terça-feira, 30 de novembro de 2010

HP G42-214BR Avaliação Resumida

Especificações Técnicas
Fabricante
HP
Modelo
Notebook G42-214BR
Processador
Core i3 M350 2.26 Ghz cache 3 Mb
Chipset
Intel HM55
Memória
3 GB DDR3 1066 Mhz
Disco rígido
SATA 320 Gb 5400 rpm cache 8 Mb
Vídeo
Intel HD Graphics  resolução 1368x768, LED 14.1 polegadas 16:9
Sistema Operacional
Windows 7 Home Basic 32 bits
Mídia removível
DVD-RW LightScribe, Leitor de cartões (SD, MMC, MS, MS-PRO)
Portas e acessórios
VGA, 3 USBs, HDMI, HDMI e Webcam VGA
Rede
Ethernet 10/100 Mbps e WiFi 802.11bgn (até 300 Mbps) e Bluetooth
Duração da bateria
1h43m em plena carga e 3h47 em espera (uso leve)
Preço Referência
R$ 1.599,00 (12 x R$ 133,25) obtido em 30/11/2010



Visão Geral : tem acabamento sóbrio e diferenciado na cor “prata” com detalhes  em relevo. Agrada ao toque e transmite segurança e resistência. Dispõe das interfaces necessárias como USBs (3), leitor de memória e saídas VGA e HDMI para o uso com monitor externo ou TVs LCD. Seu monitor de LED de 14 polegadas tem ótima imagem, viva e brilhante. O processador Core i3, de última geração permite incluí-lo entre os mais rápidos já testados. Boa capacidade de disco, 320 Gb. Ótimo suporte técnico tendo resolvido de imediato o problema proposto. Notebook indicado para uso profissional ou doméstico. Conta com 3 Gb de memória, limite suportado pelo Windows Home Basic de 32 bits e por isso bastante ágil. Seu desempenho foi diferenciado mesmo com muitos aplicativos abertos. Não se recomenda uso de jogos sofisticados. Bom apenas com jogos casuais e simples usados em nível médio-baixo de resolução e detalhes. Ótimo som proporcionado pelos alto-falantes Altec Lansing.

Pontos Fortes:
a capacidade do disco rígido (320 Gb) permite usá-lo para armazenar boa quantidade de fotos, filmes, músicas, arquivos, etc. Seu processador de última geração (dois núcleos) com tecnologia HT permite processar quatro tarefas ao mesmo tempo. O desempenho impressionou, pois se aproximou de notebooks com processador Core i5 já testados.  Foi diferencial nos testes. Respostas surpreendentes mesmo quando usado com diversos aplicativos ao mesmo tempo. Vídeo integrado ao processador (Intel HD Graphics) permite reproduzir filmes com consumo muito baixo do processador incluindo DVDs e vídeos em alta definição (1920x1080) no LCD (1368x768) e em monitor externo ou TV LCD (via HDMI). As 3 portas USB permitem uso de vários acessórios externos ao mesmo tempo. O próprio notebook liga rapidamente bem como os programas são carregados com agilidade. Ótima rede sem fio (padrão “n”) conectou-se a 150 Mbps. Boa duração de bateria, 1h43m sob estresse e 3h47m em uso leve. DVD LightScribe permite “escrever” na superfície da mídia. Conta com led para indicar Wi-Fi em operação que auxilia muito o usuário.

Pontos Fracos: Poderia vir com a versão Starter do Office 2010 como outros notebooks do mercado (vem com a versão 2007 válida por apenas 60 dias). Não tem modem (útil somente para quem pode precisar usar Internet em linhas discadas ou em viagens onde não há banda larga ou Wi-Fi). Senti falta do led indicador de atividade do disco rígido que ajuda a monitorar se o PC está ainda carregando algo. Touchpad não é delimitado que causa certa estranheza (mas funciona bem).

Suporte técnico:
Telefone de suporte muito acessível na documentação que o acompanha, e fácil de localizar no site da HP Brasil. Chamada de suporte atendida prontamente sem longa espera embora após passar por dois níveis de menus. Dúvida reportada identificada prontamente após interação com o atendente. No site há um grande conjunto de documentações e drivers a disposição para download para os distintos sistemas operacionais.

Desempenho
     
Índice geral de performance: 7659 nFXs (índice para notebooks)

Conclusão : indicado para uso pessoal ou profissional, criação de documentos, planilhas, apresentações, e-mail, uso intenso de Internet, mídias sociais (Facebook, Twitter, Orkut), downloads, navegação em sites complexos, etc. Boa autonomia da bateria mesmo sob estresse. A falta do led de atividade do HD e falta do modem (Internet discada), não comprometem. Tem desempenho insuficiente em jogos sofisticados (DirectX 10), mas podem ser usados em níveis baixos de detalhes e resoluções. Jogos simples e casuais são bem suportados e com bom resultado. Seu processador Core i3 M350 (última geração), permite grande desempenho com programas e documentos mais complexos. Tem recurso “Hyper Threading” que eleva amplia a capacidade de processamento simultâneo. Apenas quando abertos mais de seis programas simultaneamente que perde desempenho, graças ao Core i3 que lida com quatro tarefas ao mesmo tempo. Poderia ter vindo com Office 2010 Starter como outros notebooks atuais. O uso de vídeo em alta definição é muito bom com uso mínimo do processador. Seus destaques são: bom tamanho, leve, elevado poder de processamento (processador de última geração), ótimo suporte técnico, disco grande, destacado uso com multimídia e custo benefício muito interessante.

A avaliação completa que detalha e mostra cada parte do teste também poderá ser vista clicando aqui ou também http://www.fxreview.com.brGlossário. -  Flavio Xandó



37 comentários:

  1. Muito Bom!! Esclarece muitas duvidas esse seu texto. obrgado!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns. Muito esclarecedor e objetivo. Continue postando

    ResponderExcluir
  3. Meu pai comprou um pra miim ou seja eu nao escolhi o que eu queriia.. Mas posso colocar um modem 3G nele nao posso? Essa é minha duvida que ta ccaducando mminha cabeça porque o notebook ainda nao chegou ksoakso' obrigado

    ResponderExcluir
  4. Oi André tem duas formas de você colocar um 3G no notebook. O mais "fácil" é plugar o modem USB comprado da operadora (VIVO, CLARO, OI, TIM, etc.) e sair usando.

    Outra opção é inserir um CHIP no SIMCARD do notebook, quando o notebook tem este recurso. Nem todos tem, aliás, poucos têm. Se não me engano este HP não tem slot para SIMCARD. Assim sobraria a opção do modem 3G USB.

    E sabe que nem sempre ter o slot do SIMCARD é garantia de funcionamento. Meu notebook pessoal, um LENOVO T400 tem SIMCARD mas ele não funciona porque na época do lançamento do notebook a ANATEL não havia ainda homologado este equipamento para este uso no Brasil. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria de saber se posso ligar o aparelho na net a cabo, ou preciso trocar pelo sistema wireless em minha residência.Outra dúvida que eu tenho, é quanto a tecnologia led, se é ou não uma tecnologia de confiança para Notebooks, se faz muita propaganda em torno disso quais são os prós e os contras, obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Sim Wagner. Você pode ligar o cabo ETHERNET da NET, AJATO, SPEEDY, VELOX, seja qual for a operadora na conexão Ethernet do notebook, aquela que se parece com um tomada de telefone americano mas um pouco maior. Geralmente basta conectar, desligar o PC/notebook, desligar o modem da da NET/AJATO... e ligar tudo de novo que já deve sair funcionando.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal esse blog, bem explicativo!!!
    Só gostaria de saber se ele não é como outros notebooks da hp com um superaquecimento, já que há varios relatos na net sobre o mesmo... Valwwww

    ResponderExcluir
  8. Caro Anônimo muito obrigado por seu elogio.
    Olha este notebook, durante o tempo que o testei, perto de 3 semanas, não apresentou sintoma de superaquecimento, nada que me chamasse a atenção. Volta e meia eu o usava no colo, teria percebido.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelo esclarecimento

    ResponderExcluir
  10. Cara, esse seu blog é demais!! Gostei muito do seu artigo, muito claro e objetivo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Will super obrigado!! Espero que venha sempre ver as novidades por aqui!!

    ResponderExcluir
  12. Muito legal esse review e sua atenção aos leitores do blog! Esse texto só me animou, pois comprei esse notebook e estou ansiosa esperando chegar. Acho que pra mim ele será perfeito pois não gosto de jogos, usarei mais para a faculdade mesmo. Valeu!

    ResponderExcluir
  13. Cara Aline muito obrigado. Sempre curti muito participar de Forum de discussão e por isso trouxe a mesma postura para o meu próprio BLOG/FORUM. Para o uso que você se propõe, para a faculdade este notebook vai ser excelente, estou seguro disso. Depois me conta se você se deu bem com ele, tá? Espero seu retorno!

    ResponderExcluir
  14. Realmente, Flavio: um blog prestador de seviço! Parabens! Vou postá-lo no FACE TV, um grupo do Facebook de vendas/trocas de serviços entre amigos que a minha amiga Dani felizmente criou.
    Agora, voltando ao Laptop da HP, tb encafifei na questão do modem... Pelo q entendi, nao tem modem, mas conecta numa boa na net pela entrada Ethernet... mmmm.. então qual seria o problema de nao se ter o modem!? Porque, afinal, quem ainda usa o telefone para se conectar na net???!! rss Me ajuda, pq to quase comprando...! valeu, Flavio!

    ResponderExcluir
  15. Caro JURADO, muito obrigado por seus comentários. E depois me passa o link do FACE TV, muito legal, obrigado!!

    Olha o modem tem importância relativa. Quem tem no trabalho ou em casa rede cabeada (Ethernet) ou Wi-FI conectados à Internet não terão uso para modem. Porém quem eventualmente viaja para alguns rincões desprovidos de banda larga (exemplo um hotel fazenda que estive meses atrás), o modem faz falta. Eu apenas alertei quanto a isto.

    ResponderExcluir
  16. MEUS PARABENS PELO BLOG!

    VOU COMPRA-LO, pois tive o azar de queimar meu desktop.
    Consegui tirar as dúvidas que tinha... só me restou uma... É verdade que esses equipamentos da Hp são refurbished? (remanofaturados?) vem dos eua, ou china com defeito e são tratados aqui no Brasil?

    grato pela atenção!

    ResponderExcluir
  17. Caro Carlos, MUITO OBRIGADO por seu comentário e elogio!
    Em relação ao fato dos equipamentos serem remanufaturados (rufurbished), isto é lenda, garanto isso. Já conversei com a HP várias vezes e sei da fábrica que existe aqui, projetosespecialmente feitos para o mercado brasileiro (desktops e notebooks), etc. Claro que alguns projetos são aproveitados e adaptados ao nosso mercado, mas esta história de receber equipamentos com problema, trazer para cá, consertar e vender por aqui é uma grande balela!!

    ResponderExcluir
  18. GENTE FALA QUE NAO TEM MODEM CERTO?? MAS TEM JEITOO DE COLOCAR INTENET 3G USB ?? POR FAVOR ESCLARESCAM MINHA DUVIDA

    ResponderExcluir
  19. Cara Ariane estamos falando de coisas diferentes. Não ter modem para linhas telefônicas convencionais é uma coisa (este notebook não tem). Agora este notebook, bem como qualquer um pode aceitar um modem 3G na porta USB e ser usado para acesso à Internet via rede de celular. Sem problemas. Fique tranquila que Internet 3G USB pode SIM ser usada neste notebook. Abs

    ResponderExcluir
  20. Mto bom seu blog amigo
    na net até no site da HP só achei as especificações super resumidas e jogando no google por review achei esse blog e gostei mto , mas me diz uma coisa a web cam dele é de qtos mp?
    e ela funciona legal?
    mto obrigado

    ResponderExcluir
  21. Caro Poubel, já devolvi o notebook, mas se não me engano é de 1.2 Mp que para uso em vídeo conferências, etc. é bem adequado. Sinto muito por não ter registrado esta informação. Abraços.

    ResponderExcluir
  22. ata que pena , mto obrigado assim mesmo , como nao uso computador pra jogos mesmo ,sua review me convenceu a comprar o notebook, mto esclarecedora realmente,já vendo em sites de forum de informatica como o clubedohardware vi algumas pessoas reclamando do cooler e superaquecimento com a bios de fabrica dele , mas todos que reclamaram tbm se disseram satisfeitos depois de terem instalado a Bios F.17 ,fica a dica só,mas procurem se informar mais caso passem por esse problema.Abraços Flavio.

    ResponderExcluir
  23. Muito bem detalhado e bem intuitivo,esclareceu as Minhas dúvidas quanto a autonomia da bateria e ao seu poder de processamento. Parabéns pelo Post e que venha muitos outros por aí.

    OBRIGADO AMIGO.:

    ResponderExcluir
  24. Muito bom!!Estava pensando se comprava ou não esse notebook...e agora não tenho duvida muito obrigado

    ResponderExcluir
  25. Caro Cândido muito obrigado por suas palavras de apoio e espero que aproveite bem sua compra.

    ResponderExcluir
  26. Não gostei do produto e não estou satisfeita com o desemprenho do notebook! Comprei faz cinco meses e o produto não está atendendo as minhas expectativas.
    A bateria que compõem o notebook foi TROCADA pois, o tempo de duração não era mais que 00:40mim. Depois de feito a troca, o problema não foi sanado, ou seja, continua a mesma porcaria e com isso, o desempenho do notebook é muito fraco!
    NÃO ESTOU SATISFEITA COM ESSE PRODUTO E A MINHA VONTADE É DE ARREBENTAR ELE NA PAREDE QUANDO NÃO CONSIGO NEM OUVIR SE QUER UMA MÚSICA!
    INCONFORMADA COM A PORCARIA DE NOTEBOOK QUE A HP TEM CORAGEM DE LANÇAR NO MERCADO!
    EU ODEIO O MEU NOTEBOOK!

    ResponderExcluir
  27. Cara Anônima, o seu depoimento é super importante. Um notebook com bateria que dura 40 minutos é inadmissível!! Embora pelo que você descreveu, no seu caso parece que claramente você recebeu um notebook com defeito de fabricação e que deve ser trocado ou reparado em garantia. Digo isso porque o que você fala não bate com o que eu observei nos testes e com o que outras pessoas disseram. Exerça seu direito SAGRADO à GARANTIA da HP, é a minha recomendação.

    ResponderExcluir
  28. Rafael Rocha de Almeida19 de maio de 2011 às 11:37

    Prezado Flávio,
    Estou a 2 semanas buscando uma boa máquina para ser adquirida e estava com uma tremenda dúvida em relação ao custo benefício. Porém pelas dúvidas sanadas por você parace que já tenho uma escolha para uma boa máquina. Tinha em mente adquirir o HP ProBook 4520s, porém seu preço esta na faixa de R$ 1.800,00, fora de meu orçamento. O HP G42 - 214 BR na faixa de R$ 1.500,00 esta dentro de meu orçamento e gostaria de tirar uma dúvida, esta duas máquinas podem ser equiparadas, sendo que possuem a mesma configuração (3 Gb de memória, HD de 320 Gd, Processador i3, etc.). Você poderia me informar sobre minha dúvida?
    Att,

    ResponderExcluir
  29. Olá Flávio. "Favoritei" teu blog, pois é muito útil, e em linguagem séria e concisa.
    Comprei faz algum tempo o G42 e só uso para aplicativos de trabalho. Sou aficcionado em simulação de vôo, e tenho um desktop exclusivo para isto. Acontece que estou me mudando e meu PC estará encaixotado nos próximo 6 meses. Será que o G42 roda bem o FS9 (Fight Simulator 2004), e sua instalação comprometeria os demais programas instalados (Win 7 Pro, Google Aps, aplicativos de GPS).
    Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
  30. Caro Rafael hoje em dia quando duas máquinas têm mesmo processador, mesmo tamanho de disco e mesma quantidade de memória isso as torna EQUIVALENTES. Mas tem uma EXCEÇÃO que é a presença de certas portas (ou não) como quantidade de USBs, tem ou não eSATA, tem ou não saída HDMI, resolução do vídeo, etc. que em função do uso que você for fazer para a máquina podem ser diferenciais em relação às suas necessidades.
    Assim para que você tome sua decisão sossegado eu sugiro que olhe por estes outros aspectos.
    Abraços e obrigado por prestigiar o meu blog.

    ResponderExcluir
  31. Caro Carlos muito obrigado por suas gentis palavras!!!
    Olha este notebook rodou razoavelmente bem o FS X e portanto acredito fortemente que o FS 9 vá rodar até um pouco melhor. E a simples instalação do FS no PC não compromete não o uso de outros programas!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  32. Olá Flavio... Mto bom seu blog, parabéns!
    Gostei bastante das informações sobre esse hp.

    Mas ainda tenho uma duvida.. Ele vem com o office versão 2007 válida por apenas 60 dias. Depois desses 60 dias, terei q instalar o office de novo?

    Mto obrigada! =)

    ResponderExcluir
  33. Oi Giulia, obrigado por suas palavras!!
    Este esquema de ter o Office pré instalado funciona assim, depois que expira o tempo (ou número de utilizações) você pode adquirir o produto online e obter um número serial novo que você digita e revalida o produto.
    Acredito que quem compra hoje o notebook, provavelmente já deverá vir com o Office 2010... Precisa confirmar isso.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde Flávio,

    muito bacana a iniciativa do blog, está sendo de grande valia.

    Estou pretendendo comprar um HP e gostaria de saber se você poderia me esclarecer dois ponto:
    1- Você poderia me informar o peso do note...
    2- E se ele esquenta muito?

    O meu note atual é o 1525 da Dell, ele esquenta demais, eu tenho que deixar algo embaixo do note para a circulação de ar, o que é irritante.
    Fora o peso dele que é superior ao que eu esperava de um bom note.

    Grata,
    Rosana

    ResponderExcluir
  35. Oi Rosana, muito obrigado pelas palavras encorajadoras!! É ótimo ouvir isso!!

    Sabe que eu tive um Dell 1525 que foi roubado há um bom tempo e eu me lembro bem do tamanho, peso e o quanto ele esquentava. E apesar disso eu gostava daquele DELL pelo tipo de uso que fazia.

    O HP G42 ficou comigo em uso perto de um mês e no aspecto tamanho/peso achei ótimo. O peso aproximado é de 2.2 Kg (com bateria). Não é "peso-leve", mas também não é um tijolo. Continuo a achar que pela faixa de preços e recurso é uma boa opção.

    o DELL 1525 tem tela de 15" e por isso é maior e um pouco mais pesado (2.9 Kg com bateria de 6 células)

    ResponderExcluir
  36. Prezado Flavio, tenho um notebook hpG42 214 BR, quero aumentar a memória RAM dele, posso aumentar até quantos gigas.

    ResponderExcluir