sexta-feira, 8 de abril de 2016

Intel lança 6ª geração de processadores Core trazendo novos modelos de uso

Neste início de abril de 2016 a Intel anunciou a chegada da 6ª geração de processadores “Core” no Brasil. A cada ano o lançamento de nova família se torna cada vez mais desafiador. A “Lei de Moore” vem sendo rigorosamente cumprida e isso não é nada fácil nem barato.



Trata-se de uma linha completa que endereça todos os segmentos da computação e suas necessidades. Desde Tablets, Conversíveis, notebooks Ultraportáteis, estações de trabalho, sistemas de alta performance, jogos, etc.
 


Mas mesmo assim a Intel ainda compete ferozmente contra o seu mais forte concorrente. É extremamente difícil manter-se neste mercado cujo competidor mais próximo é incrivelmente aguerrido, competente e que conta com um portfólio de produtos tão forte.

Mas quem é este temível e valoroso concorrente?? A própria Intel!! A cada ano o fabricante se vê diante de um desafio hercúleo que é não apenas superar tecnicamente seus produtos da geração anterior (que sempre acontece graças ao cumprimento da Lei de Moore), mas também trazer inovações forte o bastante para que os consumidores de produtos de uma,  duas ou três gerações atrás e percebam real valor na mudança e se sintam estimulados a trocar seus dispositivos por novos contendo a geração mais atual da Intel.

Por isso mesmo que nos últimos anos a Intel não apenas cumpre o que ela mesma se determina (evolução técnica dos processadores), como também estimula muito o ecossistema para que novos modelos de uso, fatores de forma e novas aplicações sejam desenvolvidas.

Eu me lembro muito bem, vários anos atrás (entre 2008 e 2009) que a Intel desenvolveu o conceito de Mobile Internet Device (MID) que depois de algum tempo veio a se tornar o que hoje conhecemos como Tablets (como modelo de uso). Voltando um pouco no tempo, em 2003 criou a plataforma Centrino que trazia o WiFi para dentro do notebook (antes era necessário usar um adaptador USB para usar WiFi).

Este é o grande desafio da Intel e que ela tem perseguido ferozmente nos últimos anos. Trazer processadores melhores, mas também, e principalmente habilitar novos modelos de uso. Notem que recentemente a Intel foi a responsável pela chegada do WiDi (comunicação de dispositivos com TVs por meio de WiFi ), computadores desktop de tamanho diminuto, mini-PCs, All-in-One, Compute Stick, Conversíveis (notebook e tablet), etc. Há 5 anos os computadores desktop ocupavam um espaço de 50 litros. Ano após ano veio diminuindo, 8 litros, 1 litro e hoje em dia apenas 0.42 litro. São notáveis diferenças.
  

Vários modelos de uso propostos pela Intel (clique para ampliar)

Percebam que a cada ano os modelos de uso são aperfeiçoados ou novos são criados. Por exemplo, os Conversíveis que usam processadores da 6ª geração, conseguem ser ainda mais leves e com maior duração de bateria e ainda assim com melhor desempenho de vídeo e processamento.

À Intel não resta outra alternativa que não seja seguir nessa desenfreada perseguição tecnológica. Se assim não o fizer, seu mais próximo concorrente, os produtos de gerações anteriores próximas da própria Intel, permanecerão ainda por um tempo com os consumidores.

Sou eu mesmo testemunha deste tipo de cenário. Tenho um ótimo Ultrabook que já tem 3 anos. Ele me serve muito bem ainda hoje. Mas hoje em dia, tenho uma verdadeira fissura para possuir um Conversível!! Testei alguns recentemente como “HP Pavilion x360 – pequeno, notável, versátil” ou “Dell Inspiron 7348 – conversível de gente grande” e fiquei totalmente convencido de que este modelo de uso faz muito sentido para mim, tanto pela grande evolução na autonomia de bateria, bem como facilidade uso. Estes que testei eram ainda da 5ª geração, mas na 6ª são ainda melhores, ainda mais objetos do meu desejo! No lançamento da 6ª geração existem mais de 20 modelos de 14 fabricantes diferentes disponíveis em inúmeros canais!

 Enfim, graças ao dinamismo da Intel, suas fortes parcerias estabelecidas com o ecossistema de TI, inovadores e produtivos modelos de uso têm sido criados ano a ano, geração a geração porque apenas ser mais rápido não basta. Assim o esforço para a Intel superar a si mesmo é infindável!! Ainda bem!!!





Replico abaixo o texto divulgado pela própria Intel no qual são destacadas as novas experiências e inovações da 6ª geração de processadores Core!


 



Intel traz novas experiências com a 6ª geração de processadores Intel® Core™

·         Nova família de processadores está disponível para os mercados doméstico e corporativo, com mais de 20 modelos chegando ao país até o fim do primeiro semestre

·         6ª Geração traz duas vezes e meia mais desempenho, vida útil da bateria até três vezes maior e gráficos melhorados em até 30 vezes

São Paulo, 5 de abril de 2016 - A 6ª geração de processadores Intel® Core™ chega ao Brasil. A empresa, junto com 14 fabricantes que estão trazendo a nova tecnologia para o mercado local, apresenta as novidades da família, que equipa mais de 20 produtos que serão disponibilizados até o final do segundo trimestre. Mais rápidos e eficientes, estes processadores prometem marcar uma nova etapa na relação entre os usuários e seus dispositivos, permitindo experiências únicas ao dar novos sentidos e recursos de segurança, mais desempenho e o menor consumo de energia aos novos computadores,
  
Construídos sobre a microarquitetura codinome Skylake de 14nm, os processadores apresentam duas vezes e meia mais desempenho, uma vida útil da bateria até três vezes maior e gráficos melhorados em até 30 vezes para o uso de vídeos e jogos, comparando com computadores medianos com cinco anos de uso. E graças a esta nova arquitetura, eles permitem o desenvolvimento de dispositivos com a metade da espessura e do peso em relação aos equipamentos mais obsoletos e baterias que podem durar um dia inteiro.
 
Esta nova geração expande as fronteiras da tecnologia e traz ao mercado uma maior variedade de formatos – desde os pequenos Compute Sticks, NUCs e 2 em 1s, até grandes All in Ones de alta definição, máquinas gamers e workstations.
 
Com o rápido avanço da tecnologia e as novas funcionalidades que chegam aos equipamentos ano a ano, a nova geração de processadores permitirá uma experiência de uso completamente diferente, principalmente para aqueles que possuem um equipamento com mais de 5 anos de uso. Segundo dados da Intel, ao todo são mais de meio bilhão de computadores em uso que superam esta marca no mundo, sendo 31 milhões no Brasil. São computadores não apenas com hardware ultrapassado, mas que não acompanham mais o ritmo de inovações apresentadas ao consumidor, comprometendo a experiência de uso.
  
O avanço tecnológico representado pela 6ª geração vai além de simplesmente trazer mais velocidade para as tarefas cotidianas, mas abre as portas para que diversas inovações cheguem às mãos dos consumidores. Os novos processadores foram otimizados para entregar a melhor experiência possível para os usuários do Windows 10*, sendo ideais para a utilização de recursos como reconhecimento de voz e de imagens e recursos avançados de segurança.  



“A 6ª geração de processadores Intel Core é, com certeza, a melhor que já vimos. Eles são mais responsivos, eficientes, econômicos e rápidos. Estamos falando de uma evolução em todos os aspectos em relação às famílias anteriores”. Afirma David González, diretor geral da Intel no Brasil. “Podemos também dizer que a 6ª geração está preparada para responder à evolução na forma de uso dos computadores pela qual estamos passando agora. São processadores que se adaptam sem qualquer problema aos mais diversos formatos, tamanhos e formas de uso”, conclui.
  
A nova família de processadores também permitirá o uso da Intel® RealSense™ Technology.. Por meio dela o usuário terá novas possibilidades de interação com seus computadores, como, por exemplo, usar seu rosto para desbloquear o equipamento, adicionando mais uma camada de segurança, ou interagir com o computador usando gestos, da forma mais simples e intuitiva.
  
As novidades da 6ª geração são bastante atraentes para o público mais exigente de todos: os gamers. Patrocinadora do Intel Extreme Masters, mais longevo campeonato de eSports no mundo, a empresa vem investindo com solidez no setor. No Brasil, a Intel está acelerando o ecossistema de PCs para games no país. A 6ª geração de processadores Intel Core irá atender o desejo deste público por desempenho superior, gráficos de ponta e novas tecnologias de interação em dispositivos com os mais diversos formatos: nos desktops de altíssimo desempenho da X5 aos notebooks gamers das linhas Acer Predator, Dell Inspiron 15 7000 Gaming Edition e Lenovo Idapad Y700.

A nova geração para os negócios
  
A Intel também anunciou a chegada 6ª Geração dos processadores Intel Core vPro™, voltados para o uso corporativo. Com eles, a Intel pretende trazer toda a inovação desta geração, atendendo às mais exigentes demandas de um ambiente de trabalho moderno, onde se concentram grande parte dos computadores com mais de cinco anos de uso.
  
Assim como nos modelos voltados para o usuário doméstico, a nova geração vPro™ irá trazer uma economia no uso de energia que beneficiará diretamente as empresas, além de um maior tempo de vida das máquinas e uma melhora na performance semelhante à encontrada nas versões voltadas para o uso doméstico. Contudo, o principal foco da nova família vPro™ está nas melhorias em segurança.
   
Esta nova geração de processadores conta com a tecnologia
Intel® Authenticate, que busca aumentar ainda mais a segurança nos computadores corporativos. Preparado para lidar com um ambiente virtual em que hackers e outras ameaças virtuais são constantes, o Intel Authenticate opera como uma solução de autenticação multifator melhorada por hardware que fortalece a proteção da identidade no PC, tornando-o menos vulnerável a ataques visando credenciais de identidade e segurança.
  
Além disto, a Intel apresentou soluções que deixarão o dia-a-dia das empresas mais ágil e prático. Entre elas está a Intel® Unite™, que proporciona uma maneira mais inteligente e conectada para realizar reuniões usando videoconferência de maneira que conectores e cabos não sejam mais um empecilho, além de oferecer compatibilidade com monitores novos e antigos.
  
Outra novidade anunciada tem como foco as pequenas e médias empresas. Ciente dos desafios que organizações de menor porte enfrentam com relação à infraestrutura digital necessária, a Intel passa a oferecer a Intel® Small Business Advantage (Intel SBA). Ela fornece aos donos de pequenos negócios uma maneira fácil e centralizada para conectar e compartilhar informações com atualizações automáticas de segurança e manutenção. A Intel SBA inclui recursos de colaboração, como chat e compartilhamento de arquivos, juntamente com capacidades de segurança, como bloqueador USB, a fim de ajudar os proprietários de pequenas empresas a melhor controlarem seus dados.

Parceiros e canais
  
Dispositivos equipados com a 6ª geração de processadores Intel Core, para todos os modelos de uso e faixas de preço, já estão disponíveis no Brasil. Até o final do primeiro semestre de 2016, mais de 20 modelos estarão disponíveis por meio de fabricantes como Acer*, Aldo*, ASRock*, Asus*, Daten*, Dell*, Gigabyte*, HP*, Lenovo*, Logitech*, MSI*, Positivo*, Vaio* e X5*.
Os produtos podem ser encontrados nas principais redes varejistas do país e canais de distribuição.

Intel e o logo da Intel são maras registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países.

* Outros nomes e marcas são propriedades de outros.

2 comentários:

  1. Excelente texto e infelizmente comprei um notebook i5 da 5a geração 4 meses atrás. Aí já me deparo com a chegada da 6a geração... não há como acompanhar a evolução tecnológica, desta forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não esquente com isso hoje os processadores atuais dão conta do recado basta no maximo atualizar a vga e memoria e adicionar um ssd para a maquina ficar atualizada

      Excluir