem atendido as minhas necessidades. A autonomia me agradou. Vejo vídeo-aulas e estudo com leitura e aguenta cerca de 4hs. Obrigado pela analise, muito boa.

    ResponderExcluir
  28. Vou me matricular na universidade, seria uma boa escolha para estudos?

    ResponderExcluir
  29. Vou me matricular na universidade, seria uma boa escolha para estudos?

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. prezado, bom post! em outros lugares dizem que a limitação para o cartão sd e de 32gb, que ele não suportaria mais. Fiquei na dúvida com vc ter citado 128gb. Consegue informação mais atual? abs

    ResponderExcluir
  32. Não encontro o cabo de video desse modelo. Alguem me ajuda? Ha algum de outra marca que sirva neste?

    ResponderExcluir
  33. Meu teclado é igual ao da sua foto, mas ele não funciona. Eu preciso fazer alguma configuração ou ele de fato está ruim?

    ResponderExcluir
  34. Ola, eu gostaria de entender se é possível baixar e instalar nele programas que são possiveis no pc. Como por exemplo jogos da steam, ou photosho adobe 2020 (o programa não o app) e outros do tipo. Aguardo ansiosa sua resposta, pois estou pensando muito em comprá-lo. E se ele puder apenas instalar apps, ele instala todos do google playstore ou dependemos da loja do windows ?

    ResponderExcluir
  35. Eu tenho esse notebook há muito tempo e gostaria de saber se é possível instalar o Windows 64bits nele

    ResponderExcluir