quarta-feira, 19 de março de 2014

O novo e versátil Centro de Soluções da Dell no Brasil

No dia 19 de março a Dell inaugurou em São Paulo seu novo Centro de Soluções e colocou à disposição de seus clientes este valioso recurso. Esta notícia também divulgada no site IT Web – “Dell inaugura Centro de Soluções no Brasil” onde mais detalhes foram apresentados. Porém eu tive uma visão muito particular desta inauguração que quero compartilhar.

O modelo de “Solutions Centers” é usado por alguns fabricantes e fornecedores de serviços. Essencialmente são como vitrines de seus produtos e serviços onde os clientes podem ter contato mais próximo e também conversar com representantes e parceiros da empresa. É um modelo muito interessante e consolidado no mercado de TI e também em outras indústrias.

Além de tudo que já foi falado na matéria da CRN/ITWeb minha visão de profissional de TI que realiza diagnósticos na empresa e busca alternativas para clientes me fez perceber valor adicional. E não é pouco. Poder degustar tecnologias da Dell em conjunto com tecnologias de parceiros já é de grande valia. Mas o Centro de Soluções da Dell permite um pouco mais. Parceiros à parte a Dell tem um grande portfólio de produtos que vão de servidores, switches, storages, etc. Agregue a isso os componentes de parceiros como Intel, Microsoft, RedHat, Oracle, Symantec, VMware, etc...

O cliente em busca de uma solução conta com este novo espaço para replicar um cenário que ele esteja estudando. Conta com profissionais da Dell e parceiros para interagir no desenho e arquitetura da solução e por fim replicar dentro deste espaço de forma ágil aquele modelo. No local existem espaços vazios nos racks para clientes trazerem seu ambiente para e realizarem testes em situação real fazendo interagir seu hardware e software com aqueles presentes no Centro de Soluções. Não é apenas um showroom e sim um ambiente de modelagem, adaptação e testes em situações específicas. Tem capacidade de atender até 5000 agendamentos por ano e já tem 300 programados logo após o início de sua operação.

O Centro de Soluções fica em São Paulo. Sendo assim como clientes de outras localidades podem usufruir dessa infraestrutura? Toda funcionalidade de testes, avaliações e simulações podem ser feitas remotamente. Como o uso do Centro de Soluções é feito por meio de um agendamento prévio e preparação do ambiente acaba não fazendo tanta diferença estar presente no local ou a muitos quilômetros de distância. Clientes podem interagir, simular e testar cenários também remotamente.

Isso tudo por si só já é merecedor de destaque. Mas existe algo mais. O Centro de Soluções de da Dell de São Paulo é o décimo quinto inaugurado (Nova York, Chicago, Austin, Washington, Paris, Tóquio, Xangai, Sidney, Frankfurt, etc. são algumas das outras localidades). Todos estes Centros de Solução estão interligados de tal forma que com o devido planejamento um teste de conceito ou de arquitetura pode ser feito usando recursos espalhados pelo mundo tudo, dependendo da complexidade do ambiente sendo avaliado.

Dessa forma o Centro de Soluções não é apenas o local físico no Brasil. São 15 destes no mundo com 5000 equipamentos disponíveis e acessíveis para permitir testar soluções em diversas áreas como armazenamento, cloud, virtualização, etc. para clientes e parceiros de negócios.

Mas não se trata de “empréstimo de equipamentos” para testar e decidir pela compra. É mais do que isso. Consultores de técnicos e de negócio da Dell, bem como de parceiros podem ser acionados para discutir cenários, projetar arquiteturas, discutir melhores práticas e formas de implantação. O objetivo da Dell é permitir que a empresa cliente adquira total confiança na plataforma e na solução que vai implantar antes mesmo de adquirir um único elemento de hardware e software.

O conceito de um Centro de Soluções é conhecido há tempos e a Dell não inventou este formato de relacionamento com seus clientes. Competentes e destacados concorrentes da Dell têm iniciativas parecidas. Mas o que de fato me chamou a atenção foi a versatilidade, o grande poder de discussão e experimentação que é colocado nas mãos das empresas clientes (ou futuros clientes). Seja local, remoto, misturando ambiente de hardware próprio (ou apenas as soluções da Dell), em um único local ou mesmo aliando recursos espalhados por outros 14 locais visando validar e desenvolver a confiança necessária na empresa a implantar seu projeto.

Como profissional de TI que sou consigo imaginar o imenso valor que existe nesta possibilidade. Em tempos de soluções em nuvem, nuvem híbrida, diferentes tipos de sistemas de armazenamento, tecnologias distintas de servidores, virtualização de infraestrutura, virtualização de desktops,... São tantas variações na forma a na maneira de implementar que poder degustar uma solução antes de investir o (muitas vezes magro) orçamento da empresa antes e validar se os resultados são compatíveis com a expectativa tem um valor excepcional. Não conheço em detalhes outros Centros de Solução de outros fornecedores. Mas posso dizer que a implementação feita pela Dell é um recurso extremamente útil para os clientes e futuros clientes.

No site da Dell existe um vídeo bastante interessante que destaca uma a uma as características do Dell Solution Center e pode ser visto aqui.



Dell Solution Center de São Paulo – dia da inauguração

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