quinta-feira, 2 de outubro de 2014

TomTom Cardio GPS – A evolução em relógios de corrida

Não querendo fazer trocadilho, mas a corrida a partir deste momento está mais acirrada e disputada. TomTom, a renomada empresa holandesa fabricante de GPS entrou de vez no mercado de “wearables” (dispositivos vestíveis) por meio de sua nova linha de relógios para esportistas, corredores, triatletas, ciclistas, etc. Os primeiros passos tinham sido dados por meio da parceria firmada com a Nike poucos anos atrás quando foi lançado o Nike+ GPS, relógio que eu testei e escrevi sobre ele no texto “Correndo com um computador no pulso - parte 4 – Nike + GPS”. Há algum tempo a TomTom lançou o relógio com sua própria marca e agora apresenta no Brasil a linha “Cardio” que já está disponível para aquisição no mercado brasileiro desde o dia 2 de outubro de 2014.


figura 01 – TomTom Runner Cardio

São dois modelos, o RUNNER e o MULTI SPORT. Como o nome sugere o primeiro se destina exclusivamente para os praticantes de corrida enquanto o segundo permite que além de corridas, natação e ciclismo também possam ser praticados. Mas o grande diferencial destes modelos é o sistema de detecção de batimentos cardíacos. Tradicionalmente estes relógios usam cintas peitorais que pelo contato com a pele na região torácica conseguem captar os batimentos do coração. Eu mesmo já usei relógios da Timex, Polar, Garmin e Nike+ e em todos eles após algum tempo surge algum tipo de intolerância, alergia ou incompatibilidade com a cinta peitoral. Neste exato momento estou me recuperando de uma lesão causada pela fricção da cinta em meu peito. Veja a foto abaixo.


figura 02 – lesão causada pela cinta peitoral de outra marca de relógio de corrida

Nos novos relógios da TomTom a sistema de medição é completamente diferente. Trata-se de um sensor ótico presente na parte traseira do corpo do relógio que mede o fluxo de sangue através da pele com precisão de 99% medição. Essa medição é reconfirmada por outro sensor acústico também localizado na parte de trás do relógio. Ainda não testei, espero fazer isso em breve, mas a cinta peitoral vez por outra se desloca um pouco pelo tórax e da mesma forma que machuca (foto acima) traz variações nas medidas da frequência cardíaca. Não espero que nada nada disso aconteça com o TomTom. Na foto abaixo pode ser vista a parte de trás do relógio com detalhes e em destaque o sensor ótico.

figura 03 – sensor ótico de frequência cardíaca

Segundo a TomTom há um universo de 70 milhões de corredores habituais, mas menos de 2 milhões deles usam um dispositivo com GPS e medidor de frequência cardíaca. Há benefícios imensos quando são agregadas estas duas tecnologias. Há um grande conjunto de “regimes de treino” que se baseiam no cumprimento de faixas específicas de batimentos de coração e cada uma delas desenvolve um tipo diferente de “habilidade”. Ao longo do tempo isso traz consistência e robustez ou treino como um todo e clara evolução do condicionamento físico do atleta amador ou mesmo profissional.

Para viabilizar isso tudo os relógios da série Cárdio da TomTom trazem diferentes programas de treinamento para serem usados ao longo do tempo e de acordo com os dados biométricos do usuário (sexo, idade, peso e altura) configurados no primeiro uso do dispositivo. Segundo a TomTom foi privilegiada a visibilidade, algo que eu aprecio muito. O mostrador tem várias páginas nas quais uma informação sempre é mostrada de forma muito grande e outras em tamanho menor. Durante o exercício o pressionar de um botão faz mudar as páginas mostrando todos os dados em tamanho grande.

Ao perguntar se batimentos cardíacos eram mostrados em números absolutos (120, 130, 150 batimentos) ou em percentual do limite máximo recomendado para a idade (70%, 80%, 90%) descobri que apenas são mostrados em valores absolutos. Muitas pessoas usam medidas percentuais para ajustar seus limites de treinamento. Já fica como uma sugestão para uma nova versão do software do aparelho, uma vez que ele é atualizado pela Internet quando há necessidade. Mas deve ser mencionado que uma das páginas de informação contém um gráfico com as faixas de pulsação pré definidas e pode ser acompanhado em tempo real o desempenho do atleta ao longo dessas faixas. Isso ajuda muito e de certa forma supre (mas não substitui) a visualização em percentual do limite do atleta.


figura 04 – visor principal e diferentes tipos de treinamento
   
Há conectividade via cabo USB (que também realiza a carga da bateria) e Blutooth. Dessa forma os dados dos exercícios podem ser sincronizados com smartphone ou computador. Assim podem ser feitas análises e compartilhamento de estatísticas nos sites e plataformas mais populares na comunidade de corrida, incluindo o site TomTom MySports, o MapMyFitness, RunKeeper, TrainingPeaks e Strava.

Segundo a TomTom o a bateria do relógio dura de 9 a 10 horas em regime de uso (do GPS) e até 30 dias em “standby”, ou seja, usando apenas como relógio. Pude manipular por certo tempo o Runner Cardio em minhas mãos durante a apresentação e percebi que pode ter sido resolvido um sério problema de quase todos os relógios que é a fragilidade da pulseira. O material usado é um tipo de silicone bem macio e maleável. E foi feito pensando na troca da pulseira. Há várias cores que conferem visuais bem diferentes, mais casual, mais social, mais esportivo... A troca é por simples encaixe do “miolo” do relógio, não requer ferramentas. E a pulseira deve ter baixo custo. Ótima solução!! Eu fiquei meses se poder usar o relógio da Nike que quebrou a pulseira até que conseguisse alguém que o arrumasse!! Com estes modelos da TomTom será bem diferente administrar, se é que vai ressecar e romper a pulseira como tantas outras que já me aconteceram no passado. Acho que meu suor é altamente destrutivo!!
   

figura 05 – sistema de pulseira facilmente intercambiável
  
Algumas informações finais sobre os relógios. Ele dispõe de acelerômetro embutido que permite após uma operação de calibragem inicial realizar medidas razoavelmente precisas de distância em ambientes “indoor”, ou seja, em uma esteira de academia ou da residência. E a cada sincronização de dados com a Internet o relógio recebe as informações do “Quick GPS” que serve para que na próxima vez que ele for usado o tempo de obtenção do sinal de satélite do GPS seja o menor possível. É extremamente irritante certos relógios que seja porque seu dono viajou para outra cidade ou porque ele ficou muitos dias sem usar, ter que esperar, 5, 10 ou mesmo 15 minutos para poder começar a medir as distâncias com o GPS. E por fim ele é à prova de água até 50 metros de profundidade (ou 5 ATM de pressão).

Já solicitei para a TomTom por meio de sua assessoria de imprensa o TomTom Runner Cardio para realizar um test-drive REAL e poder escrever sobre ele com bastante propriedade. Nos vários outros testes de relógios que fiz eu procurei fazer uso intenso e prolongado do dispositivo. Não limito o meu teste a meia dúzia de corridas. Pretendo correr com o TomTom por pelo menos 200 quilômetros, algo entre 30 a 45 dias e assimilar toda informação possível para compartilhar com os leitores, de forma análoga aos outros 5 relógios que já testei no passado. Agora me resta aguardar meu lugar na fila de testes e disponibilidade da TomTom para poder realizar este longo, desejado e aguardado teste!! Não vejo a hora!

Segue abaixo o release oficial de lançamento do relógio feito pela TomTom.



TomTom lança relógio esportivo Cardio com monitor cardíaco integrado

 TomTom Runner Cardio  e TomTom Multi-Sport Cardio são a maneira mais fácil de aprimorar o desempenho de atletas
 

São Paulo, 01 de Outubro de 2014 – A TomTom, líder global em soluções de localização e navegação, acaba de trazer ao Brasil os relógios esportivos TomTom Runner Cardio e TomTom Multi-Sport Cardio, que contam com monitor cardíaco integrado, eliminando a necessidade de utilizar um frequencímetro separadamente. Os modelos estarão disponíveis exclusivamente na Netshoes até o dia 31 de Outubro. Depois dessa data, poderão ser encontrados nos demais varejistas esportivos do país.

A principal novidade dos relógios é a avançada tecnologia de monitoramento de frequência cardíaca, que auxilia a treinar na melhor faixa de batimentos cardíacos. O corredor pode escolher entre cinco faixas diferentes de intensidade para atingir os objetivos do treino. O TomTom Cardio emite alertas avisando quando é preciso acelerar ou reduzir o ritmo da corrida. Com apenas um olhar durante a corrida, o usuário confere a frequência cardíaca em tempo real, além da distância, ritmo e outras informações essenciais para uma boa prática esportiva.

“A TomTom tem colocado tecnologias inovadoras ao alcance de todos”, afirma Julio Quintela, gerente de Vendas da empresa no Brasil. “Sabemos que o monitoramento dos batimentos cardíacos é a maneira mais precisa de compreender a reação do corpo ao exercício físico. Agora, com o TomTom Cardio, corredores, ciclistas e nadadores podem aprimorar o próprio desempenho, realizando treinos baseados na frequência cardíaca”, destaca.

        
Os relógios têm um sensor capaz de medir a frequência cardíaca com precisão, monitorando as mudanças no fluxo sanguíneo com uma luz emitida através da pele. Os demais recursos incluem:

- Treino em cinco faixas de intensidade:
Sprint: utilizada para treino intervalado.
Speed: treino em ritmo acelerado. Aprimora a forma física e a velocidade.
Endure: treino em ritmo moderado a acelerado; para aprimorar a capacidade cardíaca e pulmonar.
Fat Burn: treino em ritmo moderado, ideal para perda de peso.
Easy: treino em tempo simples, usado em aquecimento/desaquecimento.

- Visor extragrande: Acompanhamento de tempo, distância e ritmo no visor de alta resolução.

- Gráficos em tela cheia: TomTom Graphical Training Partner ajuda a atingir os objetivos do treino.

- Controle com um único botão: Facilidade para navegar pelos menus com o intuitivo sistema One-Button Control.
- Rastreamento em pista coberta: Rastreamento preciso de corridas indoor utilizando sensores integrados que contam pisadas, que pode monitorar ritmo e distância, mesmo num treino em esteira.
- Design ultrafino: Relógio leve, projetado especialmente para corredores. O design ultrafino se encaixa confortavelmente em pulsos de todos os tamanhos.
- QuickGPSFix: O treino é iniciado rapidamente com a tecnologia GPS que encontra a localização exata sem demora.
- Compatibilidade com múltiplas plataformas: Sincronização, análise e compartilhamento de estatísticas nos sites e plataformas mais populares na comunidade de corrida, incluindo o site TomTom MySports, o MapMyFitness, RunKeeper, TrainingPeaks e Strava.
- Visor super-resistente: O visor é durável e à prova de arranhões. Super-resistente a riscos e impacto, ele continua fácil de ler após o uso.
- Resistente à água e intempéries: Permite treinos em todas as condições climáticas. À prova d´água até 50 metros / 5ATM.
- Bateria de longa duração: Mais corridas com menos recargas; a bateria dura até 8 horas (GPS+HR) e até 10 horas (só com GPS).
- Bluetooth® Smart: Conexão com sensores usando tecnologia sem fio.


Em janeiro de 2015 fiz o teste deste relógio e o publiquei aqui no meu site no endereço, pode ser lido aqui.





18 comentários:

  1. Respostas
    1. SIM!!!! Vou publicar o texto HOJE!!!! Já já!!

      Excluir
    2. Aqui está : http://www.fxreview.com.br/2015/02/correndo-com-computador-no-pulso-parte.html

      Excluir
  2. Olá, dos diversos aparelhos que vc testou, qual vc considera o melhor? Se tiver que escolher um? Estou pensando em comprar este Tom Tom, já li todos os seus testes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Portilho... apenas como experiência própria, tive a mesma duvida que voce e li diversos artigos, inclusive este, para comprar o meu primeiro frequencímetro. Tenho o Tomtom Runner apenas e nao me arrependo. Otimo investimento de custo/beneficio.

      Excluir
  3. Olá, dos diversos aparelhos que vc testou, qual vc considera o melhor? Se tiver que escolher um? Estou pensando em comprar este Tom Tom, já li todos os seus testes.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Xandó, td bem? Saiu o Garmin Forerunner 225, com sistema de aferição de batimentos cardíacos. Tem alguma noticia se lançarão o 625? Tenho um 610 e gostaria de me manter na linha 600 touch. Abs. PS: parabéns pela análise, sempre detalhada e cuidadosa.

    ResponderExcluir
  5. Pensando em performance e economia de energia e força, triatletas e ciclistas têm aderido aos medidores sempiternos, que são compatíveis com vários tipos de monitores, garmin principalmente. Pergunto: tem algum modelo que faça a leitura de potência?? No teu relata você não faz nenhum comentário a cerca do assunto.

    Att.

    Rodrigo Quevedo
    Professorquevedo@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Fazendo uma correção, aderido aos medidores de potência.

    ResponderExcluir
  7. Fazendo uma correção, aderido aos medidores de potência.

    ResponderExcluir
  8. Esse relógio permite personalização de treinos? alem das funções que mostra no menu?

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, possuo o tom tom runner que não tem sensor de batimentos cardíacos. Ele é compatível com o polar h1?

    ResponderExcluir
  10. Voce conseguiu colocar para portugues? como fez?

    abraço

    ResponderExcluir
  11. Xandò você me indicaria um site para comprar este relógio Runner cardio com sensor embutido com valor mais justo...

    ResponderExcluir
  12. Xandó, vc conseguiu consertar a pulseira do seu sportwatch? Poderia me indicar onde consertar o meu? Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Boa Nova a todos os nossos clientes
    Porque, assim como muitos de vocês que estão realmente interessados em obter esta placa do cartão ATM para uma mudança de vida opptunity, não se preocupe mais porque dão a este cartão para uma unidade do preço do 4 outubro - 20 dezembro. Assim a pressa agora e ter certeza de obter um agora. Isso é real, uma vez que você paga para obter o seu cartão dentro de 18 horas. Não perca esta oportunidade de se tornar rico. Obter este cartão agora a sua grande festa de Natal. Esta não é uma farsa e as nossas linhas estão abertas 24 horas por dia. você pode chamar-nos em 2348138975303 ou 2348104535976 enviar mensagens WhatsApp ou e-mail para unlimitedhackersnetwork@gmail.com
    Não perca esta grande oportunidade esperando por sua resposta.

    Para o seu preço do cartão e durações
    VERVE CARTÃO 15.000 € por mês, mas para € 400
    MESTRE SMART CARD 25.000 € por mês comprá-lo por 600 €
    MESTRE CARTÃO DE DÉBITO 30.000 € por mês comprá-lo por 750 €
    Visa Master Card 40.000 € por mês comprá-lo por 1000 €
      Todos os nossos cartões expira após 1 ano

    ResponderExcluir
  14. Para mim nunca funcionou mto bem, meu pulso é fino e a pulseira da época, ressecava fácil e arrebentava... onde posso comprar, para esse modelo,que agora é mais antigo?

    ResponderExcluir
  15. Onde posso comprar a pulseira do meu,ele é o TomTom cardio

    ResponderExcluir