sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O Windows 8.1 é ótimo, mas nem tudo são flores!

Muito tem se falado do Windows 8.1 que é de fato um “upgrade” e não um mero “update”, assunto bem discutido nas colunas de Mestre Piropo no ITWEB. Eu mesmo escrevi sobre a interessante evolução do Skydrive no texto “OSkyDrive do Windows 8.1 mudando minha forma de lidar com arquivos” o que reforça o bom trabalho feito pela equipe de Redmond no produto. Porém há alguns pontos que merecem destaque e devem ser conhecidos, pois para algumas pessoas pode ser fator impeditivo para realizar a migração.



RIP (descanse em paz) IEW

Inicialmente destaco um assunto quase cosmético. O IEW se foi. Estou falando do Índice de Experiência do Windows. Criado na época do mal falado (até certo ponto injustamente) Windows Vista, veio para ajudar as pessoas a aferir se seus computadores estavam a altura do sistema operacional e servia para relativizar desempenhos entre PCs distintos. Como qualquer sistema de Benchmark era criticado por ser simples demais. Mas no final apurava 5 índices para processador, memória, disco, vídeo 3D e vídeo para jogos e definia que a pontuação da máquina era o menor deles (o elo mais fraco da corrente define seu limite).


-01
figura 01 – O IEW não existe mais, veja no Windows 8 e não mais no 8.1


Pois é ele sumiu no Windows 8.1 sem nenhuma cerimônia de despedidas. Em alguns fóruns da Microsoft apurei que como o Windows 8 e notadamente o 8.1 se destinam a serem executados em Tablets, notebooks, Ultrabooks e também smartphones este índice ficaria sem sentido quando comparados os resultados em plataformas tão distintas e por isso ele teria sido suprimido. Também apurei que os mais versados em scripts e modo de comando ainda podem obter os resultados, pois o software necessário para extrair o IEW ainda está por lá, mas só acessível via tela de comando. As instruções para isso podem ser vistas aqui.

Entendo as razões da Microsoft, mas este recurso embora criticado por alguns acabou ajudando as pessoas a ter mais um interessante referencial na hora de comparar seu PC antigo com o novo. Se o problema era a multiplicidade de ambientes que vai rodar o Windows 8.1 porque a Microsoft não deixou o IEW vivo apenas para PCs e notebooks?

VPN #FAIL

 Este sim é um caso sério!! Há anos eu uso, bem como tantas pessoas, o recurso nativo do Windows de conexão VPN a diferentes servidores (para fins diversos). Eu usava o Windows 8.0 e todas as minhas conexões VPN (cerca de 10) funcionavam perfeitamente. No Windows 8.1 SEMPRE obtenho uma mensagem que diz assim “Erro 720: não é possível estabelecer uma conexão com o computador remoto. Talvez seja necessário alterar as configurações de rede desta conexão”.


figura 02 – erro 720 no acesso VPN a um computador remoto

Antes de eu migrar para o Windows 8.1, cuidadoso que sou, utilizei o software VMware Converter (ferramenta gratuita disponibilizada pela VMare) para “capturar” meu notebook exatamente com ele era com o Windows 8.0. Na verdade eu ia trocar o HD por um SSD e optei por instalar o Windows 8.1 a partir do zero, formatando a máquina e não o upgrade. Dessa forma eu tinha como comparar item por item das configurações e ter certeza de que apesar da mensagem de erro tudo estava idêntico ao Windows 8 (que funciona perfeitamente). Novamente fui atrás dos fóruns da Microsoft e este problema é bem reportado e há muitas queixas sobre isso, mas até agora (15 de novembro de 2013), a despeito de meu Windows 8.1 estar com TODAS as atualizações instaladas a conexão VPN não funciona!!

Como tenho uma máquina virtual com uma cópia de meu notebooks antigo, em situações de emergência eu me valho deste expediente. Mas não é admissível ter que usar isso desta forma e quantas pessoas, quantos executivos que precisam se conectar aos servidores de suas empresas em viagens teriam a opção de trabalhar com VMs apenas para fazer algo que existe no Windows deste a versão 95 e nunca deixou de funcionar (95, 98, Me, NT 4.0, Windows 2000, 2003, XP, Vista, 2008, 7, e 8.0). As figuras 03, 04, 05 ilustram o que estou falando.



 
figura 03 –Relato erro 720 no site da Microsoft – clique aqui para acessar


figura 04 – Mais um relato erro 720 no site da Microsoft – clique aqui para acessar


figura 05 – reclamação de usuários no site da Microsoft – clique aqui para acessar


SKYDRIVE, ANTIVÍRUS e DRIVERS

Citei em meu último texto a maravilha que é o SkyDrive novo, um novo paradigma de usar arquivos alguns online a alguns off-line. Realmente está ótimo. Porém na versão do 8.1 não existe em lugar algum que eu tenha procurado um feedback sobre as ações do SkyDrive. Até a versão 8.0 no systray (também conhecido como “bandeja do sistema”) havia um pequeno ícone que quando em movimento indicava atividade de sincronização mostrando quantos arquivos ainda havia para serem transferidos, quantos MB ou GB pendentes, etc. Agora apesar de funcionar muito bem, trata-se de um exercício de fé, você acredita que ele está fazendo algo e sabe que um dia, uma hora, a sincronização vai acabar. E parece que a sincronização acontece em momentos de ociosidade, pois arquivos copiados pelo Windows Explorer só aparecem no site do SkyDrive muito tempo depois, às vezes só no dia seguinte, mas aparecem. Usando o Office 2013 isso é totalmente diferente pois o Office “sabe” do SkyDrive e ao criar um arquivo na nuvem ele faz o envio imediato.


figura 06 – o antigo ícone de notificação de atividade do SkyDrive também se foi


Em relação a Antivírus a esta altura já deveria estar resolvido. Espero que sim. Mas diversos produtos como por exemplo o Kasperky Pure 3.0 (que estava instalado no meu PC) foi considerado como incompatível e não pode ser usado. Nem o Kasperky Internet Security deu certo. Eu me socorri ao sempre bom e competente Norton Internet Security 2014 que está rodando maravilhosamente bem no Windows 8.1. Há relatos de outros produtos de segurança que se mostraram não suportados no momento da migração. Possivelmente a Microsoft deve ter “apertado a segurança” no núcleo do Windows 8.1 que provocou esta incompatibilidade, mas isso deveria ter sido conversado com as respectivas empresas para que no ato da chegada do 8.1 cada um dos seu produtos estivesse pronto.

Algo semelhante aconteceu com algumas placas de vídeo e dispositivos mais sofisticados. Por se tratar de uma alteração 8.0 para 8.1 nem a Microsoft e menos ainda alguns fabricantes imaginaram que haveria problemas. Mas uma coisa seja dita, a Microsoft deu acesso a versões beta a usuários e logicamente os fabricantes também tiveram como testar o produto neste novo ambiente. Ou acharam que não precisava e não testaram devidamente ou alguma modificação tardia fez com que alguns dispositivos não ficassem aderentes aos novos modelos de segurança do núcleo do novo sistema operacional.

CONCLUSÃO

O objetivo deste texto é contar duas coisas. O Windows 8.1 é mais do que uma pequena atualização e trouxe um grande progresso em diversas áreas. Por outro lado pequenos detalhes podem desagradar o usuário como por exemplo a falta do IEW ou a falta do ícone indicativo de atividade do SkyDrive. Microsoft as pessoas ainda usam a Área de Trabalho e não apenas a nova interface!

Mas os proprietários de placas de vídeo mais sofisticadas (e caras) devem olhar com muito cuidado antes de fazer a mudança para não terem que voltar para trás se seu específico dispositivo não for ainda suportado e o fabricante ainda não disponibilizou os drivers compatíveis. Um pouco mais sobre isso pode ser lido na páginada Microsoft.

Para mim, apenas e tão somente porque me afeta sobremaneira, o não funcionamento das conexões VPN com o software nativo da Microsoft é muito grave. E estou falando de um notebook tentando se conectar com um Windows Server 2008 R2, ambos da Microsoft. Há relatos de fabricantes de Firewall cujos softwares de VPN também tiveram problemas com o 8.1. Casualmente informo que a solução do fabricante SonicWall está funcionando, pois um dos hosts que acesso é por este caminho e está OK. Vale o mesmo alerta. Quem usa no seu dia a dia conexões VPN vai ter que esperar a Microsoft resolver o famigerado “ERRO 720” antes de migrar e desfrutar de tantos benefícios da nova versão. A não ser que como eu tenha que carregar um HD externo com um máquina virtual com a versão anterior do Windows só para poder usar as tais conexões.

11 comentários:

  1. Olá Xandó, tudo beleza (além do inconveniente das VPNs)?

    Estou "tentando digerir" as novas interfaces Windows (vulgo Windows 8.x) e estou enfrentando uma árdua batalha. Estou tentando usar a versão x64. Primeiro fiz a migração a partir de uma instalação do Vista x86 e atualizado para o 8 e posteriormente 8.1, porém, quando me dei conta eu reparei a enfadonha informação de que havia 2,99GB de memória disponível (de 8GB instalada). Assim percebi que estava com uma instalação x86, a pesar de notar o sistema bem ágil e muito fluído decidi formatar novamente a partição e parti para uma instalação limpa (mesmo sendo uma versão de atualização, usei um subterfúgio para poder ativar. Comprei uma licença, mas, pouco importa nesse caso), aí começou o tormento! A versão x64 tem algum problema com o driver de disco ou sei lá o que! O que ocorre é que a toda hora o acesso ao disco vai ao máximo por alguns segundos e enquanto isso o sistema todo trava até cessar o overhead. Esse processo se repete umas 3 ou 4 vezes em dez minutos. Você tem notícias de algo semelhante? Eu acredito ser algo de errado com a verificação de integridade dos dados da controladora SATA.

    Abraços.

    Carvalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro PpCarvalhof eu não observei este tipo de situação na minha plataforma de testes (um notebook Sony Vaio com 16 Gb de RAM), Mas meu melhor palpite é que se trata de um tipo de incompatibilidade do driver SATA 64 com o seu hardware. Não sei qual é o seu equipamento, mas os fabricantes costumam ter atualizações de chipset, SATA, vídeo, etc, quem sabe não vale a pena conferir? Abs

      Excluir
  2. Esqueci de informar minha configuração...

    Mobo: P55-GD80
    Processador: Core i5-750 (com sérias intenções de passar para um i5-4670)
    HD: 500 GiB (partição de 50 GB no início do disco - área com melhor taxa)

    Esse "inconveniente" faz o sistema ficar impraticável... Sou forçado a continuar no Se7en x64.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuando, se é um PC montado, vale a pena conferir com a fabricante da mobo...

      Excluir
    2. Foi montado por mim mesmo esse PC.

      Sobre uma possível incompatibilidade do driver x64 eu também penso nessa possibilidade (penso mesmo em um "pequeno" UP que comentei), mas, fico meio cético pois acho que a Intel (minhas portas SATA são as do chipset Intel P55 [BD82P55 PCH], mobo MSI P55GD-80 http://www.msi.com/product/mb/P55-GD80.html) não deixaria de fora o suporte à esse produto (mesmo sendo um pouco "idoso"). Estou começando a desconfiar dos cabos/conectores SATA, já que as vezes o Win 7 também dá algumas travadas e quando mexo nos cabos fica "liso" novamente.

      Vou fazer mais alguns testes e se descobrir o que há de errado eu deixo por aqui...

      Abraços.

      Carvalho.

      Excluir
    3. Caro Carvalho isso parece possível!! Seria muito legal se você evoluir neste caso e deixar suas impressões!! Obrigado

      Excluir
    4. Eu estou fazendo uns testes mais eu acho que cheguei à conclusão. Eu (no hábito) de instalar os drivers após as (re)instalações, quando instalei o Win 8 usei os mais recentes no site da Intel (não sou de confiar nos drivers padrão do Windows) e não observei que os últimos drivers para o Chipset P55 só estão disponíveis para o Win 7. Por curiosidade, exclui o driver SATA e aparentemente parou a montoeira de travadas.

      Vou continuar os testes e lá para o dia 15 do mês que vem eu dou o veredito.


      Abraços.

      Carvalho.

      Excluir
  3. marcelobrrj
    voce pode contornar o problema usando TeamViewer que funciona muito bem e tem um serviço vpn interno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcelobrrj essa dica que você deu é bem legal e permite dar uma volta no problema!! Mas quem tem um ambiente já definido, como acesso a um servidor de cliente, onde você não tem como instalar o TeamViewer e somente apenas usar o recurso nativo do Windows Server, não resolve. A MS vai ter que ver isso!!

      Excluir
  4. W8 é só bom para Notbook com touch e sistemas que tenham touch, acredito que o objetivo da Microsoft criar o W8 foi justamente para se adaptar com a tecnologia Touch.
    Utilizo o W8 em um Not(não touch) e não consigo me acostumar com aquela tela bonitinha tipo 'tablet', tive que instalar um software para fazer aparecer a barra no menú iniciar igual do W7 para poder trabalhar mais rapidamente. Em outro Notbook com Touch aqui o W8 ficou muito bom para minha mãe que só usa ele para jogar no Facebook e alguns emulador do Android.
    Eu particularmente não troco o W7 que é um sistema que a Microsoft se superou durante todos os anos e conseguiu até superar o Windows XP que éra imbatível pelo W8 ou 8.1 que seja, para mim é como migrar do Windows XP para o Windows ME.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua participação grande Ander§aymon© leitor de tanto tempo!!
      Eu fiz parecido com você, em um note sem touch eu também instalei um clone de menu iniciar e no 8.0 touch não. Mas no 8.1 eu estou me acostumando. Cada um sabe a melhor forma de usar o OS!!!! Abs

      Excluir