sexta-feira, 23 de março de 2012

Carregador de pilhas não recarregáveis C3 Charger Pro II


Há certos tipos de dispositivos que não podem faltar na sua mala ou mochila, principalmente em viagens (mas não só em viagens). Carregador de pilhas por exemplo. Pouco tempo atrás eu testei uma “bateria de emergência” do fabricante C3 Tech e escrevi “C3 Tech UC-8000 – energia portátil abundante para seus dispositivos, também em vídeo. O fabricante C3 Tech me impressionou com um produto inovador e desta vez sou novamente surpreendido com uma categoria de dispositivo que não conhecia. Trata-se de um  carregador de baterias portátil e que carrega todo tipo de pilha, inclusive alcalinas!!
 

C3 Tech Charger Pro II – visão externa

Como se pode ver na foto acima ele tem capacidade para carregar até duas pilhas de cada vez. Podem ser usadas pilhas dos tipos AAA (também chamada de “palito”) ou AA (tamanho intermediário). São as pilhas mais usadas em mouses sem fio, controles remotos, pequenas lanternas, etc. Gostei do fato dele usar conexão USB para obter energia. Pode ser ligado ao seu computador, seja em casa ou fora dela. Ele não vem com adaptador “tomada-USB”. Assim se este for o modelo de uso do usuário ele deve comprar este popular adaptador para usar na tomada com a o cabo USB que vem com o produto.

O primeiro de teste que fiz foi com o conjunto de pilhas mostradas na foto abaixo. Eram pilhas recarregáveis dos tipos AAA e AA. Nada de excepcional. Após 4 a 5 horas, cada dupla de pilhas foi recarregada como esperado. O tempo de carga é o habitual para o tipo de carregador (não se trata de um “carregador rápido”). Até este ponto o Charger Pro II (UC-CHG2) é um competente dispositivo portátil, para uso em PCs com portas USB. Mas ele tem outro talento único.

 
C3 Tech Charger Pro II – sendo usada com pilhas recarregáveis

Sabe aquelas pilhas “comuns” do tipo ALCALINA, como por exemplo, as pilhas DURACELL? Pois é, este C3 Tech tem a capacidade de ressuscitar estas pilhas, trazer de novo carga e vida para estas baterias que não são oficialmente recarregáveis.  E não estou falando de apenas um “sopro de carga”, com algumas pessoas fazem ao colocar pilhas com a carga exaurida em um congelador por algumas horas, para ter um átimo de energia. Não. As velhas e boas Duracell ganham nova vida!

 
C3 Tech Charger Pro II – sendo usado com pilhas alcalinas Duracell

Deve ficar claro que segundo a especificação do produto qualquer pilha alcalina em bom estado (sem vazamentos)  e de qualquer marca (não apenas Duracell) é apropriada para a recarga.

Meu primeiro teste nesta situação foi com duas pilhas AA que estavam praticamente sem carga, sendo usadas no controle remoto de uma TV de minha casa. Apenas bem de perto o controle poderia ser usado por conta das pilhas estarem com exígua carga. Confesso que um pouco incrédulo eu as carreguei e para minha feliz surpresa passaram a se comportar como novas. E não apenas por pouco tempo. Isso já faz 4 semanas e o tal controle continua perfeito. Missão cumprida.

 
C3 Tech Charger Pro II – sendo usado com pilhas alcalinas Duracell

Mas qual a “mágica” por trás disso? Quais os reais benefícios? Há riscos?? Vamos por partes.

Antes do benefício monetário, postergar a compra de pilhas novas, há o benefício ambiental. Sim, pois o descarte destas pilhas alcalinas é problemático. Há milhões destas pilhas sendo decompostas um lugares por aí despejando produtos químicos nocivos à saúde e ao meio ambiente.

O fabricante fala em recarregar pilhas alcalinas até 20 vezes. Não tive tempo para isso, pois precisaria ficar meses testando. Geralmente os dados dos fabricantes são um pouco otimistas demais. Eu já ficaria tremendamente satisfeito em poder reaproveitar pilhas alcalinas de 3 a 4 vezes!! Já seria fantástico. Também penso que a carga obtida provavelmente não é a carga máxima. Tudo bem, também seria fabuloso obter entre 50% e 60% da carga. Repito, meu controle remoto segue funcionando nas últimas 4 semanas com as Duracell revitalizadas pelo C3 Tech Charger Pro II (UC-CHG2).

Mas há algum risco?? Curiosamente achei discussões acaloradas sobre o assunto. Os fabricantes dizem que as pilhas alcalinas não foram feitas para isso e por isso podem superaquecer, podem vazar e até explodir. Compreensível a pintura do tétrico cenário, menos pilhas seriam vendidas. Mas que verdade há por trás disso?

As pilhas alcalinas para serem recarregadas sofrem um processo chamado “dessaturação química” para ganharem nova carga. De fato pode haver superaquecimento e no limite vazamentos e “explosão”. Mas segundo o fabricante um processador acompanha o procedimento e não deixa chegar nem perto disso, além do fato de ser “ventilado” o dispositivo para dissipar melhor o calor do processo.

A C3 tech explica melhor: “Por meio de um microprocessador, o Battery Charger II é capaz de avaliar instantaneamente se uma pilha pode ser recarregada. Através do LED frontal, é possível saber se a pilha está recebendo carga ou se ela deve ser descartada. O modo de recarga das pilhas alcalinas é muito simples: através de micro pulsos elétricos controlados pelo chip, ela sofre uma dessaturação química para que possa ser utilizada novamente. Esse é o motivo de usar sempre pilhas em bom estado, que não apresentem sinais de vazamento.”

 
C3 Tech Charger Pro II – ventilação lateral

Há relatos que indicam que após número excessivo de recargas as pilhas alcalinas aceleram sua degradação e começam a vazar. Não duvido disso. Acho apenas que é um alerta para que não seja usado além do limite. Por isso o fabricante recomenda apenas o uso de pilhas em bom estado, sem estarem amassadas e obviamente sem vazamentos. O fabricante fala em 20 vezes. Para mim 4 ou 5 vezes já é algo fantástico.

 
C3 Tech Charger Pro II


CONCLUSÃO

Trata-se de um produto inovador. Tem preço acessível. Achei em diversos sites com preços variando entre R$ 48 e R$ 64. Eu comprovei sua eficácia com uso de pilhas alcalinas da marca Duracell. Com as pilhas recarregáveis comuns, faz o que tantos outros carregadores também fazem usando entre 4 a 5 horas para as recargas. Aceita até 2 pilhas dos tamanhos AA e AAA. Aceita a recarga de apenas uma pilha, ao contrário de alguns carregadores que exigem uso de pares de pilhas para a operação. Usado conforme a recomendação do fabricante é seguro e eficaz. O meio ambiente agradece o menor descarte de pilhas convencionais. Claro que os fabricantes de alcalinas não gostaram. Eu vou comprar um deste para mim e usar de maneira parcimoniosa, 4 ou 5 vezes cada pilha alcalina. É pequeno, dispõe de conector USB, bom para uso com seu PC, em casa ou viagens. 

17 comentários:

  1. Se este carregador realmente funcionar direitinho, será que fomos enganados nos últimos 50 anos?

    ResponderExcluir
  2. Poderia depois fazer o teste com pilhas recarregadas em algo que consuma mais energia, como uma lantena, maquina fotografica, algum brinquedo de motor, etc. Pois um controle remoto não consome quase nada de energia.

    ResponderExcluir
  3. Caro Anônimo, eu vi o produto no BUSCAPÉ e achei em vários lugares:

    http://compare.buscape.com.br/c3-tech-uc-chg2-2-pilhas-aa-e-aaa.html

    Como por exemplo no BALAO DA INFORMÁTICA

    https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=30261&cat_id=34&cpc=0,50&parceiro=buscape

    ResponderExcluir
  4. Caro Daniel Plácido sua sugestão faz muito sentido. Concordo que controles remotos gastam pouca energia. Já devolvi o produto, mas vou comprar um para mim e quando chegar poderei fazer o teste... Obrigado por sua participação!

    ResponderExcluir
  5. Caro Anônimo, se fomos enganados pelos últimos 30 anos não sei dizer. Digo que em 2012 surgiu um produto que faz isso, carrega pilhas alcalinas!!

    ResponderExcluir
  6. E então amigo, fez os testes com algum aparelho que consuma mais energia? Como foi? Qntas cargas conseguiu realizar?

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rambo eu devolvi o aparelho na ocasião da publicação do texto. Pena que não tive mais acesso a ele para testes, mas um dia eu compro e faço mais testes.

      Excluir
  7. Flávio você já viu o carregador da Sony Cycle Energy https://www.youtube.com/watch?v=PXUbhdG9gCg que promete durar 3x mais (acho que já tem 5x)que pilhas alcalinas e podem ser recarregadas 1000x ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo este eu não testei, pena pois parece interessante.

      Excluir
  8. Flavio, coloquei um comentário sobre esta matéria no ITWEB que reproduzo:
    "Muito boa matéria. não porque o autor usou de sua técnica no assunto, mas sim pela análise sensata e sem preconceitos (pois o autor não vai aos extremos a esmo) (muitos que se arriscam a deixar uma matéria na internet já partem de um pré conceito pessoal nada científico nada analítico). Parabéns para o autor que usa da sua inteligência para passar o recado, isso é percebido por suas palavras e conclusões."
    Sei que na vida são muitas coisas a fazer e o tempo não é suficiente. De repente temos que eleger prioridades. Pena que não podemos contar, ainda, com suas conclusões mais apuradas como a sugestão acima de usar as pilhas num aparelho mais potente; ou sobre o carregador Cycle Energy. Eu, por exemplo, quando arrumar tempo, pretendo ver outras matérias suas. Parabéns pelo seu dom e por sua prática de responsabilidade social.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ademir sinto pela demora em responder e agradeço muito por suas palavras. Muito encorajadoras!! São poucas as pessoas que veem assim e eu te agradeço demais.
      Como devolvi o produto não consigo testá-lo de novo com outro aparelho mais potente, mas este é um produto que ainda posso comprar.
      Abs

      Excluir
  9. ONDE POSSO COMPRAR ESTE CARREGADOR FÁVIO???
    ME DIGA - P. FAVOR, OK?

    ResponderExcluir
  10. ONDE POSSO COMPRAR ESTE CARREGADOR FÁVIO???
    ME DIGA - P. FAVOR, OK?

    ResponderExcluir
  11. Onde posso comprar este Carregador Amigo Fávio?
    Me diga p.f.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia aonde comprou esse carregador

    ResponderExcluir
  13. Já usei por um bom tempo, as alcalinas aguentam 5 a 6 cargas em média, perdendo alguma capacidade a cada nova recarga.

    ResponderExcluir