Quando um software está inacabado, mas seu
desenvolvedor precisa interagir com seu mercado, seus futuros usuários este é divulgado prematuramente. É algo proposital e visa exatamente
testar pontos do projeto, localizar alguma falha não reconhecida, sinalizar para o mercado
o que está sendo feito, etc. Muitas
vezes estes produtos são conhecidos por
seus nomes de código: Project Blue
(Windows 8.1), Longhorn Server (Windows Server 2008), Whistler (Windows XP),Yukon
(SQL Server 2005), Rosario (Visual Studio 2010 Ultimate), só para citar alguns. Desta vez quem fez
algo do gênero foi a Ford com
objetivos idênticos aos da indústria de software. Não deixa de ser surpreendente.
De forma parecida como fez na ocasião do desenvolvimento do projeto do EcoSport, a Ford compartilhou com jornalistas neste dia 13 de novembro as características de seu novo carro que ocupará um segmento ainda inexplorado pela empresa. O nome (provisório) do carro apresentado é KA Concept. Se você visualizou em sua mente o velho e bom KA que existe hoje, passe uma borracha e comecemos de novo.
Inicialmente devo esclarecer que esta atitude de mostrar um carro ainda em fase intermediária de seu projeto é uma característica incomum no Brasil, mas bastante recorrente nos mercados europeu e americano, principalmente para criações globais (carros que estarão em muitos mercados). Isso ajuda o fabricante a validar os conceitos já aplicados em função das reações da mídia e potenciais consumidores e eventualmente proceder pequenos ajustes. Fazendo uma analogia com o mercado de tecnologia o que a Ford fez foi mostrar uma “versão alfa ou beta” de seu produto. Pena que em TI só exista isso com software e não computadores e outros dispositivos... Seria bem útil esta interação com seus potenciais clientes.
O KA Concept é um projeto feito pela equipe de engenharia e design brasileira que se situa no complexo industrial de Camaçari (ao norte de Salvador na Bahia). Esta planta industrial fica em um terreno de 7 milhões de metros quadrados e conta com 10.000 funcionários aproximadamente. A Ford planejou investir no Brasil 4.5 bilhões de reais entre 2011 e 2015 sendo 2.8 bilhões de reais no nordeste brasileiro. Com estas expansões e investimentos o complexo de Camaçari passa a ter capacidade de fabricação de 300 mil veículos por ano já em 2014.
Como pode ser visto nas fotos do “carro conceito” de fato ele nada tem ver com o antigo KA que terá sua fabricação interrompida no final de 2013 pois ele não pode receber ABS e airbags como exige a nova legislação. Para começar este KA Concept é construído sobre a mesma plataforma do New Fiesta e do EcoSport. Isso explica o porquê do carro ser um pouco maior e ter 4 portas e não duas como o seu antigo homônimo.
A proposta da Ford com este estudo de conceito é oferecer um carro em um nicho ainda inexplorado por ela e possivelmente por outros fabricantes. Será um carro “de entrada”, de custo mais acessível, mas sem despojá-lo de avanços tecnológicos normalmente encontrados em carros de categorias superiores. Segundo seus estudos de mercado o consumidor brasileiro prefere carros mais equipados, mesmo nos segmentos de entrada, desde que o preço ainda seja viável para ele. Este é o desafio.
Nas palavras da Ford: “O KA Concept foi projetado com muitos recursos normalmente reservados para veículos mais caros. Ele oferece liderança em economia de combustível na categoria, interior espaçoso e confortável para cinco pessoas, o ar-condicionado mais eficiente de sua classe e uma série de tecnologias úteis, como um compartimento central para o encaixe de celular e outros dispositivos móveis, além de sistema de conectividade SYNC®. Estas características são importantes para os consumidores de carros compactos, que exigem um pacote cada vez mais robusto de recursos por um preço acessível.”
Na apresentação pude fazer um filme que mostra o KA Concept de todos os seus ângulos e pode ser visto neste link ou no quadro abaixo.
Um ponto importante é a presença do DNA da empresa no visual, a começar pelo radiador frontal no mesmo formato usado em seus irmãos maiores como New Fiesta, EcoSport, Fusion, etc. Faróis e lanternas envolventes também fazem parte desta identidade visual que está sendo sabatinada pela imprensa neste momento (e dividida com muitos leitores, ouvintes e espectadores). Certamente é um carro que se situa abaixo do New Fiesta na família Ford e irá enfrentar os concorrentes VW Gol, Fiat Palio, GM Onix e Hundai HB20.
Por se tratar de um lançamento de um carro global existem muitas condições a serem cumpridas, padronização de processos, materiais, adequação aos respectivos mercados, etc. Porém me surpreendi ao saber que mesmo com todo este necessário rigor existente para produzir um carro que poderá rodar na China, Rússia ou alguns países do exigente mercado europeu (como está para acontecer com o EcoSport), há espaço para realizar até 20% de alterações para melhor adaptar o veículo a um determinado nicho geográfico e cultural. A título de exemplo, o consumidor asiático gosta de carros com o interior na cor branca, algo que o brasileiro não aprecia, mix de cores oferecidos (no Brasil preto e prata ainda são maioria), etc.
O modelo exposto nas fotos e no vídeo era um “mockup”, ou seja, um veículo não operacional. Pronto por fora, mas sem painel, detalhes no interior nem motor. Via-se freios a disco nas quatros rodas, a se confirmar se sairá assim de fábrica ou se será recurso opcional. Falando em motor a o complexo de Camaçari terá operacional no primeiro semestre de 2014 uma nova fábrica de motores de onde sairá um novo tipo, bastante moderno que equipará o KA Concept. Trata-se de uma unidade de 3 cilindros, de 1.0 litro de capacidade e potência estimada entre 85 HP a 90 HP (a ser confirmado). Esta é uma tendência tecnológica interessante e outros fabricantes já têm ou estão em vias de dispor de motores de 3 cilindros (e não 4 como habitualmente usam este tipo de carro) que são mais leves e mais econômicos.
Embora não tenha sido um lançamento para o mercado (não haverá KA Concept nas concessionárias até meados ou final do ano que vem) o evento aconteceu com grande repercussão e presenças ilustres, políticos (governador, prefeito, ministros, etc.). Mas quem de fato abrilhantou a ocasião foi nada mais, nada menos que Bill Ford, presidente do Conselho Mundial da empresa e “apenas e tão somente” bisneto de Henry Ford, o visionário fundador da companhia absolutamente associado ao famoso Ford T e criação de linhas de produção em série. Confesso ter sentido um frio na barriga ao estar ali na presença de tão importante personagem.
O lançamento será apenas do meio para o final de 2014. O nome não será KA Concept e sim algo diferente que já está em estudos. Possivelmente a Ford ainda irá mostrar para o público (por meio da imprensa) etapas subsequentes do processo de desenvolvimento deste carro mundial. Mas algo me impressionou sobremaneira nesta ocasião. Tanto quanto ou talvez ainda mais que a presença do real descendente de Henry Ford foi observar a reação dos empregados da Ford Camaçari, que também estavam presentes nesta solenidade. Eram muitas centenas, talvez mil ou mais que se esforçavam para obter boas fotos com seus telefones celulares no ato da apresentação do KA Concept, vibrantes e entusiasmados. Orgulhosos por participarem deste pedaço da história da companhia e da indústria automobilística. Projeto esmerado, excelência técnica, design sofisticado, tudo isso é essencial, mas nada será conseguido sem este grande engajamento por parte das pessoas que vão literalmente construí-lo por suas próprias mãos. Agora é esperar para ver!
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