segunda-feira, 15 de julho de 2013

Projetando grandes ideias com um pequeno projetor – Philips PicoPix

Comunicar planos, compartilhar resultados, apresentar um produto ou serviço, ministrar aula ou palestra são atividades corriqueiras no dia a dia. Mas nem sempre dispomos de recurso para ampliar nossa ideia e mostrar nosso raciocínio. Falo por mim mesmo. Por várias vezes eu me vi em uma empresa precisando exibir informações diversas e não havia um projetor disponível: “temos na outra sala, mas nesta não temos”. Como consequência todos se aglomeram em torno de uma tela de notebook, com sensível prejuízo à compreensão de uma ideia sendo colocada em questão.

A necessidade é clara e evidente, não preciso mais falar a respeito. Porém projetores costumam ser grandes, caros e pesados. Testei no passado um projetor pequeno e portátil e por isso já tinha experiência com este tipo de produto. A empresa SAGECOM representa a linha de projetores da Philips no Brasil e me fez chegar às mãos o modelo PicoPix PPX2480. É um produto encantador pela leveza, portabilidade e utilidade. Eu o submeti a testes diversos e vou compartilhar minhas descobertas. Abaixo se encontram as características principais. Veja na Figura 1 o PicoPix 2480 em detalhes e suas conexões.

  •          Peso 230 g
  •          Iluminação por LED, potência 80 lumens
  •          Duração da fonte de luz de 30.000 horas
  •          Resolução 854x480 pixels
  •          Contraste 1000:1
  •          Dimensões: 10.5 x 10.5 x 3.2 cm
  •          Peso 290 g
  •          Conexões VGA, HDMI, Vídeo Componente, USB
  •          Leitor de cartão de memória SD (música, fotos e vídeo)
  •          Controle remoto



 
Figura 1 – Philips PicoPix 2480 – frente e parte traseira com as conexões

Vou descrever o ambiente de teste que foi propositalmente montado de forma “rigorosa”. Escolhi uma sala parcialmente iluminada. Esta é uma situação comum. Nem todo ambiente que desejamos utilizar este tipo de projetor pode ser escurecido completamente. Havia uma parede na cor bege onde havia pouca luz e uma parede razoavelmente iluminada. A cor bege também não é a melhor superfície para projeção (tela branca ou parede branca é a situação ideal). Assim o teste pode ser considerado “real” em um ambiente típico que se pode encontrar em empresas. Este ambiente pode ser visto na Figura 02.

 
vide Figura 2 – ambiente do teste do Philips PicoPix 2480 – sala parcialmente iluminada

No primeiro momento utilizei uma distância menor, cerca de 2 m da parede. Isso gerou uma imagem de 140x80 cm aproximadamente. Isto é apropriado para uma reunião para 8 pessoas, visto na Figura 02.

Posteriormente levei o projetor até a distância máxima possível nesta sala, um pouco mais que 3 metros da parede. Isso gerou imagem com tamanho de 195x105 cm aproximadamente. Segundo as especificações técnicas é possível obter projeções entre 30 cm e 300 cm. Isso realmente é obtido, mas no tamanho máximo (300 cm) a luminosidade já não é tão forte e o a capacidade de foco está também no limite. Penso que até 2 metros de projeção ainda se obtém ótima qualidade. A projeção no tamanho máximo que testei (perto de 2 m) está mostrada na figura 03.


 

Figura 3 – PicoPix 2480 projetando imagem de perto de 2 m

Como pode ser visto na figura 02 e figura 03 eu usei uma deselegante pilha de livros e cadernos para ajustar a altura do PicoPix. Funciona, mas no dia a dia será mais eficiente usar um pequeno tripé para esta função. Trata-se de acessório que não faz parte do produto e pode ser comprado à parte. Encerrado o teste eu percebi que poderia ter usado o tripé de minha máquina fotográfica uma vez que o encaixe é padrão.

O tripé ou algo que eleve a altura do projetor também cumpre outra função muito importante. Quando se posiciona o projetor muito baixo e ele é apontado para cima ocorre uma alteração na imagem chamada de distorção de paralaxe. Ou seja, a imagem deixa de ser um retângulo e vira um trapézio, com a parte superior maior a parte inferior menor. Projetores de maior tamanho e mais sofisticados têm recursos para compensar este tipo de distorção, mas não o PicoPix 2480. Não é um grande problema, desde que se ajuste a altura convenientemente. Se você olhar a figura 03 novamente com muita atenção verá que há uma pequena distorção de paralaxe (maior em cima e menor em baixo), que seria eliminada se eu tivesse posicionado o projetor 10 ou 15 cm mais acima.

Antes de continuar eu queria dar uma ideia melhor do diminuto tamanho do PicoPix 2480. Eu citei que ele tem 10.5 x 10.5 x 3.2 cm e 290 g. Mas nada com uma foto. Afinal uma imagem vale por mil palavras, certo? Na figura 04 eu mostro o projetor sobre a minha mão e seu prático controle remoto.

 
Figura 4 – PicoPix 2480 – tamanho real


O fato dele ser pequeno assim o confere uma característica interessante que é sua grande portabilidade. Ele pode ser usado ligado à tomada ou não! Ele dispõe de uma bateria interna que lhe confere autonomia de uso de até 2 horas. Vale ressaltar que no modo bateria sua potência é reduzida de 80 lumens para 54 lumens, mas ainda assim bastante utilizável.

Há ajuste de brilho e contraste, bem como saturação da cor que podem ajudar a aprimorar a imagem em função do ambiente. Em bateria quanto maior o brilho menor a autonomia. Usando 60% do brilho máximo consegui projeção durante 1h51 minutos, ou seja, bastante próximo dos dados do fabricante. Usando brilho demasiado a imagem começa a perder definição, assim o melhor mesmo é trabalhar entre 40% e 80%.

Uma vez que entendi e testei as características  de projeção do PicoPix parti para explorar outras funcionalidades. O ponto de partida é sua tela principal que contém um menu muito simples formado por diversas figuras. Isso pode ser visto na figura 05. Casualmente apresento o menu em inglês, mas ele pode ser exibido em diversos idiomas inclusive em português (de Portugal no qual tela é ecrã – único termo pouco comum).


Figura 5 – PicoPix 2480 – menu de opções

Este menu mostrado na figura 05 pode ser controlado por botões presentes no próprio corpo do aparelho. Bem melhor quando usado pelo controle remoto (mostrado na figura 04). Percebi isso, pois ao usar os botões no próprio aparelho, devido ao equilíbrio instável do PicoPix na minha pilha de livros, eu invariavelmente o tirava de posição ao usar seus botões. Isso não acontece com o controle remoto. Aliás, o controle tem ótimo alcance. Mesmo a 3 ou 4 metros de distância eu pude comandar o aparelho.

A opção VÍDEO é usada para reproduzir arquivos de vídeo em diversos formatos (.avi: MJPEG, MPEG-4, H.264; .mov: MJPEG, MPEG-4, H.264; .mp4: MJPEG, MPEG-4, H.264; .mkv: MPEG-4, H.264; .flv: FLV, H.263, H.264; .ts: H.264; .m2ts: H.264; .swf: SWF). A opção PICTURES (IMAGEMS) é usada para reproduzir arquivos de fotos em diversos formatos (JPEG, BMP, PNG, GIF, TIFF). A opção MUSIC (MÚSICA) é usada para reproduzir arquivos de música nos formatos MP3 e WAV.

Vídeos, fotos ou músicas podem estar no cartão de memória inserido no aparelho ou em um pendrive inserido na porta USB (usando o adaptador mini-USB para USB que o acompanha). Também pode ser usado um HD externo USB.

A opção SOURCE (ORIGEM) permite escolher a conexão usada para reproduzir o conteúdo. Há em sua parte traseira um conector mini-HDMI e acompanha o PicoPix um cabo com conexão VGA que pode ser plugado na mini-HDMI. Assim notebooks e desktops com saída VGA podem imediatamente usar o projetor. Eu testei com um cabo HDMI-mini-HDMI que tenho (não acompanha o produto) plugando na saída HDMI do notebook de testes. Sucesso. Acompanha o PicoPix um cabo mini-HDMI e vídeo Componente (plug RCA) que não testei, mas pode ser usado em vídeo games ou câmeras de vídeo mais antigas.

Eu esperava que a qualidade da imagem fosse melhor com o cabo HDMI-mini-HDMI, mas na prática o cabo VGA apresentou mesma qualidade. Apenas na situação de tela grande, cerca de 2 m é que percebi alguma melhoria na imagem usando o cabo HDMI e não o VGA.

A opção SETTINGS (CONFIGURAÇÕES) permite realizar ajustes diversos na imagem, som, reprodução de música e fotos e vídeo (ordem natural ou aleatória), modo de economia de energia (auto desligamento e eco-mode), mudar o idioma, etc. Há também um interessante conjunto de opções pré definidas para a imagem:  VIVO, NATURAL, CINEMA, etc. Um exemplo disso está presente na figura 06.



Figura 6 – PicoPix 2480 – telas de opções e ajustes diversos

Existe um “detalhe” importante para ser comentado. Se você ler com atenção as especificações verá que este projetor tem resolução nativa de 854x480 pixels. Eu o utilizei com meu notebook que estava trabalhando a 800x600, 1024x768 e 1366x768 (HD). Ao contrário de projetores mais antigos, que obrigavam o usuário a trabalhar na resolução intrínseca do aparelho, o PicoPix permite que usemos outras resoluções. Porém a imagem que ele projetará será sempre em 854x480 pixels. Ou seja, não adianta exagerar na resolução no notebook, pois haverá perda de qualidade na projeção. Nos testes a 1366x768 (resolução bastante comum em notebooks) a perda de nitidez foi pequena. Apenas ícones e palavras escritas em letras muito pequenas na tela (por exemplo a HORA que fica no canto inferior direito da tela) tiveram perda de legibilidade. Se não quer ter perda alguma de nitidez use o notebook em 800x600 ou no máximo 1024x768.

Na figura 07 pode ser visto o uso típico do PicoPix na resolução HD (1366x768) manipulando um arquivo PowerPoint atestando a boa qualidade. Na figura pode ser visto em primeiro plano o PicoPix, o notebook à esquerda e a projeção da tela ao fundo.



Figura 7 – PicoPix 2480 – uso típico

Uma observação adicional. Quando usado com o cabo HDMI-HDMI (que não o acompanha – usei o meu cabo), o som do computador é transferido para o alto-falante do PicoPix, que não é muito forte. Quando ligado via cabo VGA-HDMI ou Vídeo-Componente-HDMI o som fica no computador. De uma forma ou de outra se o apresentador desejar um som mais impactante pode ligar uma caixa de som mais potente no computador ou na saída de som do PicoPix (quando usa o cabo HDMI-HDMI).

Conclusão

Minha primeira interação com o PicoPix 2480 foi em uma apresentação que fiz e que por precaução o levei comigo. Eu nunca tinha usado este projetor e em 2 minutos já estava convenientemente pronto para a tal reunião. Eu o levara comigo para o caso da tal sala não ter projetor. Acertei, não tinha e o PicoPix me salvou.

Esta singela história é para mim o resumo do modelo de uso típico do produto, ajudar pessoas em reuniões e apresentações. Seu diminuto tamanho e possibilidade de usá-lo com bateria (nem precisa ter uma tomada por perto) são atributos muito convenientes.

Neste contexto ele deve ser entendido. Não espere projeção em telas de 6 metros e muito menos em uma sala fortemente iluminada com 200 pessoas. Ele não tem correção de paralaxe (efeito “trapézio”), nem um sistema de elevação (tripé) que o acompanha. Isso tudo são atributos de projetores parrudos e bem mais caros (embora possa usar tripé de máquina fotográfica se o usuário tiver). Mas por outro lado reuniões de 4 a 12 pessoas, mesmo em ambiente parcialmente iluminado (não precisa estar totalmente escuro) são muito bem atendidos pelo PicoPix 2480.

O  PicoPix 2480 testado faz parte de uma família de projetores portáteis da Philips sendo que existe um modelo de 100 lumens e alguns modelos ainda menores de 30 lumens. Entre os acessórios disponíveis existe o cabo adaptador para iPhone/iPad. Em uma breve pesquisa em lojas virtuais achei o PicoPix 2480 por preços próximos a R$ 2.200,00 (um pouco mais um pouco menos). Em resumo, pequeno, prático, leve e bem funcional



Figura 8 – PicoPix 2480 e todos os componentes que o acompanham

9 comentários:

  1. Xando

    Recentemente em NY comprei um produto semelhante da 3M. Ele vem com um tripé pequeno que ajuda a montar a cena sem ter que empilhar livros ....

    O contraste não uma Brastemp mas, como você disse, salva o dia quando não há outros recursos....

    Abs Celso Gonzalez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graaaaaande CELSO!!! Que prazer ter um comentário seu aqui no meu site!! Achei interessante este pequeno da 3M, pois eles pensaram em detalhes e isso tem valor. EM salas parcialmente iluminadas ou escuras vai muito bem, mas em salas claras, não dá!!
      Grande abraço

      Excluir
  2. ola!
    Acabei de receber em csa o meu picopix2480, e fiz agora a tarde a mesma coisa q o senhor, testando pra saber como usa-lo. sou professora de geografia e como tento evitar pegar peso, adquiri este produto pra facilitar e dinamizar as aulas.
    Meu netbook nao tem entrada vga, entao comprei um cabo hdmi-vga. consegui assim conecta-lo ao pekeno projetor, mas nao saiu som. depois joguei todos os videos no HD externo, conectei no picopix e o som saiu.

    Agora, vou tentar fazer com que a imagem fike maior. espero conseguir pra poder sair de casa com ele pra usa-lo com seguranca e nao passar vexame..

    Suas dicas foram essenciais pois me trouxe mais entedimento, e com muita clareza, alem da forma direta como foi ensinado, nao da pra nao entender.

    obrigada pelas dicas, amigo!
    Foi de grande serventia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Josenete que legal saber que de alguma forma eu pude ajudá-la!! E muito obrigado pelas palavras, afinal se uma professora achou minha explicação clara...
      A dica do cabo HDMI VGA é bem importante!!

      Excluir
  3. Viva
    Boa critica,estou interessado num aparelho destes
    Você sabe se é possível ver os filmes com legendas externas formato SRT no leitor multimedia AVI MKV etc ? Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras Pedro.
      Lamentavelmente eu não testei com legendas SRT... Foi mesmo um lapso. Sinto muito. Abraços

      Excluir
  4. Boa noite, Flávio

    Gostei muito de suas colocações, sou professora e estou interessada em um mini projetor com entrada USB (por motivos óbvios: uma hora de aula em cada sala, perda de tempo para conectar aparelhos, dispor de aparelhos para uso na escola, entre outros). O seu teste foi em sala de reuniões. Será que em uma sala de aula com 35 alunos - não sei especificar o tamanho da mesma :(

    Grata pela atenção!

    Luciana

    ResponderExcluir