quinta-feira, 26 de maio de 2011

Microsoft anuncia Windows Phone 7 no Brasil

A Microsoft anunciou neste dia 25 de maio de 2011 a nova versão do Windows Phone no Brasil. A versão 7, codinome “Mango” já está sendo comercializada  por 50 operadoras de telefonia celular fora do Brasil. O anúncio foi feito por Kevin Turner, Chief Operationg Officer da Microsoft. O evento de lançamento no Brasil ocorreu em conjunto com Nova Iorque e Londres.

O anúncio foi um evento importante, mas é importante ficar claro que o consumidor brasileiro ainda não poderá comprar aparelhos com o novo sistema da Microsoft. A homologação dos dispositivos pelas operadoras nacionais estará concluída apenas no segundo semestre de 2011.

A Microsoft efetivou há algum tempo uma parceria com a NOKIA e esta também uma de suas  suas aposta para tentar obter sucesso neste competitivo mercado. Segundo a empresa até 2015 o Brasil será o quinto maior mercado de smartphones do mundo. Isso se torna mais importante, pois cada vez mais o smartphone vem tomando o lugar do telefone celular convencional. Isto é fruto da queda de preços do aparelho e dos serviços de dados. O mercado de smartphones experimenta um crescimento muito vigoroso. Segundo dados da NOKIA em 2010 dos 400 milhões de aparelhos vendidos, 100 milhões já foram de smartphones.

Importante também relembrar que Windows Phone 7 é o sistema operacional usado no aparelho e não o próprio dispositivo. O sistema está baseado em três pilares, Comunicações, Aplicativos e Internet. Vários fabricantes já anunciaram que terão produtos compatíveis com o novo sistema da Microsoft. Entre eles Samsung, LG, ACER, NOKIA, HTC, Fujitsu, etc.

Características principais

Redes Sociais : O produto é focado em produtividade pessoal. O uso de redes sociais foi bastante privilegiado no desenvolvimento do produto com suporte nativo a todas as redes mais populares. Facebook e Twitter tem seus “feeds” integrados em cartões de contato e há um software de detecção de rostos que facilita a marcação de fotos publicadas.

Conversas online (chats) : também são destaque pois permite que se alterne entre mensagens de texto (SMS), chat do Facebook e mensagens instantâneas do Windows Live Messenger na mesma conversa.



Gerenciamento de Grupos
: permite organizar grupos de usuários em módulos dinâmicos permitindo ver logo na tela principal do aparelho o status para enviar diretamente uma mensagem de texto, mensagem instantânea para o usuário ou para todo um grupo. Também existe a possibilidade de customização dos aplicativos mais usados e escolhidos na tela principal com ícones dinâmicos para notificações relevantes para o usuário.



Caixa de entrada vinculadas : várias caixas de entrada de e-mail podem ser vistas de forma integrada. Assim as conversas são acompanhadas nesta caixa de entrada vinculada.

Uso de voz para ler (ouvir) e responder mensagens: na versão atual (em inglês) o usuário pode comandar a leitura de mensagens de texto (SMS) ou e-mails e responde-las. A Microsoft foi questionada em relação ao suporte ao idioma português e informou que no início este recurso ainda não estará disponível, mas estão trabalhando para isso.

Multitarefa : mais de um aplicativo pode ser executado ao mesmo tempo e mesmo assim não há sensível perda de vida de bateria. Isso porque muitas otimizações foram feitas neste segmento.

Navegação Web : conta com o Internet Explorer 9 (uma versão “portátil”) do navegador com todas as suas características, suporte a HTML 5 e também gráficos acelerados por hardware. Há também integração dos mapas com dados do BING como, por exemplo, ao navegar no mapa o BING mostra resumos de dados de locais de interesse próximos entre outros exemplos de integração.

Produtividade e Colaboração: conta com os aplicativos do Microsoft Office Word, Excel, Power Point e One Note. Além disso, permite o uso de Share Point para trabalhos colaborativos no dispositivo móvel. Também tem acesso nativo ao SKYDRIVE, disco virtual gratuito da Microsoft (aé 25 Gb) para armazenamento dos documentos, arquivos e fotos. Assim também pode compartilhar conteúdo com o seu PC ou notebook.



Fotos “espertas” : gerencia em uma única tela todos os álbuns de todos os lugares desde Skydrive até os álbuns de redes sociais. Fotos contam com reconhecimento de rostos e pronto para mandar para Facebook com as designações das pessoas/rostos.

E os aplicativos??

É vital e estratégico para o consumidor a disponibilidade de vasto conjunto de aplicativos. O MARKETPLACE conta hoje com 18000 aplicativos disponíveis. Este terá versões em vários idiomas incluindo o português.

Está disponível uma versão Beta de ferramentas de desenvolvimento do Windows Phone 7 Developer a partir do dia de hoje (gratuita). Alguns desenvolvedores brasileiros já vêm criando produtos para o novo sistema. Um bom exemplo é a empresa Thumba que desenvolveu um aplicativo para edição de fotos que está atualmente em primeiro lugar no Marketplace entre os aplicativos pagos desta categoria. A empresa brasileira Stair Game Studio  é a única da América Latina certificada para criar jogos para o serviço Xbox Live no celular. E a Editora Abril que criou o aplicativo para a revista INFO Exame (feito pela empresa Blink Systems), permitirá o acesso completo do conteúdo da revista.

Para apoiar este ecossistema a Microsoft anunciou a criação do primeiro Centro de Excelência para Windows Phone do mundo. E o melhor disso é que este centro está no Brasil. Os profissionais do Centro de Excelência serão treinados por profissionais da Microsoft dos EUA e do Brasil e terão a responsabilidade de repassar este conhecimento para os desenvolvedores, diretamente, ou através dos 17 Microsoft Innovation Center (MICs), presentes no Brasil.

Ainda sobre os aplicativos convém citar que o produto (empresa) recém comprado pela Microsoft, o SKYPE, terá versão para o Windows Phone 7 também até o final do ano. Importante e também desafiador, pois as operadoras de celular não vem com bons olhos o aplicativo que supostamente provaria quebra de suas receitas. Mas não dá para “negar” a funcionalidade de voz sobre IP como proporcionada pelo SKYPE.


E o futuro?

O Windows Phone 7 é um projeto totalmente novo, sem vínculo com versões anteriores do sistema. Sua grande flexibilidade por outro lado demanda um hardware robusto, um bom aparelho provido pelos fabricantes e parceiros já citados para garantir a melhor experiência do usuário. É um sistema operacional que privilegia a funcionalidade herdada do Windows para alguns segmentos.

A Microsoft aposta na sua capacidade de fazer crescer a comunidade de desenvolvedores, pois as ferramentas de desenvolvimento são iguais às ferramentas para PC, plataforma DOTNET com suporte a HTML 5. Suporta o Silverlight, mas ainda não o Flash, que pode vir a ser um problema (embora iPhone também não suporte e isso não prejudicou tanto assim o concorrente).

Questionada a Microsoft comentou ser o Windows Phone 7 um sistema operacional que visa tanto o uso corporativo quanto o uso pessoal. Aliás, a convergência entre estes dois mundos não pode ser detida. O suporte a contas Exchange, Share Point, uso de políticas corporativas para garantir segurança de dados reforça o lado “business” do novo sistema. Todos os recursos “divertidos”, acessos mais inteligente às redes sociais, fotos, Internet, jogos, etc. confirma o outro perfil, os talentos pessoais do novo sistema.

Mas a briga neste mercado não é fácil. Há concorrentes muito fortes os quais nem precisam ser citados. É um mercado gigante, com forte expansão, mas todos brigando muito por cada nova oportunidade e nicho de mercado. O desafio para a Microsoft não é pequeno, mas o Windows Phone 7 tem qualidades e atribuições que lhe permitem pleitear lugar nesta forte competição. Agora vamos esperar a chegada efetiva no mercado e conferir “ao vivo” todas as virtudes divulgadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário