segunda-feira, 17 de março de 2014

Windows XP – hora de dizer adeus e obrigado!!

Dia 8 de abril de 2014 a Microsoft descontinuará o suporte ao histórico Windows XP. O que levou este sistema operacional ser tão longevo? E porque a Microsoft o está retirando de cena, encerrando seu ciclo de suporte? São questões que só após o passar destes anos todos que conseguimos refletir e responder.

O Windows XP foi lançado em 2001. Já faz 13 anos. E ele se manteve “na ativa” até agora. Nem todos se lembram, mas foi o XP que iniciou um novo ciclo para a Microsoft na tecnologia de sistemas operacionais para usuários finais. Windows 7 e Windows 8 são substancialmente distintos (em relação ao XP), mas essencialmente alguns genes do XP estão lá no mais profundo DNA destas novas versões. O Windows XP ao ser lançado era uma plataforma totalmente nova! 100% diferente e com código totalmente novo se comparado com a dinastia 9x composta por Windows 95, 98 e o mal falado e mal compreendido Windows Me. A dinastia 9x era essencialmente um sistema operacional de 16 bits que teve código de 32 bits enxertado para melhorá-la. Mas não o XP.
Na verdade o XP foi o digno sucessor do Windows NT Workstation 4.0, um sistema excelente que a Microsoft fez para usuários finais baseado no também competente e por que não dizer revolucionário NT Server 4.0. Era a primeira vez que usuários finais podiam ter um sistema robusto e estável, originado do código de um Servidor. Mas o NT 4.0 Workstation acabou sendo um sistema usado por “nichos” de usuários com necessidades bem específicas ou quem tinha outras aspirações. Eu mesmo abri mão do Windows Me e adotei o NT Workstation antes da chegada do XP. O Windows NT 4.0  teve um sucessor, o Windows 2000 Server e Professional. Este que foi de fato a base mais próxima para o surgimento do XP. O 2000 era um NT 4 aprimorado, mas com arquitetura bem semelhante o qual eu também adotei prontamente antes do surgimento do XP.

 

figura 01 – Windows NT Workstation – o avô do Windows XP




figura 02 – Windows NT 2000 – o pai do Windows XP



História à parte o XP chegou e logo se estabeleceu, pois tinha a robustez do NT Workstation, mas uma interface muito bem trabalhada, dirigida ao usuário final. Por ser uma plataforma muito mais estável que a anterior surgiram alguns “filhotes” como a versão de 64 bits, a versão Media Center e foi quando a Microsoft passou a diferenciar versão HOME e PROFESSIONAL em seus sistemas operacionais. Isso hoje faz total sentido, mas à época era algo inovador. Dar mais recursos relacionados ao mundo corporativo para quem precisa e aliviar o sistema operacional para usuários domésticos, que na ocasião não tinham em suas casas PC tão robustos.


Figura 03 – Windows XP Professional 


Alguns anos depois, mais precisamente em 2005 a Microsoft apresentou o Windows Vista. Este foi incompreendido por alguns, tinha algumas características inovadoras, mas que não agradaram a todos. O XP seguiu firme e forte sendo oferecido e preferido em relação ao Vista. Veio o excelente e competente Windows 7. Este sim motivou muitas pessoas e empresas a migrar e passaram a usufruir de um sistema ainda mais moderno e eficaz. Mas fato é que a taxa de “abandono do XP sempre foi baixa. Segundo o site NET APPLICATION a participação do XP em 2014 ainda é de 29%!!


figura 04 – participação do Windows XP entre os sistemas operacionais


Mas por que dizer adeus?? IMPORTANTE!!

Quando a Microsoft encerra o ciclo de suporte a qualquer produto isso implica diretamente também no final das atualizações do produto. No caso do Windows trata-se do Windows Update. Ainda hoje quem tem o Windows XP Service Pack 3 (o único ainda com suporte – quem tem versão mais antiga já está sem suporte) recebe diariamente ou semanalmente atualizações.

Mas que atualizações são essas? Principalmente relacionadas à segurança. Um sistema com 13 anos já não são mais “bugs” que exijam correção. O sistema está super estável e corrigido. Porém as características das ameaças de segurança não param de evoluir. São novos tipos de ataques, novas maneiras de explorar vulnerabilidades antigas já resolvidas, mas que por conta da forma intensa que é usada a Internet hoje em dia, algumas lacunas vão aparecendo. Mas muito rapidamente a Microsoft reage impedindo consequências que poderiam vir a ser devastadoras.

Quero ilustrar com um exemplo. As pessoas no passado aprenderam que não se abre arquivo anexo de pessoas desconhecidas presente em e-mails não solicitados. Mas um belo dia alguém mal intencionado descobriu que havia uma forma de enviar o e-mail e que bastaria o usuário lê-lo, ou apenas selecioná-lo que o anexo seria aberto ou executado. Isso é um perigo GIGANTE, uma forma de sem intenção comprometer a segurança do computador. CLARO que há muitos anos a Microsoft já resolveu e corrigiu esta vulnerabilidade. Mas brechas análogas apareceram de tempos em tempos e sempre a empresa prontamente enviava os devidos aperfeiçoamentos para os usuários.

A partir de 8 de abril de 2014 isto não vai mais acontecer. E isso é preocupante. Quem ainda usa Windows XP deve saber disso e lidar com a situação, ou seja, efetuar a atualização do sistema operacional. Eu imagino que a Microsoft esteja preocupada com isso e alertando os usuários já há alguns meses porque a base instalada ainda é grande. Não sei se estes 29% apontados pela pesquisa acima citada se refletem no mercado brasileiro. Afinal nunca se comprou tantos notebooks e PCs como nos últimos anos e estes já vieram com Windows 7 ou Windows 8 (mais recentemente). Mas minha percepção e observação é que ainda existem muitos computadores com o velho, bom, corajoso e competente XP nas ruas.

Mas chegou a sua hora. Se ele chegou até aqui foi por mérito próprio, qualidades natas como eficácia e simplicidade. Mas Windows 7 e Windows 8 são fantásticos, aproveitam bem o hardware atual e mesmo computadores mais antigos. Seja feito o merecido tributo ao XP, mas o mundo mudou. As ameaças mudaram. O ritmo dos ataques mudou. Que isso seja bem compreendido e que o XP dê lugar aos seus sucessores. O responsável pelo Windows no Brasil, Luis Banhara deu uma importanteentrevista sobre o assunto que se encontra publicado no blog da Microsoft Brasil, bastante informativa e esclarecedora. Fica o convite para a leitura.

Figura 05 – Windows 8.1 – o atual sucessor do XP – moderno e seguro



2 comentários:

  1. Excelente post. Comecei a usar o XP em 2003 e fiquei com o mesmo até meados de 2009, quanto parti para o 7 e desde então continuo com o mesmo, ainda pensando se vou ou não partir para o 8 ou espero o sucessor do mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Xandó!

    Eu nunca fui coa cara do ÇB. Naum cheguei a usar o NT 4.0, na época num tinha PC. Mas um amigo me apresentou ao Win2K acho q 1 ano antes do ÇB sair, na época eu já tinha hardware pra dar conta do recado. Ótimo OS, nem o Win7 conseguiu o superar em qualidade e estabilidade.

    Num gostei do ÇB simplesmente por ele ser só o Win2K com GUI fresca. Até a transparência das windows - hoje esquecida, mas na época o povo adorava - ele tinha, só precisava de algum third party app pra controlar.

    Fui obrigado a usar o dito qd comprei HD de capacidade maior, naum lembro exatamente o tamanho. O Win2K SP4 suporta a tecnologia de endereçamento, mas seu setup num foi atualizado. Mas eu configuei o danado pra tirar todas as firulas gráficas, visualmente eu deixava ele idêntico ao Win2K.

    Hoje uso o Win7, coas features do DWM ativadas. Por algum motivo elas naum me irritam, mesmo o DWM sempre travando, bugando e num conseguindo se ativar.

    O Win8 obviamente é pura irritação, Vosta 2.0.

    Vamos ver se o Win10 consegue ser digno herdeiro do Win2K.

    ResponderExcluir