sexta-feira, 30 de março de 2012

HUAWEI E5830, carregue seu Access Point WiFi 3G com você!

Na era de “conectividade plena” alguns podem se sentir inseguros se estiverem desconectados. Os dispositivos de acesso 3G, geralmente modems USB para serem usados em notebooks, resolvem muito bem o problema quando é necessário ter acesso à Internet em um local improvável, sem acesso WiFi, sem rede Ethernet... Sim, estes lugares ainda existem e ainda são numerosos.



Eu mesmo sou usuário de uma solução destas. Há quase três anos tenho um modem 3G da fabricante HUAWEI, o clássico modelo E156, usado por tantas operadoras de celular até hoje em dia. Uma vez seu software instalado no PC (geralmente um notebook ou netbook), desde que haja sinal de celular, rede 3G ou no pior caso 2G, seu computador portátil terá acesso à Internet em qualquer lugar, com qualidade tão boa quanto o nível do sinal da sua operadora.

Sou usuário deste tipo de solução e uso acesso 3G especialmente em rincões urbanos (e até mesmo rurais) onde Internet rápida, banda larga não existem. Há muitas queixas de serviço 3G aqui no Brasil. Eu mesmo debati tempos a trás o assunto no texto “O dilema da Internet 3G, com qual eu fico?” . Mas o fato é que acesso 3G bem utilizado, para baixar e enviar e-mails, consultas a sites diversos, eventualmente algum acesso a um computador remoto, é uma solução bastante satisfatória.

A introdução foi longa, mais do que imaginava, mas precisava situar o contexto da interessante solução que quero apresentar. Que tal usar um “Access Point WiFi 3G portátil” e usá-lo da maneira mais simples e fácil, sem precisar instalar software algum??? Parece mentira, não é? Mas um amigo, que passou um tempo na Inglaterra, comprou um dispositivo desses, do mesmo fabricante do meu modem. Estou falando do HUAWEI E5830. Fiquei encantado com a ideia e com o resultado!!

HUAWEI Wireless Modem E5830 e seu irmão USB E156C (um “clássico”)

É essencialmente um modem 3G. Você deve instalar o chip de sua operadora no dispositivo que é muito parecido com um telefone celular (confira na foto). Via cabo USB, plugado no seu computador, software instalado, ele se comporta exatamente igual a um modem 3G igual ao meu E156. Até aí não há novidade alguma. Mas ele dispõe de um ponto de acesso WiFi que permite que você se conecte a ele como uma entre tantas redes sem fio que provavelmente já usa no dia a dia.

Ao abrir a caixa com o produto o usuário removerá o compartimento da bateria e encontrará grafado o nome da rede sem fio (SSID) já pré-configurada bem como sua respectiva senha. Assim bastará instalar o chip de sua operadora 3G, ligar o aparelho e em seu PC, Mac ou notebook buscar pela rede sem fio associada ao dispositivo. Simples assim!! Sem necessidade de fios, cabo USB, software discador instalado no computador. Nada disso. Na foto abaixo podemos ver o local para encaixe do chip e os dados de acesso da rede sem fio, únicas daquele dispositivo.


HUAWEI Wireless Modem E5830 e sua rede sem fio pré-configurada

E sabem de uma coisa? Dá para fazer bonito com este “Wireless Modem”!! Sua funcionalidade WiFi permite que até 5 pessoas se conectem ao dispositivo como outros PCs, smartphones, Macs, etc. Você se torna um “Access Point Móvel” e pode resolver o seu problema de acesso e de amigos ou familiares que estejam próximo de você. Eu estive algumas vezes em casa da praia ou campo de amigos e levei o pequeno E5830 comigo. De repente eu virei o “provedor de acesso do pessoal”!! Claro que por seu pequeno tamanho  o sinal de WiFi não é tão forte como roteadores WiFi ou Access Points, aparelhos especializados. Seu alcance é menor. Mas totalmente satisfatório para este contexto. Mas porque apenas 5 pessoas podem se conectar e não mais?? Possivelmente esta limitação se dá por conta do acesso 3G não ser tão rápido e pelo consumo de energia do dispositivo.

Falando em consumo de energia, com sua plena carga é possível usar a rede sem fio por 4 a 5 horas sem precisar recarregar a bateria do E5830. Mais do que suficiente para uso eventual. A recarga pode ser feita pelo cabo USB conectado ao PC ou pelo seu carregador ligado à tomada. Outra forma de usá-lo é conectado ao PC via cabo USB, para que não gaste a energia da bateria. Desta forma pode-se usá-lo de forma ininterrupta (sem o limite de 5 horas).


 HUAWEI Wireless Modem E5830 usado com cabo USB

Há algumas observações importantes a fazer. O uso é mesmo muito simples, mas existem algumas “manhas”. Não basta apenas ligar o aparelho. Há três botões em sua lateral direita. O primeiro deles apenas liga o aparelho. O segundo botão ativa ou desativa o sistema WiFi e o terceiro botão força a conexão 3G com a sua operadora. Se não forem pressionados nesta sequência e observadas as respectivas luzes indicativas a chance de sucesso é pequena. Há 5 luzes no visor do aparelho que indicam desde nível de carga de sua bateria, qualidade do sinal 3G, se 3G está conectado ou não e se o sistema WiFi está ativo (se não estiver apenas comunicação via cabo USB será possível).

Já faz um bom tempo que estou com este aparelho comigo. Como disse um amigo trouxe da Inglaterra e não conseguiu fazê-lo funcionar (pois viera pré-configurado para a operadora inglesa). Mas com alguma paciência eu consegui acesso ao seu software interno e o configurei ao meu gosto. Eu personalizei para a minha operadora, rede WiFi com nome de minha preferência, senha, etc. Mas acho que é desta forma já pré-configurada que ele pode ser mais útil aos usuários comuns. Abrir a caixa, instalar o chip 3G, ligar e usar a rede sem fio e senha pré-ajustada no aparelho é realmente muito fácil.

Tentei obter um aparelho destes com a HUAWEI do Brasil para testes, mas pelo que entendi não havia unidades disponíveis. Assim depois de algum tempo resolvi publicar o texto usando como exemplo esta unidade inglesa de meu amigo. Não há problema algum, pois o mesmo dispositivo já se encontra disponível no Brasil.

Meu velho E156C, modem 3G USB está apenas passeando comigo há muitas semanas, pois o Wireless Modem E5830 é muito mais prático e muito mais fácil de usar. E como disse antes dá para dividir o acesso com amigos se necessário. Achei o produto genial pela simplicidade, facilidade e uso praticidade. Triste agora vai ser devolver o E5830 para o meu amigo...


  
HUAWEI Wireless Modem E5830 

12 comentários:

  1. E qual a faixa de presso deste pequeno? tanto em dollar como em reais. Pra mim seria util, ja nao aguento mais ver esse modem pendurado no meu note como um apendice! hauahuahuah

    ResponderExcluir
  2. Em tempos de iPhone e Personal Hotspot, este aparelho já nasceu obsoleto.

    ResponderExcluir
  3. Oi Paulo, obrigado por sua participação!
    Se não me engano algo como US$ 150. Talvez uns R$ 400.
    Eu também DESTESTO ficar com um TRECO espetado na USB, muitas vezes limitando movimento e ocupando uma porta que poderia ser usado por outra coisa.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Caro Diego, muito obrigado por sua participação e seu comentário. Se nasceu obsoleto ou não, não sei dizer. O que eu sei é que nas semanas que fiz o teste com o dispositivo, ele me salvou em muitas ocasiões, ajudou pra caramba!! E não são TODOS que têm iPhone... (eu não tenho - por opção)

    Claro que se em algum lugar há WiFi e ainda mais gratuito é inútil usar o 3G, a não ser que tenha tanta gente pendurada no WiFi que ele esteja uma porcaria (isso também já me aconteceu). Mas cada um, cada um. Cada um com sua opinião e seu ponto de vista. Obrigado por sua participação.

    ResponderExcluir
  6. Apesar do meu celular Android functionar como um hotspot portatil, acho esse solucao interessante pois poupa a bateria. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sergio obrigado por sua participação. Vários celulares com Android tem este recurso, mas o ponto é este mesmo, ter um dispositivo que tenha a sua própria bateria para isso.

      Excluir
  7. Parabéns pelo comentário, pois, estou pensando em adquirir um deste ou similar e sua experiência nos deixa mais confiante. Embora já tenha disponível 4g de outras marcas e se fica tentado a experimentar como você fez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ronaldo. Eu pensaria no AGORA, pois sendo realista o 3G nem foi implantado direito no Brasil... Acho que o 4G vai demorar mais ainda. Para mim este modelo tem sido perfeito no dia a dia!!

      Excluir
  8. olá Flavio , estou com um moldem e5830 importado como o da foto porem quando eu conecto ele no chip da TIM , ele funciona por algum tempo e depois cai e apaga tudo sozinho, teria como me ajudar neste caso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Welles, legal saber que tem a mesma solução que eu.
      É dificil saber com certeza. No meu caso eu uso chip da OI e nunca tive este tipo de problema. Mas para fechar um diagnóstico eu sugiro que você pegue emprestado com um amigo um chip de outra empresa (veja se consegue da OI para fazer o teste na mesma situação que eu). Se o problema acabar, terá sido culpa do serviço da TIM. Se o problema for igual saberemos que o problema é do modem mesmo.

      Excluir
  9. Viva peco ajuda estalei farmware no meu Modem E5830 o modem parou de acender mas no computador da sinal de que contectou algo o proprio modem ajudei-me ...se alguem pode mi dar alguma dica meu email esta aii Narevaalexandre@gmail.com

    ResponderExcluir