segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Reviravolta no comportamento dos vírus, destruidor e suicida

No passado, bem no início dos tempo das ameças virtuais, vírus era um programa que visava destruir os computadores e fazer alarde com isso. Depois passamos para a fase do vírus "silencioso", pois como seu objetivo era roubar informações ficava muito discretamente, sem afetar a máquina para não levantar suspeitas. Mas as empresas de segurança descobriram que de novo o vírus destruidor está de volta e em larga escala. No pequeno texto abaixo que me foi enviado pela SYMANTEC este assustador relato é explicado. E confirma a previsão de que se um dia tivermos uma 3a guerra mundial esta será intensamente travada na esfera cibernética e virtual!!!

Flavio Xandó







Symantec - Novos Ataques Direcionados Buscam Destruir em Vez de Roubar

A Symantec identificou uma nova série de ataques direcionados, identificados como ataques Shamoon, que têm como foco ao menos uma organização do setor energético. A diferença da tendência atual em relação aos ataques direcionados em geral, que se concentram no roubo de informações confidenciais, é que os ataques Shamoon inutilizam os computadores infectados ao corromper arquivos críticos.

Os ataques aproveitam o malware destrutivo conhecido como Disttrack, que além de danificar os arquivos, sobrescreve os registros de inicialização das máquinas infectadas. O malware também possui uma função suicida que resulta em sua eliminação uma vez que alcança o objetivo.

Mais informações estão disponíveis no seguinte blog da Symantec (em inglês): http://www.symantec.com/connect/blogs/shamoon-attacks

As ameaças com  conteúdos destrutivos são incomuns e não é algo tipicamente encontrado nos ataques direcionados. O Symantec Security Response continuará analisando esta ameaça e compartilhará informações adicionais conforme estejam disponíveis. Vale ainda mencionar que os clientes da Symantec estão protegidos contra esta ameaça, a qual é detectada por nossas soluções de segurança, a exemplo da W32.Disttrack.




2 comentários:

  1. S!,

    Xandó, esse vírus tem alvos específicos:

    http://www.gizmodo.com.br/alguem-esta-tentando-derrubar-usinas-de-energia-com-um-virus/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+gizmodobr+%28Gizmodo+Brasil%29

    []s

    Cleber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal Cleber!! Muito obrigado por sua colaboração e participação!!

      Excluir