terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Lenovo Thinkpad X1 – o que todo notebook desejaria ser!

Tenho expectativas razoavelmente bem definidas ao iniciar um período de testes com um novo produto. Testo equipamentos, soluções, produtos incluindo notebooks já faz um bom tempo. Desta vez o objeto de minha análise foi o Lenovo Thinkpad X1. Quase não termino os testes com este produto!! Vocês saberão o motivo disso mais adiante.

O primeiro diferencial do produto é seu tamanho, peso e espessura. Imagens dizem mais que palavras. Veja a foto abaixo.

Lenovo Thinkpad X1

A tela é de 13.3 polegadas, feita com um vidro especial denominado “Gorilla Glass” que como o nome sugere é altamente resistente. Falando em resistência ele é construído com uma liga de magnésio que o torna praticamente indestrutível, resistente à quedas. Pesa apenas 1.6 kg e é extremamente fino (16 mm). Quão fino? A foto acima já dá uma ideia, mas o que me chamou a atenção foi que o adaptador de rede Ethernet que para ser acomodado na espessura do notebook teve que se valer da base de sustentação do LCD... Isso mostra quão fino é o X1 em sua porção mais larga (na traseira)!! Veja a foto abaixo.


Lenovo X1 – tão fino na traseira quanto sua conexão Ethernet


Visão lateral do Lenovo Thinkpad X1

Dispõe também de outras sofisticações como uma interface USB 3.0, uma USB combo (conjugada com eSATA – para alguns tipos de HD externo) e que serve também para carregar dispositivos como celulares mesmo com o notebook desligado. Tem sensor de impressão digital para maior segurança. Dois sistema de navegação, um clássico nos Thinkpads, o TOUCHPAD (usado na grande maioria dos notebooks) e o TRACKPOINT, exclusivo da marca. Dispõe de conexão bluetooth, saída HDMI para ligar em monitor ou TV de alta definição, bem como conetor DisplayPort para novos tipos de monitor (não tem saída VGA). Finalmente também conta com leitor de cartões de memória de diversos tipos.

Lenovo X1 – especificações (clique para ampliar).

Sou um satisfeito usuário de um Thinkpad T400 adquirido dois anos e meio atrás. Assim o estilo sóbrio do Thinkpad, bem “corporativo” não é surpresa para mim. Concordo que o estilo é do tipo “ame ou odeie”, mas um Thinkpad é um PC racional visando melhor compromisso das especificações, aparência e sua construção prima pela racionalidade e robustez.

O X1 está disponível em várias configurações e processadores. Desde um Core i3, Core i5 e Core i7. Caso você esteja pensando que este diminuto PC se trata de um exemplar que visa alta mobilidade e por isso mesmo meio sonolento em suas reações tenho uma surpresa para você. O modelo que testei contava com processador Intel Core i7 2620-M, dual core, mas com tecnologia HT que permite que 4 processos sejam executados de cada vez. Tem frequência de 2.7 Ghz que em “Turbo” (aceleração automática dos processadores desta geração) chega até 3.4 Ghz sob demanda (programa que exige mais do sistema). Mais detalhes sobre o desempenho do X1 apresentarei adiante.


O teste em detalhes

Este X1 tinha 4 Gb de memória, expansível até 8 Gb e contava com Windows 7 Professional de 64 bits (pronto para usar mais que 3.2 Gb – limite da versão 32 bits do Windows). Cabe ressaltar e destacar que o X1 não dispõe de leitor de CD/DVD. É uma solução de compromisso peso, tamanho, espessura e gasto de bateria. Para instalar programas é necessário um leitor USB externo, um pendrive, acesso via rede local, HD externo ou download de programa. De fato use-se o leitor de DVD muito pouco e faz sentido deixá-lo em casa para aliviar o peso e consumo de energia. Mas o importante é saber antes desta característica e comprar (à parte) um DVD externo se assim for sua vontade.


X1 – características da máquina de teste


Duração de bateria

O X1 testado veio com a bateria padrão. Há uma bateria adicional (opcional) que praticamente dobra sua autonomia. Testei as duas situações extremas: uso constante com alta demanda e inatividade total (também chamado de “idle-test”). Usei o programa BATTERY EATTER para forçar uso constante do processador e vídeo. Nesta situação extrema o X1 demorou 3h04min para exaurir sua reserva de energia.

No modo “idle” (com os recursos de apagar tela ou entrar em stand-by desligados – não desligava a tela nem entrava em stand-by) ele permaneceu 06h22min ligado até sua bateria acabar por completo.

O teste BATTERY EATTER é bastante rigoroso. Apenas em duas ocasiões outro notebook  transpôs a barreira de 2 horas e o X1 durou neste uso extremo mais de 3 horas!! A Lenovo divulga duração de 5 horas, que faz sentido. Usando em regime moderado é perfeitamente possível obter esta duração de bateria.

Uma característica muito importante é o recurso RAPIDCHARGE. A bateria do X1 pode se 80% recarregada em apenas 30 minutos. Assim em uma situação de emergência o usuário pode muito rapidamente repor boa parte da energia da bateria.

Desempenho do X1

Eu tenho uma metodologia própria muito bem definida para testes de notebook. Esta já foi aplicada em dezenas de outros testes. Mas o X1 me obrigou a mudar meu ritual de avaliações. Vocês vão entender a razão.

Devo destacar que o X1 conta com uma característica chamada pela Lenovo de “Enhanced Experience 2.0”. Trata-se de um conjunto de aperfeiçoamentos que visam aprimorar a experiência de uso deste equipamento. Quase todas elas resultam em um notebook sensivelmente mais ágil.

Uma das mais importantes é o “RAPIDDRIVE”. Nada mais nada menos que o uso de um SSD (disco sólido sem partes móveis baseado em memória) de 160 Gb. A título de comparação um disco rígido comum em notebooks alcança taxas de transferências de dados entre 50 a 85 MB/s. O X1 faz a mesma operação a 240 MB/s. Mas o que isso significa além de um “número grande e bonito”??

O X1 quando é ligado (total inatividade) apresenta a tela do Windows para digitar a senha em 19 (DEZENOVE!!!) segundos apenas!! Outro exemplo, a operação de HIBERNAÇÃO da máquina se dá em 3 segundos apenas e o retorno da mesma hibernação em 6 ou 7 segundos. São números inacreditavelmente rápidos. Mérito do disco sólido (SSD) que permite leituras e gravações de forma muito ágil.

Testes específicos

Quando comecei a aplicar minha “cesta de testes” no X1 a sensação foi bem peculiar. Há alguns anos meu time do coração conquistou o campeonato brasileiro com 6 rodadas de antecipação mais ou menos. Os jogos finais acabaram sendo apenas para “cumprir tabela”. Pois é, com o X1 eu precisei apenas “cumprir tabela” fazendo todos os testes até o final... Ele se revelou o notebook mais rápido que jamais testara!!

Para não aborrecer os leitores com dezenas de números vou citar apenas alguns pontos de destaque. No final do texto há um apêndice com outros testes individualmente explicados e detalhados. Assim aqueles mais ligados a números e conhecedores de diversos softwares poderão satisfazer sua curiosidade técnica. Por ora eu apenas repito que este foi o notebook mais rápido que já testei.

Destaque 1 – operações matemáticas: capacidade de operações aritméticas, por exemplo, usadas em programas como Excel (planilhas sofisticadas) ou programas de cálculos de engenharia. No programa SisSandra obtive 45 GOPS (milhões de operações por segundo). Esta é a capacidade de cálculo de PCs desktops sofisticados. Um PC com 4 ou 6 núcleos chega perto de 100 GOPS, mas um notebook comum mal executa 12 GOPS. Garantia de desempenho fabuloso em programas que exigem cálculos.


Lenovo X1 – 45.6 GOPS no teste SisSandra Arithmetic

Destaque 2 – teste sob stress : um de meus testes preferidos é o PASSMARK que avalia inúmeros aspectos do PC. Criei uma forma de avaliar a capacidade de um PC responder em situação se stress fazendo ao mesmo tempo uma varredura do antivírus. Um bom PC desktop obtém sem stress índices perto de 900 neste teste e cai para 500 quando o antivírus é usado ao mesmo tempo. O X1 executou as mesmas tarefas e obteve índices 1409 e 1138. Além de números fabulosos o X1 perdeu apenas 19% de sua agilidade sob stress enquanto um PC comum (desktop ou notebook) perde mais 44%. Isso garante a agilidade necessária para uso de vários programas ao mesmo tempo.

Lenovo X1 obteve 1409 ponto no Passmark!!

Lenovo X1 obteve 1138 pontos sob stress – apenas 19% menos

Destaque 3 – teste do antivírus : é uma avaliação interessante pois acaba por aferir dois lados do PC/ notebook. Sua capacidade de ler rapidamente o disco em busca de arquivos com ameaças e também velocidade de processamento, pois o antivírus tem que comparar os dados lidos com milhares de “assinaturas” conhecidas das ameaças. Um PC ou notebook comum realizam este teste entre 11 e 23 minutos. O X1 executou em 6m46s. O disco do tipo SSD e o processador Core i7 são diferenciais para este nível de desempenho.

X1 executou teste padrão de antivírus em menos de 7 minutos

Destaque 4 – uso de vídeo de alta resolução: um notebook de “terno e gravata” como o Thinkpad X1 também serve para momento de laser. Reproduzindo um pesado vídeo de resolução FullHD (1920x1080), este era executado no X1 sem engasgos, sem sobressaltos e com uso de CPU entre 1% a 5% (como mostra a tela abaixo). Assim o lado “informal” e lúdico deste Thinkpad também está assegurado.

X1 executando vídeo FullHD com mínimo uso de CPU


Cumprindo tabela

Acho que você entendeu minha sensação de “cumprindo tabela”. A cada teste que eu realizava o X1 pulverizava os dados que já obtivera para notebooks. Há desktops sofisticados que ultrapassam o X1 obviamente, mas notebooks não. Nenhum chegou perto dos números deste Thinkpad. Relembro que mais testes com comentários estarão no apêndice, no final deste texto, após a conclusão.

Mas do que não gostei??

Confesso que fiquei até preocupado. Afinal nada é perfeito. Se não achasse nada o texto pareceria incompleto ou tendencioso. Nada disso! Mas depois de muita busca tenho alguns detalhes para sugerir para a Lenovo para aprimorar este produto. Na lateral esquerda do X1 existe um pequeno compartimento com uma “capinha” no qual há um conector do tipo P2 para fones de ouvido, microfone ou “headset” e uma porta USB a mais. Achei desagradável ter que ficar abrindo e fechando este compartimento para usar estas conexões. Poderia ser direto na lateral do notebook como as outras USBs.


X1 com seu compartimento protegido para USB e fones de ouvido

Não compromete, mas seria bom se tivesse uma USB a mais e se fosse também do tipo 3.0... Alguns vão sentir falta do leitor de DVD, mas é uma opção do projeto a máquina sem este dispositivo. E é isso, de resto o X1 me cativou de verdade.

Conclusão

Dias atrás eu publiquei um texto no qual falava sobre “Ultrabook, você ainda vai ter um?”. Neste texto eu citei o Thinkpad X1, pois este notebook se adiantou no tempo. Ele foi lançado no exterior em maio, no Brasil foi anunciado no final de junho. Nesta mesma época a Intel especificou o que viria a ser a nova categoria de notebooks denominada Ultrabooks. O X1 chegou ao mesmo tempo. Se ele não é um Ultrabook está incrivelmente perto do conceito que basicamente dá a chancela de Ultrabook a máquinas baseadas em processadores poderosos (Core i5 ou Core i7), leves, finos, com duração de bateria de 5 horas ou mais, etc...

O que mais dizer de um notebook que superou todas as marcas que encontrara antes (menos alguns testes de vídeo – mais detalhes no apêndice abaixo)?? Ele efetivamente chegou ao Brasil em Agosto ou Setembro, mas só agora tive a chance de testá-lo. Não me envergonho de meu “espanto tardio”. Afinal tenho por habito falar (bem ou mal) apenas daquilo que efetivamente testei. O X1 tem variações em sua configuração que incluem mais ou menos sofisticações. A versão que testei foi completa com “vidro, ar, trava direção, air-bag”, ou seja, Core i7, SSD, 4 GB, Windows 7 Pro 64 bits, etc. Tem preço sugerido de R$ 6.499. Há versões do X1 a partir de R$ 3.999. O preço não é baixo, mas é o valor de um equipamento que traz consigo tecnologia de ponta e que é o precursor dos Ultrabooks atuais. Desempenho muito acima da média, leveza e ótima duração de bateria são destaque.


APÊNDICE 1  - Para os mais técnicos, mais testes

SUPERPI

X1 – SuperPI

O SUPERPI é um clássico entre os usuários avançados. Calcular PI com 1 milhão de casas decimais abaixo de 20 segundos é um feito e tanto para um notebook. O X1 o fez em 11 segundos. Só alguns desktops robustos têm este nível de desempenho

PCMARK VANTAGE


X1 – PCMARK VANTAGE

É mais um clássico entre os benchmarks. Valores acima de 8000 já são fantásticos mesmo para desktops. O X1 obteve 11110.

Testes com  o sistema de vídeo

Tornando mais precisa a informação, preciso fazer uma correção. Em um de meus testes, o AMD LLANO, um notebook então sem marca que testei (era na ocasião um protótipo da AMD) foi mais veloz nos testes de desempenho de VÍDEO.  Isso porque o processador AMD LLANO é uma APU (CPU e GPU juntas) e isso confere um desempenho de vídeo excepcional. Mas nos testes combinados ou de capacidade bruta de processamento o X1 pulverizou os números nos testes. De toda forma a solução LLANO é promissora. O X1 usa o sistema de vídeo INTEL HD 3000, de ótima qualidade, ainda mais para uso “de terno e gravata” do X1, mas inferior à APU da AMD que havia neste notebook que testei pouco tempo atrás.


X1 – 7954 pontos no 3DMARK03

X1 – 2774 pontos no 3DMARK06


ÍNDICE DE EXPERIÊNCIA DO WINDOWS - IEW

X1 – testes feitos pelo próprio Windows

O X1 saiu-se muito bem. Veja que para o item Processador obteve 7.1 pontos (máximo 7.9), bem como disco primário 7.7 (quase o máximo – graças ao SSD). O que limitou foi o índice 4.7 obtido para Elementos Gráficos com 4.7, que é um valor excelente, mas abaixo do nível dos demais.

WPRIME
X1 – teste WPRIME

O WPRIME é importante, pois permite que PCs ou notebooks com vários núcleos sejam testados. O poder do Core i7 deste X1 fala alto. O teste 1024M executado em 498 segundos é de impressionar, pois apenas PCs desktops muito robustos e com vários núcleos o realizam abaixo de 400 segundos enquanto muitos notebooks ficam perto do 1050 segundos.


TESTES COM O DISCO – HDTUNE e SisSANDRA
X1 - HDTUNE


X1 – SiSSandra HD

Como era de esperar o sistema de disco baseado no SSD brilha com desempenho excepcional. O HDTUNE registrou média de 182 MB/s e o SANDRA 240 MB/s. Mas o        que também impressiona é o “tempo de acesso” na ordem de 0.1 milissegundos. Ou seja, um dado para ser acessado e começar a ser transferido para o sistema operacional demora um décimo de milissegundo enquanto um HD comum leva cerca de 16 milissegundos. Ou seja, 160 vezes mais rápido o SSD do X1.


APÊNDICE 2 – outras imagens e fotos

X1 – dados do programa CPUZ


X1  - dados do programa GPUz

X1 – detalhes da configuração de hardware testada


X1 – visão de ambas as laterais.


X1 – visão frontal

Nenhum comentário:

Postar um comentário