terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Spam estranho Spam

Spam sempre me incomodou e volta e meia escrevo a respeito. Mas o objetivo desta coluna não é discutir ferramentas contra spam, técnicas de filtragem de e-mails, produtos que cada um acha que resolvem o problema, etc. Não. O que quero é contar para você algumas “descobertas” e alguns “fenômenos” que tenho presenciado. 

Infelizmente somos atolados com e-mails inúteis todos os dias
Resolvi fazer um estudo deste assunto. Inicialmente meio superficial, mas fui mudando a forma de coletar as informações. Preciso contar pra vocês como lido com isso. Eu recebo todos os spams mas na pasta Lixo Eletrônico do meu Outlook. Faço isso, pois tenho meu próprio servidor Microsoft Exchange . Uso o recurso de “lista branca” do Outlook 2010. Com este recurso ativado TODOS os e-mails vão parar no LIXO ELETRÔNICO. Parece radical. Mas basta autorizar um certo endereço uma única vez que este nunca mais vai parar na pasta de LIXO. De certa forma é o que os filtros de spam dos provedores fazem com uma diferença. Eu recebo o lixo no meu Outlook em uma pasta separada. Tirando o fato disso gastar banda de minha Internet, funciona muito bem pois na minha Caixa de Entrada nunca tem lixo. Só preciso revisar a pasta de Lixo Eletrônico às vezes para ter certeza de que não há algum interlocutor novo que eu preciso autorizar.

Por conta desta forma que trabalho eu resolvi colecionar os spams e guardá-los em pastas separadas. Antes eu apagava tudo, furiosamente várias vezes ao dia. Mas já faz três meses que venho acumulando este lixo digital para poder analisar. Segue um resumo dos dados :

  • 92 dias de coleta de dados (spams)
  • 15.792 e-mails no lixo eletrônico
  • 1557 e-mails válidos
  • 17349 e-mails no total
  • 189 e-mails por dia
  • 17 e-mails válidos por dia
  • 162 spams por dia


Relação OK x SPAM : 10 VEZES , ou seja eu recebo 10 Spams para cada e-mail válido!!

Fiquei PASMO com isso!! Sei que muitas pessoas recebem bem mais e-mails válidos por dia do que eu, que ajudaria a melhorar a estatística. Dados da SYMANTEC contidos em seu último Relatório sobre Vulnerabilidades e Internet, apontam para uma média mundial de 76% de SPAM, ou seja, praticamente 3 spams para cada e-mail bom recebido. Assim eu deduzo que meu caso deve ser um “ponto fora da curva”, pois minha relação é péssima (10 por 1).

Mas qual seria a razão de eu receber tanto lixo? Repito, eles não me incomodam, pois desembarcam direto na pasta de Lixo Eletrônico do Outlook, mas porque sou tão bombardeado?? Tenho alguns e-mails mais antigos redirecionados para meu e-mail principal. A chance de um e-mail mais antigo ter sido “vendido” ou “usurpado” para aquelas listas com 10 ou mais milhões de e-mails vendidas nas barraquinhas das ruas de São Paulo (e nas outras cidades do Brasil também) e também vendidas por e-mail, é muito grande. Acho que pago o preço por ser um usuário antigo da Internet.

Sobre o LIXO, tenho mais algumas informações interessantes:

60% são phishings ou e-mails que induzem à instalação de algum malware no PC. Você acha puco??. Foram quase 9600 tentativas de ataque aos meus dados pessoais nestes 92 dias, quase 120 por dia!!

50% são e-mails em outro idiomas, principalmente em inglês e idiomas orientais.

Sobre este assunto tenho um outro dado muito curioso. No começo deste estudo, no final setembro havia uma quantidade imensa de e-mails em japonês, chinês, coreano, línguas ininteligíveis para mim. Chegava quase à metade dos spams que eu recebia. Veja abaixo uma amostra.
 

Tela de meu Outlook com uma amostras das mensagens estranhas
Esta tela é apenas uma amostra. Se olharem bem as mensagens que estão em baixo não são em japonês ou chinês. São caracteres especiais e ininteligíveis. Provavelmente podem ser outros conjuntos de caracteres como russo, hebraico, grego, etc. No começo todos os e-mails estranhos eram assim. Instalei no Internet Explorer por minha conta os caracteres orientais mais manjados e após ter feito isto consegui ver textos em japonês, chinês, etc. Mas na verdade a maior parte dos e-mails estranhos são em outros idiomas que não estes.

Da mesma forma que vieram estes “ataques” de e-mails estranhos em outros idiomas, eles se foram. Durou mais de dois meses. Atualmente recebo uma mensagem dessas a cada 5 ou 6 dias. Nos primeiros dois meses eram 50% dos spams!! Eu eventualmente dou meu cartão em alguns eventos internacionais que participo. Se imaginasse que meus e-mails iriam engordar uma lista em algum lugar e que eu seria vítima desses estranhos ataques, não teria feito isso!!

Alguém mais experimenta situações semelhantes??!!!

A última pergunta que não que calar : o e-mail em japonês ou chinês sendo mostrado acima, na imagem de meu Outlook, tenta me vender uma prótese mamária, uma operação para aumento do pênis, comunica que meu nome está no SERASA ou é uma conta de telefone não paga e protestada!??? Quem souber lê-la que me ajude!!!


PS: este texto foi originalmente publicado como "Spam estranho Spam" em minha sessão de colunas no portal FORUMPCs

7 comentários:

  1. Flavio, nunca recebi e-mails em idiomas orientais, mas diariamente sou bombardeado por dezenas de spams, propagandas (das quais nem sei de onde tiraram meus dados, muitas vezes até com nome, endereço e telefone), e as infames tentativas de phishing... mas o que me deixa incrivelmente irritado são aqueles emails de boatos - hoax - que são encaminhados por familiares e conhecidos que parece que nem leram o conteúdo antes de encaminhar pra toda a lista de contatos. Estórias esdrúxulas e mirabolantes como "WD40 cura e o desodorante roll-on provoca câncer", "símbolos geométricos em logotipos são códigos secretos de pedofilia", "alumínio mata" e outras bobagens me fizeram tomar uma atitude meio parecida com a sua lista branca de endereços: todo email que recebo com "Fw:" e outros sinalizadores de encaminhamento vão direto pra lixeira. Fico chateado como administrar os e-mails hoje se tornou mais maçante do que quando recebíamos as propagandas que vinham pelo correio tradicional antigamente. Tudo claro, graças à falta de bom senso e a velha mania de querer ser esperto das pessoas... talvez eu seja um pouco 'eufórico' quanto a este assunto, mas por incrível que pareça, o tempo que perdemos com esses incômodos é impressionante, se analisarmos cumulativamente. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Caro Alec muito obrigado por seu comentário e depoimento. Estes "HOAX" enchem a paciência mesmo bem como e-mails com conteúdos absurdos!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá, Flávio.
    Gostei do post. Eu recebo estas "pragas" em chinês, japonês, mandarim ou sei lá o quê, quase que todo dia. E como não consigo ler nada, percebo que vem um anexo também, como planilha Excel ou doc word, e sempre com o texto "initeligivel" como você mesmo disse no post.
    Uso email do gmail e não vejo meus emails pelo outlook, mas sim pelo servidor gmail. Quanto aos SPAMs, um colega meu me disse que os email de empresas como contato@empresa.com são usados por softwares de envio de email em massa. Seria isso mesmo?
    Um abraço.

    Wanderson ( desculpe o texto longo ).

    ResponderExcluir
  4. Caro Wanderson muito obrigado pela participação nos comentários. O GMAIL é competente sim para filtrar estes spams. Quanto ao uso de contato@empresa.com como um emissor de spam, hoje em dia por conta dos vírus, trojan, bots, etc. até mesmo o seu PC pode ser usado e mandar spam em SEU nome!! É terrível!! Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá Flavio.
    Meu nome é Almir.
    O que acontece comigo é o seguinte: Eu me correspondo com uma pessoa na Rússia, recebia e enviava os e-mail em sirílico sem o menor problema, até há uns três meses. De repente os caracteres não mais consigo fazer a leitura das mensagens pois os caracteres estão assim: áÌÍÉÒ,Ñ ÎÁÐÉÓÁÌÁ ÷ÁÍ ÐÉÓØÍÏ ÎÁ ÓÁÊÔ.. Você que é um profissional da informática tem como me informar o que está acontecendo? Uso o internet explorer e já tentei em outros navegadores e em outra máquina. спасиба!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Almir estes caracteres são de idiomas "estranhos" e com certeza não eram direcionados para você. São oriundos de sistemas operacionais com configuração regional e de caracteres totalmente fora do comum.

      Excluir
    2. Olá Flavio, obrigado por sua resposta.
      O problema foi resolvido. Era o Java que estava desatualizado.
      Quando eu fiz o IR foi necessário atualiza-lo.
      Assim o problema foi resolvido.
      De qualquer forma, Obrigado por responder.

      Excluir