terça-feira, 28 de maio de 2013

Asus Fonepad – inovador, versátil e quase indestrutível

Sou usuário de Tablet, mas não sou assim tão assíduo. Meu modelo de uso ainda privilegia o uso de notebook e ultrabook. Porém como tantas pessoas há momentos nos quais eu me transformo em consumidor de conteúdo, talento nato dos tablets. Venho usando um Playbook, cujo tamanho me encantara, pois até cabe no bolso.

Este foi o ponto de partida para minha experiência com o ASUS Fonepad. Trata-se de uma nova proposta da ASUS, um novo modelo de uso, ou ao menos visa ampliar a utilidade do que já existe. A começar ele utiliza o consagrado sistema operacional Android (versão 4.1) tão popular entre tantos smartphones e mesmo outros tablets. Em seguida merece destaque o fato dele utilizar o processador Intel Atom de última geração. Você se lembra dos Atoms dos primeiros Netbooks? Esqueça tudo, é outra plataforma, outro processador. Este mais moderno, com boa velocidade e que proporciona uma grande autonomia de bateria ao Fonepad.

 
figura 01 – Asus Fonepad visão geral


Características gerais

Mas o que diferencia mesmo o Asus Fonepad é sua aplicação como telefone. Boa parte dos Tablets que existem no mercado dispõem de slot para SIM card, para que seu usuário possa usufruir de Internet 3G em qualquer lugar e assim não depender apenas de conexão WiFi (que não está disponível em qualquer lugar). Porém o Fonepad, como o nome sugere pode ser usado também como um telefone, com o SIM card apropriado.  E eu de fato usei o Tablet como telefone por alguns dias. Embora ele seja fino e leve, tem dimensões exacerbadas para um telefone. Chama a atenção de quem olha. Veja na figura 02 e figura 03 o FonePad nesta função.


figura 02 – Asus Fonepad sendo usado como telefone (foto de Flavio Sartori)


figura 03 – Asus Fonepad – interface do telefone

Ter um Tablet que “fala” se necessário é bom e ainda te desobriga de carregar dois dispositivos. Basta levar um para todas as funções. É algo para ser pensar...

Este último ponto que citei é para mim grande destaque. Por melhor que seja o smartphone, a experiência de uso de Internet no Tablet é infinitamente melhor. A sua resolução de tela (do tipo IPS – alto brilho e visibilidade até 178 graus) é de 1280x800 (em um display de 7 polegadas), ou seja, bem próxima da resolução dos notebooks mais comuns que é de 1366x768. Assim os sites são carregados em seu formato original e não em formato “mobile” que desfigura ou simplifica sua exibição!

Um dos meus amigos jornalistas que também testou o Fonepad, o super informado e competente Rafael Rigues (editor da PC WORLD) me contou que em seus testes sintéticos do hardware (testes de processamento e vídeo) o Fonepad não o surpreendeu. Assim concluo que existe hardware mais ágil. Mas por outro lado a minha percepção como usuário foi muito positiva, benchmarks à parte. Estive com o FonePad por algumas semanas. Aplicativos do dia a dia como Facebook, Twitter, Gmail, Skype, Linkedin, Dropbox, leitura de jornais e meu e-mail corporativo foram usados intensivamente. E como ninguém é de ferro, também alguns jogos, especialmente a saga completa do Angry Birds tiveram uso corriqueiro.

 
figura 04 – Asus Fonepad – visão de seu tamanho real

O que mais falar? Um bom tablet é para mim como juiz de futebol, se tiver que falar muito é sinal que não foi bem. Mas ainda quero destacar algumas características que me chamaram a atenção. Ele dispõe de 16 GB de armazenamento interno e um slot micro-SD que comporta um cartão com mais 32 GB. Tem também um conector mini-USB que pode ser usado para diversas finalidades, desde fazer a carga de sua bateria até conectar algum dispositivo (teclado, pendrive, etc.). Tem interface bluetooth, esta sim bem usada para agregar um teclado.

Voltando a falar sobre armazenamento o proprietário do Fonepad tem uma área de 5 GB na nuvem da ASUS, em regime permanente (
www.asuswebstorage.com) . Se quiser ampliar este espaço basta contratar maior quantidade de GB. Aliás, eu acho que este modelo de armazenamento híbrido tem tudo a ver com Tablets e em algum tempo possivelmente até notebooks e ultrabooks possam começar a contar com este tipo de recurso como meio primário de armazenamento. Deve ser questão de tempo.

O Asus Fonepad tem duas câmeras de vídeo, uma frontal para vídeo conferências com resolução de 1.2 MPixel e outra traseira de 3.0 MPixel, que também filma em resolução HD (1280x720) ou 720p. Eu era meio cético em relação à qualidade das imagens de fotos e filmes feitos com os tablets, mas o Fonepad não decepciona muito pelo contrário. Apenas com pouca luz a imagem granula um pouco.

Também pode ser comunicar via WiFi  nos padrões b,g e n  de 2.4 Ghz. Importante frisar que o slot para SIM card é do tipo “micro SIM”, ou seja, aquele menorzinho... Isso inclusive atrasou o início do meu teste com o telefone, pois tive que trocar o chip na minha operadora.

Características de mobilidade

Tem que ser leve, tem que ser fino. E se possível tem que caber no bolso. No meu caso cabe no bolso de calça masculina e facilmente em uma bolsa feminina. Seu peso? Apenas 340 gramas, quase esquálido, mas com muita saúde!! A duração da bateria é um dado à parte. As especificações do fabricante indicam:
- Stand By (em repouso): 751 horas (mais de 31 dias)
- Talk Time (ao telefone): 32.5 horas
- Uso misto do Tablet: 9 horas

Durante meu teste de algumas semanas, mais intensamente por 10 ou 12 dias, eu carreguei a bateria ao recebe-lo e apenas mais uma vez!! No padrão de uso normal fiquei dias usando. Ressalvo que não foi meu telefone principal, mas eu o usei diversas vezes. O processador Intel Atom e o sistema de gerenciamento de energia do dispositivo tornaram este atributo como a mais destacada característica para mim.


figura 05 – Asus Fonepad – vista lateral, ele é bem fino


A destruição total do Tablet (ou quase)

Mas nem tudo foram flores. Eu fiz uma bobagem sem tamanho durante o teste. Eu carreguei o tablet comigo no treino da corrida de Fórmula Indy aqui em São Paulo. Sentei em uma arquibancada e coloquei o Fonepad na capinha protetora do meu Playbook e esta por sua vez dentro de uma pequena mochila, acondicionada em baixo do banco. Ao dar passagem para uma pessoa eu empurrei a mochila um pouco para trás. Instantaneamente a mochila desapareceu!!

Claro!! A arquibancada é vazada, sem fundo. A mochila caiu de uma altura de 4 a 5 metros aproximadamente!! Enfiei a cara no buraco e vi que um guarda pegara a mochila para mim. Lá dentro ainda tinha meu celular, um GPS e alguns pertences pessoais. Ao recuperar a mochila retirei o GPS intacto, o celular intacto, mas o Fonepad... Nem tanto!! Definitivamente a torrada caiu com a manteiga virada para baixo! A figura 06 mostra o a “pequena” consequência.

 
figura 06 – Asus Fonepad esmigalhado pela queda, vidro esfacelado

A história da torrada com a manteiga para baixo foi 100% procedente. Analisando o Fonepad ele caiu “de quina” e isso fez trincar boa parte do vidro, esfacelou parte da tela e o deixou esgarçado (entreaberto). Usando meus parcos conhecimentos de física, revigorados por estudar com meu filho esta disciplina, o impacto se deu a 36 Km/h (desprezando a resistência do ar). Não foi um choque simples, nem agradável. Duvido que qualquer tablet que sofresse impacto direto nessa velocidade se sairia muito melhor.


figura 07 – Asus Fonepad – lateral aberta e parcialmente desmontada e amassada

Fim de teste, certo?? Errado!! A despeito da semi destruição do Asus Fonepad ele continuou a funcionar!! Pude concluir os testes, analisar pontos ainda não estudados. Impressionante!! Não repitam isso em suas casas!! Mas mesmo bastante avariado ou destruído ele ainda pode ser usado. Talvez minha reputação junto à assessoria de imprensa, Intel e Asus tenha sido esfacelada. Fiquei muito chateado pois em 18 anos escrevendo e testando produtos isso jamais me aconteceu. Minto, certa vez eu cozinhei um relógio de corrida com GPS, pois eu entendi que ele era a prova de água... Enfim, foi meu segundo incidente.

 
figura 08 – Asus Fonepad – amassado e esmigalhado, mas FUNCIONANDO


Conclusão

Cada vez mais eu percebo que uso de Tablet, o grau de satisfação com o dispositivo depende totalmente do modelo de uso. Também dos aplicativos disponíveis e de suas características de mobilidade (peso e autonomia de bateria). Android 4.1 garante compatibilidade e disponibilidade de aplicativos a granel, para todos os gostos e situações.

Há diferenciais imediatos. A possibilidade de ser usado como telefone, bastante prático para quem não quer carregar dois aparelhos diferentes por aí e ao mesmo tempo ter a melhor experiência no uso da Internet. Também a impressionante duração da bateria, atributo extremamente desejável para quem tem um dispositivo desses.

Concordo que como telefone ele parece meio esquisito, vide a foto da figura 02 que meu amigo Flavio Sartori (amigo??!!) tirou de mim no dia da apresentação do produto. Mas por outro lado o tamanho permite que uma fina, mas grande bateria possa estar presente e conferir esta desejada autonomia, seja no uso como telefone ou como Tablet. E mesmo assim pesa apenas 340 gramas.

Seria o melhor tablet do mercado? Não dá para dizer isso. Há concorrentes muito competentes, desde a famosa solução da maçã, até outros fabricantes coreanos ou chineses com ótimos produtos. Uma coisa eu posso afirmar, sua bateria parece não ter fim, em regime de uso normal do dia a dia. Permite que seu usuário carregue apenas um dispositivo, pois é telefone. Aplicativos não serão problema uma vez que a Google Play tem milhares de títulos para Android 4.1. Afirmo que se trata de uma alternativa muito competente e que deve ser considerada com muita atenção e carinho por quem quiser comprar ou trocar o seu tablet. Ahhh, e também posso afirmar que o vidro pode quebrar e esfacelar que ele continua a funcionar!! Preço sugerido, R$ 1.099,00, mas achei por menos de R$ 999 em algumas lojas virtuais.


Fotos extras

 

figura 09 – Asus Fonepad e a capa e a mochila que se encontrava na hora da queda


 

figura 10 – Asus Fonepad com a tampa aberta e conectores à mostra (SIM card e micro SD)

 
figura 11 – Asus Fonepad em sua embalagem padrão

22 comentários:

  1. Muito bom o preço, e ele parece ser muito bom para uso no dia a dia. Não como telefone é claro. Encarei o Razr I quando a Intel anunciou com a motorola o primeiro aparelho com processador Atom x86 e não me arrependo, desempenho perfeito e baixo consumo de bateria, Intel promete neste mercado tanto que já tem anúncios do Atom Dual. Smart para mim se limita a 4" de tela, o meu tem 4.3", acima disso só tablet já que não vamos andar carregando no bolso. Um dia vou investir em um, esse fonepad é bem interessante para usar como tablet e com um bom preço comparado aos concorrentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio obrigado por sua colaboração e comentário.
      De fato achei o produto muito interessante, útil e ótima duração de bateria e de quebra aceita que seja usado como telefone... Abraços

      Excluir
  2. Grande Anderson!! Obrigado por prestigiar mais uma vez o meu site!!
    Eu passei um SUPER aperto!! Destruir um equipamento emprestado é muito muito chato!! Abraços

    ResponderExcluir
  3. Flávio, ótimo texto. Foi de serventia para eu me decidir pelo aparelho. Apesar de ser profissional da área de TI, buscava justamente um texto onde fosse publicado a experiência de uso do equipamento e não apenas dados técnicos.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ramos muito obrigado por suas palavras! Se comprar volte aqui e conte para nós...

      Excluir
  4. Amigo o meu quebrou a tela, queria saber se vc sabe onde encontro para fazer o reparo, não atrapalhou o uso, porem esta toda trincada. aguardo resposta, por aki ou por e-mail barrocafest@hotmail.com
    obs: meu telefone e uma asus padfone
    desde já agradeço atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro barrocafest eu devolvi para o fabricante o aparelho. Foi constrangedor. Não mandei consertar. Penso que valha a pena começar pela assistência técnica da Asus. Abs

      Excluir
  5. Prezado Flávio,
    ganhei um destes de presente do meu marido e ainda conseguimos um preço ótimo na KABUM. R$850,00 a vista. Estou adorando e ainda aprendendo a mexer, pois os aplicativos são muitos. Uso muito notebook, netbook e ultrabook, todos da HP com a qualidade que você deve conhecer tão bem. Agora estou me adaptando ao Asus fonepad e quero me livrar de pelo menos dois chips de celular. Ainda estou em dúvida de qual micro comprar para usar como internet e telefone. Uns dizem VIVO, outros OI e ainda TIM. Será que você pode dar uma opinião sobre qual a melhor operadora com micro chip 3G? Minha região é de Barbacena/MG, o que pode influenciar na qualidade do sinal. Aguardo uma sugestão.
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo a qualidade de sinal 3G é bastante variável no tempo e no espaço. Estou para achar uma referência que seja absoluta e confiável para isso. Aqui em SP eu tenho tido mais sucesso com VIVO e OI, mas não posso garantir que na sua região estes sejam os melhores também. Abs

      Excluir
  6. Caro flavio, achei o texto muito bom, mas não consigo configurar o chip vivo no fonepad ele simplesmente não encontra o sinal , sera que é pela região que é codigo 17, ou eu deveria tentar outra operadora ja cheguei a pensar que era problema do fonepad pois li um blog que dizia que o chip da vivo não aceitava a configuração do fonepad. O que acha que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Samiramis eu testei na ocasião com um chip da OI de São Paulo. Não consigo achar uma explicação lógica para o chip de uma certa operadora em certa cidade não funcionar. Não faz muito sentido, mas se aconteceu com você... Você tentou com outras operadoras?

      Excluir
  7. Prezado Flavio...
    Adquiri um Fonepad com a finalidade de trabalho e um dos pontos positivo foi a possibilidade de telefone e tablet ao mesmo tempo. Uma das ferramentas que mais utilizava no antigo celular era a Internet, porém não estou conseguindo me conectar através da operadora VIVO! Poderia me dar alguma informação quanto às possibilidades de acesso 3G da VIVO? Pesquisei MUITO antes de comprar e não havia encontrado nenhuma informação que pudesse restringir o acesso via esta operadora. Fico no aguardo, muito obrigado antecipadamente e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge muito obrigado por suas palavras de apoio!!
      Como escrevi para o colega acima não vejo razão de não funcionar para certa operadora. Se você já tem o Asus Fonepad cabe fazer testes com chip seu ou eventualmente emprestado de algum amigo. Depois conta para nós!! :-)

      Excluir
  8. Caro amigo Flavio, assim como os dois que informaram que não pega com o chip da vivo eu também tentei 3 chips da vivo, com um pequeno prejuízo de 30 reais porque quem me emprestava os chips eu tive que cortar e para devolver tive que comprar adapitador. Mas blz, nem vivo e nem claro 3g que eu utilizo no moldem ele deu certo, e tem um amigo que tem uma outra marca que todas as operadoras e chip de internet 3g via moldem deu certo. em um blog um rapaz informou que colocou vivo e não deu certo e colocando o Tim funcionava perfeito. não coloquei da tim ainda porque os chips que eu encontrei para contar correria risco de perder dados como agenda, mensagens etc. amanha irei na tim ver se consigo. porem minha decepção a minha internet é claro ou vivo e mudar para tim terei que pagar multa de fidelidade que consta em contrato ou seja vou vender meu tablet que prejuízo será menor creio eu ... Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Eduardo sinto muito pela imensa demora!!
      Estou bastante espantado com estes resultados. Não faz sentido algum tem bloqueio por operadoras. A não ser que na ocasião do lançamento apenas uma operadora tivesse participado da promoção. Mas mesmo assim depois de algum tempo, se fosse isso, deveria se feita a venda do aparelho desbloqueado!!

      Excluir
  9. estou cm o meu aparelho Tablets em casa estragado e não tive respota da assistência técnica já vai fazer dois meses tao esperando acabar a validade quem será que vai me dar uma solução sobre o meu aparelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo sinto muito pela imensa demora!!
      Consegui reparar o seu Tablet?

      Excluir
  10. quanto ao chip da vivo funciona sim, so questao de configuracao, demorei mas consegui fazer funcionar...

    ResponderExcluir
  11. Pessoal, Consegui fazer o meu pegar sinal da Vivo.
    Eu tinha colocado o chip mais o sinal não tinha subido ai eu procurei em todos os sites na internet kkk e não achei nada somente aqui mais mesmo assim não funcionou.
    Eu fiz o seguinte: configurei o chip novo em outro celular e quando estava tudo certo coloquei no Fonepad e não estava funcionando nem a internet e nem ligando, ai eu vi que fava pra fazer chamada de emergência, eu liguei pro 911 e ele chamou e dai pra frente o sinal subiu mais so estava funcionando a internet e não estava fazendo ligações... eu reiniciei com medo ele mais ele subiu o sinal de novo e a internet funcionou e ele esta fazendo ligações.

    ResponderExcluir
  12. O meu pegava internet de chip normal mas agora nao pega, quero saber o que fazer?fui em todo canto uma pessoa soube disse que era pra formatar mas eu formatei pelas configurcoes...nao deu certo...pelos botoes tambem nao!!tentei todas as maneiras mas nao pegou...Agora eu queria saber como arrumar para pegar internet??os dados moveis estao ligados,ahh e nao pega nem o "H" e nem o "E" que fica perto dos pontos quero saber como arrumar minha operdora e vivo ja tentei falar com o vendedor mas tambem nao sabe

    ResponderExcluir
  13. Tem como usar um teclado extra nele?

    ResponderExcluir
  14. Já derrubei meu fonepad algumas vezes e ela tem inteirinho
    Claro que foram quedas bem mais modestas que a descrita.

    ResponderExcluir