quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Philips 220TS – um monitor versátil

Testar monitores é algo muito interessante. Há aspectos bastante objetivos na avaliação de um dispositivo, mas há aspectos subjetivos que compõem a análise.  Assim quando o Philips 220TS chegou em minha “bancada” a curiosidade era grande. E logo de cara algumas de suas qualidades saltaram aos olhos. 

É um monitor de 21.5 polegadas, um tamanho excelente. Não ocupa espaço demasiado na mesa tem um bom tamanho de tela. Na operação de desempacotamento e montagem seu modesto peso chama a atenção. O sistema de montagem da base com o corpo é muito fácil de encaixar e principalmente de desencaixar. Em teste recente que fiz demorei quase uma tarde para conseguir desmontar a base para guardar outro equipamento. O 220TS neste aspecto é muito simples, sem sustos.

monitor Philips 220ts – visão frontal

monitor Philips 220ts – visão lateral



O tamanho 21.5 polegadas é perfeito para resolução FullHD (1980x1080). O tamanho de letras e ícones fica confortável e com boa leitura. Já vi monitores menores (19 polegadas) com esta resolução e achei as letras pequenas, pelo menos para mim. Eu bem que falei que teste de monitor tem aspectos subjetivos.

O que não é subjetivo é saber que a tecnologia usada neste monitor é LED, ou seja, ele é mais econômico que o competente e tradicional LCD, usado por tantos monitores. Além disso, tem níveis de contraste e precisão melhores do que a maioria dos monitores LCD. Não importa muito se a “medida” do contraste é 10.000:1, 100.000:1 ou qualquer outro número. O que se percebe neste monitor é que o preto é bem definido e consideravelmente distinto das outras cores. Em alguns monitores o preto é algo meio difuso, não tão escuro. Chega a incomodar. Mas não no 220ts, contraste intenso e preto bem definido. Nas suas especificações consta “Smart Contrast : 20.000.000:1”. Não faço ideia do que este imenso número significa, mas o que vale aqui é a percepção das cores bem diferenciadas, bem definidas e preto “preto” de verdade.

Na foto abaixo pode ser observada a grande variedade de conexões disponíveis. Este é um dos diferenciais importantes, pois hoje em dia cada vez mais um equipamento destes pode ter diferentes modelos e formas de uso.


monitor Philips 220ts – visão geral dos conectores


Abaixo mostro as conexões com mais detalhes. HDMI, VGA, AV (entrada e saída) e antena. Nas conexões laterais há mais um conector HDMI, outra entrada AV e uma S-Video e fone de ouvido.

monitor Philips 220ts – conectores traseiros


monitor Philips 220ts – conectores laterais


Mas o que significa isso tudo? Vamos explicar, parte por parte. A conexão VGA é mais “clássica”, usada nos PCs há mais de vinte anos. Praticamente não existe PC que não a utilize. Opõe-se às conexões HDMI bem mais modernas, usadas inicialmente nas TVs de LCD e por Home Theaters, aparelhos de DVD, Blu-ray, etc. São versáteis, pois transmitem vídeo e som pelo mesmo cabo. Mais recentemente PCs e notebooks trazem esta conexão exatamente para permitir exibir suas imagens em telas grandes. As entradas AV são aquelas que existiam desde os antigos aparelhos de vídeo cassete VHS, compostas por 3 fios, um (geralmente amarelo) para o vídeo e outros dois (vermelho e preto) para o som (canais direito e esquerdo do som estéreo). Atualmente alguns vídeo games, câmeras de vídeo ou fotográficas também usam este tipo de conexão. E fechando as possibilidades existe o conector S-Video, pouco comum, mas presente em algumas câmeras de vídeo um pouco mais antigas. Alguém pode questionar a falta do conector DVI, que foi considerado o sucessor do VGA, presente ainda hoje em diversos monitores. Na verdade a conexão HDMI eclipsou o DVI que vem perdendo espaço para a primeira. Não é uma grande falta, mas se em seu PC você tem apenas conexão DVI o Philips ts220 não serve para você, a despeito dele ter diversas possibilidades de ligação com o PC ou notebook.

Uma das conexões que não comentei foi a de antena de TV. O monitor tem este interessante “bônus”. Ele é essencialmente um dispositivo para ser ligado a PCs que tem também função de TV. Não tinha lido o manual inteiro e achei que a antena era para TV digital. Assim liguei minha pequena e eficaz antena UHF e não obtive imagem alguma. Em seguida pluguei o cabo de minha NET na TV e pude ter acesso a muitos canais abertos (não codificados pela NET).

monitor Philips 220ts – em modo TV


Pesquisando um pouco mais descobri que a Philips tem um modelo muito parecido com este com o decodificador de TV digital, mais TV que monitor. Mas o 220ts “manda bem” como TV também. É interessante poder alternar entre PC e TV com facilidade. Procurei, mas não achei a função “PIP” (picture-in-picture – ver TV em um quadro pequeno enquanto usa o PC).

monitor Philips 220ts – em modo TV


Cabe ressaltar que a qualidade da imagem de TV no 220ts é boa. Mas se comparada com uma TV de fato ligada no mesmo cabo da NET, a segunda opção (apenas TV) esta é melhor. Nem sempre se consegue o máximo desempenho nas diversas funções se o dispositivo atende a vários objetivos. Não posso deixar de mostrar o controle remoto que acompanha o 220ts que além das funções óbvias de TV tem também controles de volume, zoom, formato de tela (16:9, 4:3, 16:10, etc.).

Philips 220ts -  controle remoto

Mas que fique bem claro que se a qualidade da TV é boa, a imagem do monitor de PC é sensacional. Limpa, clara, cristalina, ótima definição e resolução, contraste destacado e ótima legibilidade.

Quando se avalia monitores outra variável importante é o chamado “tempo de resposta”, que no caso do 220ts é de 5 ms (milissegundos – milésimo de segundo). Isso significa que o 220ts seria capaz de reproduzir no máximo 200 quadros em um segundo. Isso é muito mais do que suficiente. Lembro que o cinema trabalha com 24 quadros por segundo  e que os “gamers” mais exigentes demandam 120 quadros por segundo. Enfim, dizer que um monitor é melhor ou pior que outro se um tem tempo de resposta de 5 ms e outro 3 ms ou 8 ms é puro preciosismo. O Philips 220ts não vai deixar ninguém na mão em termos de quadros por segundo e tempo de resposta. Os primeiros monitores de LCD de vários anos atrás eram bem mais “lentos” e em cenas rápidas deixavam “rastro” na tela. Isso não acontece mais e muito menos com este Philips.

monitor Philips 220ts – cena de ação – sem “rastros”


Para concluir quero comentar sobre o consumo de energia deste monitor. Disponho de instrumento para medir consumo com precisão e nas diversas formas de uso o consumo sempre oscilou entre 20 W e 25 W. Pense que isso é quase um terço do que gasta uma singela lâmpada incandescente de 60 W. Ou no outro extremo, um monitor de 22 polegadas da antiga tecnologia CRT (tubo de raios catódicos) gastava quase 250 W, ou seja, dez vezes mais. Mas CRT está no passado (graças a Deus). Façamos a comparação com monitores LCD. Um de meus monitores no escritório é um LCD de 22 polegadas. Este consome entre 44 W e 48 W, literalmente o dobro do Philips 220ts que é retro iluminado por LED. É uma diferença fantástica. Imagem ótima e consumo baixo. O meio ambiente agradece.

Conclusão

Foram poucos os monitores com tecnologia LED que testei. Mas já aprendi que compartilham algumas características muito interessantes: o preto “preto”, ou seja, uma boa definição e diferenciação das cores, elevado contraste e o que acabo de falar, o baixo consumo de energia.

O 220ts é fino, fácil de montar e desmontar e também leve. Carregava-o com segurança com apenas uma mão. Dispõe de um grande conjunto de conectores para todos os fins. Porém quem só tem PC com saída DVI não será atendido por ele. O recurso da TV é fantástico. É muito interessante poder usar o monitor também para acompanhar programas favoritos entre um trabalho e outro no PC. A imagem é boa, mas uma TV “especialista” tem qualidade um pouco melhor.

As características técnicas do monitor não decepcionarão os usuários mais exigentes. Sem entrar em detalhes enfadonhos apenas digo que nível de contraste, tempo de resposta, resolução (1920x1080), ângulo de visão (entre 160 e 170 graus), etc. estão acima dos índices que são requeridos pelo mercado e pelos usuários. Mais detalhes de configuração podem ser vistos aqui. Fazendo uma rápida pesquisa de preços em alguns sites apurei que o Philips 220ts pode ser encontrado com facilidade no mercado por preços que variam entre R$ 499 e R$ 649.



PS : é possível usar um dispositivo que tenha conexão DVI com este monitor desde que seja usado um adaptador HDMI/DVI. Não costuma haver perda de qualidade perceptível e é uma boa e honrosa solução para o problema.





43 comentários:

  1. Ótima análise, Xandó. O que vc achou do som no modo TV? Distorce muito? Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Robinson, que legal te-lo como leitor de meu texto. Que honra!!

    Olha o som deste monitor é bom, mas não é super forte, São apenas 3 W de potência que para os sons do dia a dia vão bem. Músicas se tiverem o volume muito aumentado pode ocorrer distorção. Não tem mágica. Mas se levar em conta que é um som "integrado" ao monitor, é bem legal. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Tenho um monitor igual só que tenho problemas com o som usando HDMI, quando assisto um filme ou jogo PS3 o som some de vez em quando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu monitor ocorre o mesmo defeito.

      Excluir
    2. Meu monitor tem esse mesmo problema, mas o que eu acho que acontece é que quando o som fica baixo, ele corta, e quando aumenta, o som retorna, sei que esse monitor tem AVL (Automatic Volume Limit), já desabilitei, e vice-versa essa função, as vezes melhora quando tá desligada, mas em alguns canais fica horrível mesmo.
      Outro problema desse monitor que eu gostaria de ajuda, é que nenhum controle universal funciona com ele, já tentei com os da SKY, GVT, alguns de outros fabricantes, todos com códigos da Philips, porém ele só aceita seu próprio controle. Alguém passa por isso?

      Excluir
    3. Caro DL Jefferson é muito bom você dar seu depoimento aqui, citando as dificuldades que você teve. Nos meus testes eu não tropecei com este problema. Pena. Sobre o controle remoto universal, deveria ser simples, afinal é PHILIPS!!!

      Excluir
    4. use esse 11365 controle sky rc66l na minha funciona e a tv montor 220ts

      Excluir
  4. Caro SUPERDECO, super obrigado por seu comentário. Ainda mais porque tem um monitor igual a este e usa todos os dias. Sabe que a única situação que não testei, foi com HDMI por falta de dispositivo na ocasião para conectar (meu Home Theater estava em manutenção). Acho estranho um defeito desses. Não era para o som sumir com o PS3 ou filmes. Minha sugestão é exercer o seu sagrado direito à garantia do fabricante e pedir para a Philips dar uma solução. Obrigado e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Usem os códigos mais recentes da AOC para o controle remoto universal.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite!
    Eu ganhei este Monitor/Tv de presente de casamento.
    Em 4 meses o controle começou a apresentar falhas, tentei usar alguns controles e nenhum funcionou, como disse o colega aí acima, controle universal funciona.gostaria de saber a marca e o modelo e que código é este?
    Agradeço a atenção

    PS: quando me trouxeram a TV já tinham perdido a nota fiscal, e quando tentei resolver com a Philips, mandaram eu resolver com a AOC.
    Quem puder me ajudar eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em princípio estes controles remotos universais são bastante abrangentes e deveriam substituir as funções principais deste seu que foi perdido. Espero que o amigo que citou o controle nos conte para facilitar!! Obrigado por sua participação.

      Excluir
  7. Tambem estou com problemas com o controle, e a philips empurra pras lojas autorizadas. Detalhe é que nenhuma delas sequer localiza esse modelo 220TS... Vou comprar um controle comum e colocar o codigo da AOC e depois posto aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante este comentário. Chato não estar sendo encontrado, mas a dica de usar o código da AOC é boa uma vez que a AOC que fabrica para a Philips.

      Excluir
  8. Codigo que funcionou no receptor HD SLIM da sky foi esse: 11365 que é da AOC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Como assim, você usou o controle remoto de um aparelho da Sky com o código 11365 da AOC e funcionou na TV/Monitor 220TS?
      Desculpe perguntar se isso for bem óbvio, mas não conheço como funciona. Então basta comprar um controle universal que aceite este código?

      Excluir
    3. E se possível teria como postar um link com a imagem do modelo deste aparelho?

      Achei este:
      http://img2.mlstatic.com/controle-universal-sky-tvs-original_MLB-O-3678048957_012013.jpg

      E este:
      http://img1.mlstatic.com/controle-remoto-universal-sky-hdtv-original_MLB-O-2853170859_062012.jpg

      Excluir
  9. Logo que comprei a tv/monitor 220ts tive que acionar a garantia, a imagem aparecia com manchas. Depois de uma loooonnnga jornada com o sac da philips obtive a troca do aparelho. A imagem é boa com Sky. Existe diferença de imagem do hdmi 1 para o hdmi2, muito sutil mas existe, prefiro usar o cabo na entrada hdmi1(traseira). Quanto ao controle Sky RC1643, modelo pretro antigo, não consegui fazer funcionar com nenhum código, seja philips quanto aoc. Agradeço se me conseguirem os códigos novos da AOC!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jeziel sinto muito pela demora para te responder.
      Seu relato prova como é importante o pós venda! Tem que ser impecável!
      Não tenho os códigos!

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma TV/monitor desses. Com uns 4 meses começou o problema do som. Ele some quando o som fica muito baixo,com isso, ver um filme vira pesadelo! Também tive problemas com o HDMI quando troquei minha placa de vídeo,pois ela não o reconhece, e acontece isso SOMENTE ESSE MONITOR! Quando se usa um ps2 e talvez outros videogames também, a imagem fica horrível! totalmente borrada! E tem diferenças não tão sutis de uma entrada HDMI para outra! Na verdade, só uma funciona bem, mas não lembro qual. Mesmo com todos esses problemas, ainda funcionava e eu simplesmente passei a usar a saída VGA da placa. o problema mesmo foi quando minha tela deu a famosa tela branca! Levei em uma autorizada da Philips e eles me mandaram procurar um autorizada da AOC, pois a carcaça é Philips, mas TODO o interior é AOC! Isso é um absurdo! Nós pagamos por um produto e levamos outro! Ainda estou tentando resolver isso com a Philips, mas como o SAC só funciona em horário comercial (no meu serviço é impossível ficar 2:30 h no telefone ) e por telefone fixo, estou com a tela parada a quase 6 meses! E a assistência técnica da AOC fica a 90 km da minha cidade, e é claro só atende durante a semana em horário comercial...! Fica a dica: tem marcas melhores ou no mínimo, modelos melhores dessa marca para se comprar! Só confiram antes se na sua cidade tem uma autorizada AOC!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Filipe27 eu apenas testo os dispositivos. Não tenho como prestar suporte.
      Se você já levou para a Philips e eles não resolveram, acho isso bem ruim. Eu sabia que Philips e AOC compartilham produtos, mas na minha opinião se existe a marca Philips estampada no monitor eles que teria que dar assistência.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom, eu queria tirar a barra de som dele, na minha opinião, para mim, gamer, aquela barra mais atrapalha do que ajuda, deixa o monitor meio feio, ficaria muito melhor se acabace no acrílico escrito FULL HD, será que tem como ? Eu removi dois parafusos de trás da sound bar mas isso não interferiu em simplesmente nada do encaixe.

    ResponderExcluir
  14. boa tarde, meu monitor o controle parou de funcionar e agora não consego nenhum para substituir, vc pode ajudar qual modelo daria certo? obrigada.

    ResponderExcluir
  15. boa tarde..gostei desse aparelho..ele tem função PI??

    ResponderExcluir
  16. Ate que enfim achei o problema.Gente ganhei este monitor de casamento faz uns 5 anos e sempre usei ele como TV com sinal Analógico muito bom por sinal imagem e som bom como disse com sinal analógico.Agora coloquei uma OI TV sinal DIGITAL ai que começo o pesadelo o som fica picotando quando o volume do receptor esta no baixo ai aumentei o volume do receptor em 100% e abaixei o da TV para ficar um som agradável pois bem parou de picotar porem em filmes ou canais principalmente quando as pessoas param de conversar e fica um som baixo(NORMAL) este som baixo fica mudo e só volta quando aparece um som mais alto ou se as pessoas conversarem porem quando as pessoas conversão logo depois que fica mudo as vezes picota a primeira letra da palavra.Então e o seguinte a entrada HDMI dele não presta.

    ResponderExcluir
  17. Respostas
    1. você descobriu como desencaixa? eu tbm tenho essa duvida

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. PAra quem estiver procurando controle para monitor tv 21.5 220ts o controle universal da AOC da certo nesse monitor, comprei e deu certo

    ResponderExcluir
  20. Como faço para comprar desse controle

    ResponderExcluir
  21. Ola boa noite... Tenho essa tv Philips 22 e não tenha mas o controle.. como faço pra comprar um original dela.. tem algum site??

    ResponderExcluir
  22. Bom dia. Alguém tem o drive de instalação desse monitor? PHILIPS 220TS.

    ResponderExcluir
  23. Ganhei esse monitor, e ele estava com todos os problemas relatados aqui, porém consegui resolver todos. Para melhorar a imagem do HDMI, vá na aba VÍDEO, escolha a Opção TAMANHO e selecione a opção "Sem Escala". Para resolver a questão do áudio picotado ou ficando mudo, vá na aba áudio, selecione a opção Surround Virtual, e deixe no modo ligado. E a opção AVL tem que estar no modo desligado. Pronto.
    Conseguir resolver tudo sem a ajuda do controle.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde!
    Tenho uma TV Monitor Led da Philips 190TS2L e sem controle remoto.
    Alguém poderia me ajudar a encontrar um controle para essa TV, uma vez que já comprei vários controles e não funcionou. Já baixei aplicativos no Smartphone e não obtive sucesso.
    Se puderem me ajudar, fico muito agradecido

    ResponderExcluir
  25. Onde encontrar o controle remoto para venda ? Não estou conseguindo achar para repor o original que parou funcionar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, tbm estou a procura do controle remoto. Alguém conseguiu?

      Excluir
    2. Estou a procura há anos. Nenhum dos que achei funcionou. Até o envoltório do controle parecia igual, mas não funcionou. Único detalhe que tenho do monitor/tv é que é 220TS e só isso não basta para achar um controle compatível. Se o site permitir, vou deixar um link aqui ... onde apresenta uma série de modelos Philips. Mas o 220TS não se encaixa
      https://shopee.com.br/Controle-Remoto-Compat%C3%ADvel-Com-Tv-Televis%C3%A3o-Philips-Lcd-Com-Bot%C3%A3o-Casa-i.305111529.18638172762?sp_atk=01862c82-749c-4975-9a22-0fada8de2046&xptdk=01862c82-749c-4975-9a22-0fada8de2046

      Excluir
  26. Queria o passo a passo de como funciona no modo TV... Como instalar na net

    ResponderExcluir
  27. Tenho uma tv dessa porém não tem o controle alguém poderia me indicar onde posso encontrar ou se o universal serve .meu zap 11948086044

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo visto não está sozinho. Há outras pessoas que fizeram mesmo comentário. Eu sou uma delas. Só com a especificação 220TS não basta para achar um controle compatível. Achei o link abaixo, mas o 220TS não está na lista
      https://shopee.com.br/Controle-Remoto-Compat%C3%ADvel-Com-Tv-Televis%C3%A3o-Philips-Lcd-Com-Bot%C3%A3o-Casa-i.305111529.18638172762?sp_atk=01862c82-749c-4975-9a22-0fada8de2046&xptdk=01862c82-749c-4975-9a22-0fada8de2046

      Excluir