terça-feira, 1 de março de 2016

Simplificando TI com Infraestrutura HPE hiper convergente e mais...

Sou muito suspeito quando emito opiniões sobre este assunto, pois é algo que me fascina. Para alguns pode até parecer assunto árido, mas olhando com calma, não é não. A grande maioria das pessoas apenas e tão somente precisa que os recursos de TI funcionem e nada mais. Mas com o passar do tempo, com a imensa digitalização dos processos de negócio de TODAS as áreas da economia como varejo, bancos, manufatura e até serviços dependem cada vez mais da tecnologia em seus modelos de negócios... Uber, Airbnb, e tantos outros serviços desruptivos não existiriam se não fosse o uso intenso de tecnologia.

Há cerca de 8 ou 9 anos a virtualização de servidores iniciou uma revolução na gestão da infraestrutura de TI pois permitiu consolidação de recursos (vários servidores lógicos dentro de um mesmo servidor físico). Depois surgiu ainda no contexto da virtualização o conceito de alocação dinâmica de carga e tolerância a falhas. Se um servidor físico tivesse uma pane, todas as VMs (virtual machines) daquele servidor seriam movidos para outro servidor físico, bem como, se um servidor físico ficasse sobrecarregado automaticamente algumas VMs seriam movidas para outro servidor físico para aliviar e equilibrar a carga de trabalho.




Mas os grandes fornecedores de soluções de TI perceberam que isso era apenas o começo e desenvolveram um grande conjunto de soluções que agregam camadas e mais camadas de gerenciamento, administração, provisionamento, etc. Neste meio do caminho surgiu o conceito de servidores convergentes que consiste, na minha opinião, do melhor dos mundos. Trata-se de um dispositivo único, totalmente integrado, rede, storage e processamento (servidor), em um chassi único que por isso mesmo têm alto desempenho uma vez que a conexão entre os elementos é interna e de altíssima velocidade.  Um dos grandes fornecedores deste tipo de solução é a HPE, Hewlett Packard Enterprise.



Além disso, diversas destas “caixas” podem ser agregadas e somadas (tecnologia chamda de “scale out”) para proporcionar ainda maior poder de processamento. A HPE (Hewlett Packard Enterprise) dispõe de diversos modelos com incríveis capacidades de processamento e armazenamento de tal forma que uma dessas “caixas” tem capacidade para suprir a necessidade de uma empresa. A saber são os modelos ConvergedSystem 200, HyperConverged 250, ConvergedSystem 300, ConvergedSystem 500, ConvergedSystem 700, e ConvergedSystem 900, cada um deles indicado para uma certa carga de trabalho e aplicação. E quando agregadas... tornam-se uma ilha de alto poder de processamento e o berço ideal para uma nuvem privada de altíssima capacidade.




Estas soluções podem ser integradas com soluções de terceiros, hardware e software pois se baseiam em padrões abertos como openStack, Cloud Foundry e permite que sejam agregados soluções como VMware, Citrix, Microsoft, bem como de város fabricantes de dispositivos de storage, rede, servidor, etc. A camada OpenView de gerenciamento proporciona a abstração necessária para lidar com este grande “pool” de recursos físicos tornando a tarefa de administrar os recursos de TI extremante mais fácil e ágil.

Mas não pense que o objetivo final disso tudo é apenas tornar mais simples a administração de TI, como um fim em si mesmo. Esta simplificação é VITAL para trazer a agilidade necessária para os processos de negócios! Antigamente viabilizar uma nova estrutura de TI para suportar um novo projeto, novo produto ou serviço, poderia demandar MESES. Isso caiu para semanas e dias com a chegada da virtualização e ferramentas de produtividade. Mas atualmente criar um novo ambiente para novo projeto (rede, servidor e armazenamento) pode ser feito em questão de MINUTOS com a utilização das soluções mais modernas.

Em tudo que estamos falando ainda nem introduzi o conceito da NUVEM PÚBLICA. Pense comigo como isso ainda vai muito mais longe!! A HPE está fortemente concentrada em ajudar as empresas a implantar o que ela chama de “Hybrid IT”, ou seja, parte dos recursos e aplicações alocadas em uma rede privada, que usa, por exemplo, as soluções convergentes (como as citadas acima) e também parte em uma nuvem pública. Mas isso já existia, era o conceito de Nuvem Híbrida. O que mudou no discurso da HPE? O que entendi é que as ferramentas de gerenciamento permitem que ambientes de rede privada e pública sejam administrados de forma única, centralizada, com total transparência de onde estão sendo alocados os recursos. Mas se necessário for pode ser explicitado o local para alocação e provisionamento dos recursos (seja por questão de segurança, latência, etc.).



Mas ainda há muito mais por vir. A HPE nomeou um novo conceito de administração de recursos de TI, o “Composable Infrastructure”. Em detalhes, o que isso significa? Ainda não sou capaz de dividir isso com os leitores, pois o conceito de “Composable Infrastructure” me escapa, eu reconheço. Mas que melhor pretexto eu tenho para poder me aprofundar neste assunto e poder trazer mais algumas informações e opiniões para os leitores!! Fico devendo para a próxima vez!! Conto com a HPE para me dar uma mãozinha com estes novos conceitos, bem como outros valorosos membros deste fascinante mercado.










Nenhum comentário:

Postar um comentário