quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

50000 fotos em 10 horas - a tecnologia ajudando onde nem imaginávamos

Eu escrevi o texto abaixo há pouco mais de um ano. Resolvi traze-lo para meu blog pessoal porque em alguns dias vou publicar um teste de dispositivos relacionado com este assunto. Será surpresa, mas não será difícil descobrir do que se trata. Também registro uma experiência com uso de tecnologia que me surpreendeu à época. Legal mesmo...



A tecnologia está aí, do nosso lado, supostamente para nos servir, tornar nossa vida mais fácil facilitando muitas coisas. Por vezes passamos ao lado dela e nem nos damos conta. Pode até ser que já estivesse ali há um bom tempo, mas não a víamos.

Vou explicar melhor. Tive duas experiências muito marcantes no final de semana passado, mais precisamente no dia 14 de novembro de 2010. Uma delas de caráter totalmente pessoal e a outra tecnológica, mas muito relacionadas. Meu esporte do coração é a corrida de rua. Corro há anos e anos. Faço parte de um grupo de corridas bárbaro chamado RUN&FUN, com treinadores, metodologia, acompanhamento, etc. Como deve ser. E que pessoal atencioso!!

Apesar da idade crescendo e cabelos caindo vim evoluindo na minha corrida graças ao meu empenho e orientação da RUN&FUN. Participei de algumas provas de rua de 10 Km, foi muito empolgante. Este negócio motiva demais. Fiz minha primeira prova de 10 Km em 59min59seg duas ou três depois já tinha baixado para 53min00seg.

 

Um belo dia eu pus na cabeça que queria fazer participar de uma “Pikermi”. Calma, isso não é nada nefasto, ilícito ou lascivo (pena). Para quem não sabe (eu não sabia até domingo passado), este é o nome que está sendo proposto para a Meia Maratona. Querem mudar porque a cidade de Pikermi fica no meio do caminho entre Athenas e Maratona (aquela que dá nome à prova de atletismo de 42.192 m). Assim a prova de 21.098 hoje chamada Meia Maratona teria um nome próprio. Deixaria de ser uma “Meia” de alguma coisa, que segundo alguns tira um pouco o brilho da conquista de quem vence este desafio...

Nomenclaturas à parte, determinei-me a treinar e completar (bem) uma Meia Maratona. Treinei, parei, voltei, machuquei-meuerem mudar porque a Ciatona. ueria fazer uma "i muito empolgante. metodologia, acompanhamento, etc.  e nunca consegui participar de uma. Mas este ano eu queria muito realizar esta prova. Mantive-me disciplinado nos treinamentos e me inscrevi para a “Meia Maratona Circuito Athenas” em São Paulo. E participei e concluí este desafio!! Viva!!

O dia amanheceu com temperatura moderada (16 a 19 C), sem sol e sem chuva, era o dia perfeito para a ocasião. Já estava 6:00 da manhã no local da prova, e... Não fosse este um site de tecnologia poderia escrever muito sobre esta fascinante e emocionante experiência. Uma realização pessoal, das grandes! Mas curiosamente a tecnologia, de que tanto gosto e que me acompanha na vida profissional e pessoal se fez presente também neste momento único.

Após 2 horas e 3 minutos concluí a Meia Maratona (Pikermi), cansado, mas não exausto, estava bem! De fato eufórico pela conquista. Mas de repente percebi que não teria uma única foto para documentar este dia, para mim, histórico. Sabe-se lá se algum dia eu vou repetir a proeza!! Vou conseguir? Precisava de uma foto. O celular que usava este dia não tinha câmera e as pessoas do grupo de que participo também não tinham. Paciência,  vou guardar na memória apenas. Mas forte e marcante. Muito marcante.

No final do domingo comecei a passear no site da organização da prova para ver se já tinha a cronometragem oficial. Eu correra com um chip amarrado no tênis que registra o tempo com precisão, hora de largada, hora no ponto de controle (no meio da prova) e na chegada. Mas isso é outra mania minha. Saber o tempo exato para quê?? Eu participei da prova com DOIS relógios de corrida. Um GARMIN com GPS (Forerunner 405) e outro POLAR com pedômetro (RS 200). Já sabia tempo e distância. Mania de maluco como eu. O GARMIN registrara 21.050 m enquanto o POLAR registrara 21.110 m, empate técnico (o correto seria 21.098 m). E tinha o tempo nos dois relógios... Como eu disse, coisa de maníaco tecnológico mesmo!!

De repente vi no site um local que supostamente teria fotos do evento. Será?? Assim tão rápido!! Era uma empresa parceira da organização, a WEBRUN. Tudo muito organizado. Entrei no site da empresa e pelo meu número de inscrição na prova (que vai grudado na camisa durante a competição) eu imediatamente achei 6 fotos minhas!! ADOREI!!!! Duas delas eu até percebi quando tiraram e as outras quatro foram de surpresa mesmo!!

Havia a opção de comprar a foto digital ou impressa em vários tamanhos (e preços diferentes). As fotos não eram baratas, mas para mim, ter a lembrança daquele momento não tem preço (parece a propaganda daquele cartão de crédito). Comprei as fotos que queria no formato digital. Supostamente teria um prazo de dois dias para receber o link para download no meu e-mail. Como dia seguinte era feriado, nem alimentei expectativa. No dia seguinte, ao checar meu e-mail (no feriado) vi que as fotos foram enviadas (link) cerca de 30 minutos depois. Fantástico. E fotos ótimas, ótima qualidade e resolução (7 MP).


Parei um minuto para pensar. QUE COISA MALUCA!!! Existe um SHOW DE TECNOLOGIA por trás deste serviço. A Meia Maratona acabara cerca de 10 horas atrás. Olhando no site vi que outras pessoas tinham 6, 10, 15 ou mais fotos. Esta empresa posicionou vários fotógrafos profissionais ao longo do percurso. Estes tiraram milhares de fotos. Eram 3500 participantes. Se cada um tivesse 15 fotos seriam mais de 50000 imagens. Neste exíguo espaço de tempo eles alimentaram um sistema com todas estas fotos. Alguém ou alguma coisa (um programa?) reconheceu nas imagens o número de inscrição na camiseta dos corredores e associou às fotos para que um participante (como eu) pudesse procura-las e ao acha-las ter o forte impulso emocional de compra-las, como eu fiz (e não me arrependo). Um site bem feito, pagamento com cartão de crédito ou boleto, um belo serviço.

Alguém pode dizer “mas isso não é novidade, já existe faz tempo”. Pode ser, mas não existia para mim que só agora que precisei usar este serviço que o descobri. Fico pensando no mar de oportunidades que se abriu com a “ampliação digital” que estamos vivenciando. Este tipo de serviço seria completamente IMPOSSÍVEL sem câmeras digitais, sem Internet, sem banda larga, sem qualquer um desses!

Só posso dizer que pude resgatar imagens de momentos inesquecíveis para mim, que jamais imaginei poder tê-los. Como por exemplo fotos no meio da prova e da minha chegada emocionada, mãos para cima, agradecendo a todos que tanto me apoiaram nesta vitória pessoal. O serviço não é barato, mas é insubstituível! E VIVA A TECNOLOGIA bem empregada a nosso favor!!

PS: e para quem gosta MESMO de tecnologia e corridas clique aqui e veja os dados coletados pelo Garmin Forerunner 405. Sensacional! Tempo de cada quilômetro, gráfico do ritmo (x minutos/Km), gráfico da altimetria da prova (variação de altitude), gráfico da pulsação e por fim o MAPA com o percurso da prova mostrado no Google Maps! É mesmo incrível. Caso os números apareçam em pés e milhas (padrão americano) no canto superior direito da página existe um link para mudar para o sistema métrico (metros e quilômetros).

PS : este texto foi originalmente publicado como "50000 fotos em 10 horas
" em minha sessão de colunas no portal FORUMPCS

Algumas das fotos adquiridas pelo site
 
Lá pelo Km 18, já todo molhado de suor apesar dos 18 C de temperatura do momento
 
A 200 m da chegada já exultante pela conquista pessoal
 
Logo após a linha de chegada conferindo o tempo em um dos dois relógios.


6 comentários:

  1. Xandó! que legal cara! Você me inspirou para 2012!

    um grande abraço!
    Cássio Tietê

    ResponderExcluir
  2. Oi Cássio, obrigado por tão ilustre visita ao meu site!!

    Foi mesmo uma experiência muito marcante. Tanto pelo lado tecnológico como a realização de um sonho esportivo!! Espero ouvir também das suas vitórias pessoais nas corridas!! Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Grande Xandó!
    Legal! Qualquer hora nos encontramos numa corrida. A minha próxima é a do 25 de janeiro (Aniversário de SP).
    Eu já me machuquei também. Na França, corria muito pouco. Agora, não me preocupo muito com as marcas. Fiz 10km em 50' há muito tempo e não tento mais repetir o feito.
    Você leu meu post sobre a São Silvestre?
    Grande abraço
    Fernando

    ResponderExcluir
  4. Graaaaande Birman, que honra ter sua visita aqui no blog!!

    Não sabia que você também tinha abraçado as corridas no seu dia a dia!!!

    E você é fera!! 10 km em 50' é muito bom!! Meu melhor foi há 3 anos 10 Km em 53'.

    Acho que perdi o seu link/tweet sobre a São Silvestre. Mande para mim que faço questão de ler!! Nunca fiz a São Silvestre pois sempre viajo nesta época, mas algum dia faço!! E vamos nos encontrar sim, na corrida ou outra oportunidade!! Grande Abraço!!

    ResponderExcluir
  5. http://fbirnotes.blogspot.com/2012/01/sao-silvestre.html

    Abração
    Fernando

    ResponderExcluir
  6. Birman que relato legal! Eu entendo o lado até "poético" de sua narrativa. Só quem faz uma prova dessas (nunca fiz - o mais perto foi a única Meia que relatei)tem como colecionar esta miríade de visões, percepções e emoções.

    Espero que um dia possa fazer e ainda mais passar por você ou você por mim. Convido a todos que nunca fizeram nada parecido a ingressar no mundo das corridas. Um esporte tido como "solitário", mas que de solitário nada tem.

    Seja bem vindo de volta a São Paulo após longo e profícuo exílio profissional na França!!!

    Um grande abraço

    Flavio Xandó

    ResponderExcluir