quinta-feira, 5 de junho de 2014

Ampliando horizonte com um monitor auxiliar USB

Quem já teve a experiência de usar um computador com dois monitores logo percebe o grande ganho de produtividade que isso traz para o usuário. Habitualmente isso é feito com computadores de mesa. As tarefas podem ser divididas em monitores separados, ao gosto do usuário como, por exemplo, e-mail em uma tela e navegação Internet na outra ou um software de uso diário, produção de texto, um ERP... São infinitas possibilidades.

A AOC, tradicional fabricante de monitores e TVs (com sua marca própria e fabricante para várias outras marcas renomadas) trouxe para o Brasil uma versão portátil de monitor que usa apenas e tão somente USB para conectá-lo ao computador ou notebook. O conceito deste produto é fantástico pois traz para a grande maioria das pessoas um recurso de certa forma ainda pouco explorado permitindo o aumento da área útil de trabalho. O monitor tem tela de 15.6 polegadas, é bastante leve (pouco mais de um quilo) e se conecta ao computador apenas por um único cabo USB (dados e energia).



Figura 01 – Monitor AOC USB 15.6”


Facilidade de instalação é um fator de destaque. Em um dos PCs testados instalei o CD e ao plugar o cabo USB, o produto funcionou de forma imediata. Em outro PC testado eu me esqueci de instalar o software, mas mesmo assim, para minha surpresa o Windows 7 consegui achar na Internet (Windows Update) e instalar o suporte ao produto.


Figura 02 – Windows detecta e instala sozinho o driver



Versatilidade

A possibilidade de pivotar o monitor, ou seja, colocá-lo na vertical ou na horizontal é fator de grande destaque. Não apenas pelo reconhecimento por parte do Windows (vide tela abaixo), mas também pela forma “automática” de reconhecimento. Ao ser reposicionado o Windows percebe a mudança e transforma o monitor de 1366x768 em um monitor de 768x1366 e ajusta a exibição de acordo.


 
Figura 03 – configuração da segunda tela, modo normal ou vertical


Figura 04 – monitor posicionado na vertical – ótimo para textos

Tamanho e peso

As dimensões da tela estão bastante equilibradas.  Por causa de seu tamanho o monitor é suficientemente pequeno para ser transportado em uma sacola ou mochila, junto com um notebook. Eu fiz isso inúmeros dias, usando o produto em outros locais, também para ver o grau de curiosidade das pessoas em relação ao produto. Assim o aspecto portabilidade está muito bem resolvido. O peso do produto não chama a atenção nem incomoda. O fato de não precisar de uma fonte de alimentação externa, usar a força do próprio cabo USB é fator bastante positivo.

Por outro lado a dimensão da tela se revelou ótima para uso com Outlook. Assim o usuário consegue trabalhar em uma tela e monitorar e-mails que chegam na tela (AOC) ao lado. Já o uso com WORD/textos requer uma observação. Usado na horizontal a tela tem dimensões perfeitas para a função. Usado na vertical, exibindo a página inteira de uma só vez, pelas dimensões da tela as letras ficaram para mim um pouco pequenas e o conforto visual ao se trabalhar desta forma não é pleno. Mas o ajuste de zoom do próprio Word pode ser usado para ampliar a área visualizada.

A despeito desta observação, percebi que a AOC encontrou um compromisso Usabilidade x Peso x Tamanho bastante apropriado. Pode ser que no futuro, com o amadurecimento deste mercado possa surgir espaço para um produto semelhante com tamanho de tela maior. Mas para este momento o produto tem peso e tamanho adequados.

Observações

Gostei muito da solução, mas visando tornar ainda melhor o produto eu tenha algumas sugestões. O encaixe do cabo USB (onde ele fica embutido) poderia ter um acesso um pouco mais fácil, por exemplo, na lateral e não na base do monitor. Quando a haste de suporte do monitor está na posição que o deixa de pé, o encaixe é mais simples.

Seria bem-vindo ajuste de luminosidade, seja automático (em função do ambiente) ou mesmo manual. O brilho do monitor é bom para todos os tipos de uso, mas algumas pessoas podem preferir mais forte ou mais fraco.

Penso que a possibilidade de usar uma base para aumentar a altura do monitor seria desejável para alguns tipos de uso do produto. Mesmo que esta base fosse um acessório, cobrado à parte.


O “teste de campo”

Durante o processo de testes eu transportei o monitor USB e o utilizei em conjunto com meu notebook ao longo de algumas semanas. Minha intenção era descobrir o quanto as pessoas iriam perceber aquele segundo monitor. Alguns me perguntaram se era um “porta retratos digital” de tamanho grande. Outras pessoas perceberam se tratar de um segundo monitor, mas não sabiam onde ele estava conectado. Isso é fato, ainda há muitas pessoas que não conhecem o recurso do segundo monitor. Ao saberem que estava ligado ao meu notebook ficavam muito interessadas e já começavam a especular como utilizariam, quais programas iriam para a segunda tela, etc.

Algumas pessoas manipularam o produto e estas se surpreenderam com sua leveza. Os valores percebidos pelos usuários são essencialmente dois, a funcionalidade de segunda tela (aumento de produtividade associado é um valor intrínseco) e a característica da portabilidade pelo peso e tamanho.

O recurso de “auto-pivot”, ou seja, mudar a orientação do monitor e o sistema operacional (no caso Windows 7) detectar automaticamente e ajustar a exibição causou surpresa e satisfação perante os usuários. É um ponto forte a ser destacado.

Usuários de notebook já têm saída para uma segunda tela (segundo conector VGA), assim quem precisar mesmo de muito espaço pode ter em sua mesa de trabalho seu monitor extra que se soma à tela do computador. Alguns podem fazer uso do AOC USB como uma terceira tela!!! E na hora de sair notebook e monitor USB cabem facilmente na mochila para levar a área de trabalho estendida para onde quer que se deseje!

Mais informações podem ser obtidas na página deste monitor no site da AOC.


A fabricação deste monitor

A AOC produz esta versão USB de monitor na sua fábrica na cidade de Jundiaí, perto de São Paulo. Tive a oportunidade de visitar a fábrica durante a produção deste modelo. Vários pontos chamaram minha atenção. Poucos anos atrás eu visitei as instalações da empresa Gigabyte (conhecida no Brasil pelas suas placas mãe) em Taiwan. Percebi muitas semelhanças entre as instalações de Jundiaí e as de Taiwan, seja pela organização, limpeza, processos seriados, painéis informativos... Interessante.

Esta fábrica tem linhas modulares, ou seja, permite que vários produtos sejam produzidos após algum tempo de preparação. Isso confere flexibilidade ao processo e produção daqueles itens que têm maior demanda ao longo do tempo, bem como produtos que ainda nem foram criados podem ser fabricados no futuro!

Nesta visita pudemos conhecer mais da TPV e da AOC. Para quem não sabe a TPV, detentora da marca AOC é a maior fabricante de painéis, telas de TV e monitores do mundo. No Brasil a produção de tablets e monitores (domésticos e profissionais) é feita na fábrica de Jundiaí enquanto as TVs (de marca AOC e para terceiros) é feita na instalação de Manaus.

Durante a visita eu capturei alguns momentos na linha de produção em um vídeo informal que pode ser visto por meio deste link.  Em seguida mostro algumas das muitas fotos que tirei na fábrica para ilustrar esta visita.



 
Figura 05 – visão da fábrica – bancada de montagem de placas


 
Figura 06 – visão da linha de produção


 
Figura 07 – bancada de testes


 
Figura 08 – monitor USB sendo montado

6 comentários:

  1. Salve! Mestre Flávio, por acaso chegou a testar o monitor com alguma distribuição Linux ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlio!! Não testei com Linux... mas vou questionar a AOC!!!

      Excluir
  2. Boa tarde, funciona com o Mac? Agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até quando eu testei não havia versão para MAc, vale a pena checar no site agora.

      Excluir
  3. Gostei muito do seu artigo e me interessou muito este monitor para usar como uma terceira tela, pois já tenho um monitor ligado na saída VGA. Ele vai realmente funcionar como uma terceira tela ou vai duplicar uma das duas? Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. funciona bem com games de corrida ,no caso dividindo a tela (três monitores)?

    ResponderExcluir