sexta-feira, 6 de julho de 2012

Venda de vírus/ameaças como um serviço!! O que é isso!!!??

Não é de hoje que se sabe que o submundo dos crackers ou  hackers (como preferir denominá-los) já envolve vendas de listas de e-mails, serviço de envio de spam, venda de endereços de e-mails, números de cartões de crédito, etc. Mas este comércio nefasto agora inclui aluguel de vírus ou trojans personalizados. É a verdadeira implantação de "Ameaças como Serviço" ou "Malware as a Servic". A Kasperky divulgou a nota baixo com link para informações mais detalhadas. Petulância? Ousadia? Cara de pau? Tudo junto??? Leia e confira...

Flavio Xandó


“Malware as a Service”: malware personalizados por apenas 29,99 à vista  
A prestação de serviços entre os cibercriminosos brasileiros é algo bastante comum. Venda de novos trojans ou informações pessoais e números de cartão de crédito são negociados nos canais IRC.
Até mesmo um “SPC” para registrar a reputação entre os negociantes já existiu. 


Seguindo essa tendência, a Kaspersky Lab descobriu no Brasil os primeiros serviços de criação de malware personalizados, chamados de MaaS (Malware as a Service), cuja oferta é bastante comum entre cibercriminosos do leste europeu e agora está sendo reproduzido em terras tupiniquins. 


Um serviço do tipo “MaaS” lançado recentemente por cibercriminosos brasileiros permite criar e hospedar um novo trojan personalizado, além de fazer a administração remota das máquinas comprometidas, pagando uma taxa mensal pelo uso do serviço – tudo feito em uma interface gráfica sem a necessidade ou experiência em programação. Como todo serviço on line e com apelo comercial, os criminosos podem escolher a melhor forma de pagamento para começar a usar o serviço (boleto bancário, cartão de crédito, débito em conta ou serviços de pagamento eletrônico). 


O pagamento pelo serviço é proporcional ao número de computadores controlado pelo criminoso e varia de R$ 15,00 (por até 5 máquinas) a R$ 90,00 (mais de 40 máquinas). 


Isso permite aos cibercriminosos mais experientes ganhar dinheiro não somente com os golpes, mas também vendendo seus serviços aos novatos no cibercrime. 


Os trojans gerados por esse serviço malicioso são detectados e bloqueados pelo Kaspersky Antivirus.  


Mais informações sobre o assunto, acesse o blog da Kaspersky Lab Brasil em http://brazil.kaspersky.com/sobre-a-kaspersky/centro-de-imprensa/blog-da-kaspersky/MaaS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário