Meses atrás contei minha adesão ao mundo MAC por meio do fantástico MAC mini no texto “Abraçando o MAC mini. O mini que é o máximo”. Na ocasião eu comentei que não fora fácil começar a utilizá-lo. Isso tudo porque eu resolvi comprar um exemplar “pré-aberto” na loja. Por conta disso tive um ótimo desconto. O MAC mini custava US$ 799 e o comprei por US$ 719. Mas será que valeu a pena? Pela sucessão de fatos que aconteceram você será convidado a tirar sua própria conclusão e se possível compartilhar comigo nos comentários deste texto.
Apple MAC mini
Normalmente é confiável comprar produtos assim, mas de uma forma ou de outra, como eu ainda estava nos EUA quis me garantir e procurei testar o MAC mini. Caso não estivesse perfeito eu o devolveria. Para isso comprei um teclado MAC, que em princípio não precisaria (poderia usar um teclado comum na minha casa), mas precisava dele para experimentar o MAC. Comprei também um cabo HDMI para liga-lo na TV do quarto do hotel.
Mas qual não foi minha surpresa ao descobrir que a TV do hotel estava com o conector HDMI danificado. Sem chance de colocá-lo para funcionar. Apenas o liguei, ouvi o clássico som de um MAC sendo acionado e vi suas luzes acesas. Nada além disso. Era véspera de eu ir embora, não teria outra chance. Resolvi arriscar e trouxe comigo o MAC mini recém-comprado, item aberto e sem testar.
Ao chegar a minha casa o MAC mini foi montado. Teclado MAC (recém comprado), mouse Microsoft (parece uma heresia era o que eu tinha disponível) e meu monitor Samsung de 23 polegadas. MAC mini ligado!! VIVA funcionava!! Sucesso!! Rapidamente o processo de inicialização aconteceu e... Cheguei a uma tela de login na qual era exigida senha para o usuário “JOSE JIMENEZ”. Ué???
A loja americana havia testado o produto antes de revendê-lo. Havia um selo de inspeção comprovando isso. E de fato o MAC mini estava perfeito. Mas quem testou se esqueceu do fato de que o próximo comprador não teria como usar o computador sem dispor da senha definida pelo primeiro “quase proprietário”. Eu estava literalmente vivendo a situação “gaveta trancada com a chave dentro”.
Um computador convencional costuma vir com um CD ou DVD de recuperação o qual se usado o restaura ao estado original de fábrica. Porém o MAC mini não tem leitor de CD/DVD e por isso mesmo não tem CD de recuperação... O que fazer? Achei que, conforme o dito popular, “tinha nadado, nadado e morrido na praia”.
Lembro que esta foi minha primeira experiência com MAC, estava ingressando neste mundo novo. Não tinha muitas das informações que tenho hoje. Assim usuários antigos e experientes de MAC provavelmente já devem desconfiar da sequência da história. Mas viso com este texto alertar e dividir com pessoas iniciantes como eu como sair de uma situação difícil como esta.
Calejado que sou com problemas que aparecem neste admirável mundo dos computadores, sou habitual frequentador de fóruns de discussão. Imaginei que não seria eu a primeira pessoa do mundo a ter este problema (não conhecer a senha ou esquecer a senha do MAC mini). Confesso que cheguei a tentar algumas dúzias de senhas óbvias como “password”, “123456”, “secret”, e outras baboseiras similares. Claro que não deu certo.
Interessante como algumas decisões que tomamos totalmente descompromissadas podem afetar o desfecho de uma história. Comentei que comprei “sem precisar” um teclado Apple. Não fosse isso não teria resolvido o problema (pelo menos da forma simples que acabei resolvendo). Achei em um fórum uma citação contida no site de suporte da Apple : “OS X recovery”. Engenhosa e brilhante solução.
Mac Mini – teclados apropriados para Mac – USB e Bluetooth
No processo de inicialização do sistema operacional se pressionada a combinação de teclas COMMAND-R é iniciado um procedimento de resgate e recuperação. Esta combinação não seria possível usando um teclado de PC uma vez que a tecla COMMAND não existe (pelo menos não diretamente). Instintivamente (e por instrução no tópico de suporte) e estava usando a conexão Ethernet ligada ao MAC mini. Em modo de recuperação o sistema obteve neste “pré-sistema-operacional” endereço de rede e conexão à Internet. Todo o processo seria conduzido de forma online!!! Escolhi a opção de recuperação completa com formatação total do sistema. Recebi o alerta de que demoraria cerca de 4 horas para completar o processo. Natural e compreensível que demorasse usando apenas minha conexão de Internet que é de média velocidade (4 Mbps). Esta solução é usada também pelo MacBook Air que não tem drive ótico.
processo de recuperação do MAC mini
processo de recuperação do MAC mini
Fui cuidar de vários outros afazeres e após o tempo originalmente previsto meu MAC mini não mais estava “amarrado” a Jose Jimenez e sim ao meu próprio usuário e minha própria senha. Daí para frente não encontrei novidades. Efetuei a atualização do sistema operacional, criei minha conta na Apple Store caso viesse a precisar. E acabei precisando. O MAC mini vem com o iLife, um conjunto de softwares de produtividade, entre eles o que eu tencionava usar imediatamente, o iMovie (editor de vídeos). Mas após o processo de reinstalação não havia o iLife instalado. Sem problemas. Entrei na Apple Store e ao localizar o iLife (iMovie, iPhoto e GarageBand) vi que seu preço era US$ 0,00 para mim evidenciando meu direito de instalá-lo sem custo como parte do pacote do MAC mini.
A partir deste episódio venho usando meu MAC mini perfeitamente, com sucesso. Achei mais cômodo usar rede WiFi em vez de Ethernet uma vez que a rede padrão “n” (até 300 Mbps) do mini me dá velocidade mais que suficiente para as tarefas do dia a dia. De lá para cá vida normal, uso perfeito do mini e vários outros aplicativos instalados. Não me esqueci de configurar o TimeMachine para realizar cópias automáticas do sistema para recuperação em caso de eventuais problemas.
Conclusão
Eu confesso que durante muito tempo execrei minha decisão de ter comprado o MAC mini “aberto” na Bestbuy. No texto anterior eu comentei que a experiência de compra na loja Apple é infinitamente diferente e mais agradável do que uma loja “convencional”. Durante o tempo que não tinha descoberto a solução do problema achei que aqueles US$ 80 tinham se transformado na pior economia de minha vida!! Como me deu saudades do ambiente “cool” da loja da Apple e da possibilidade de ter um MAC mini novinho em folha na caixa e sem surpresas.
Do ponto de vista “jornalístico” e investigativo foi fantástica a minha experiência com o mini. Aprendi muito. Descobri muitas coisas. Acostumado com o mundo PC eu nem imaginava que existia um processo tão inteligente para recuperar o sistema. Verdade seja dita, apenas em um sistema bem “fechado” e controlado como o dos produtos Apple isso é possível. PCs com suas multiplicidades de opções, componentes e configurações isso é incrivelmente mais complicado.
Mas concluo que um usuário não merece passar pelos apertos que eu passei. Algumas pessoas teriam jogado o MAC mini no lixo e tido muita raiva. Pensando friamente o tempo que demorei para resolver o problema não valeu a economia. Assim posso afirmar que comprar item aberto em lojas no exterior é bom desde que se haja tempo para realizar o teste do produto e se certificar do pleno funcionamento. Aprendi com esta experiência. Valeu a ponto de eu ter escrito este texto. Mas querem saber? Em uma próxima ocasião vou direto a uma Apple Store curtir aquele ambiente gostoso e sem chances de surpresas!!
Apple Store – onde eu deveria ter comprado meu Mac Mini
OBRIGADO PELA LUZ.
ResponderExcluirVOLTEMOS A LUTA!
OBRIGADO!
Foi mesmo uma luta!! Mas foi vencida!!! Espero que este texto tenha de ajudado de alguma forma.
ExcluirCom certeza ajudou...comprei meu primeiro Mac agora haUhaUhaUhaUha Macmini tb...estou esperando o vendedor enviar (vai me enviar na segunda). Nervoso já, espero não passar por perrengues como este. xD
ResponderExcluirIsso mesmo!! Que bom que este texto pode ajudar você.
Excluir