quarta-feira, 18 de maio de 2011

Jetway HI08 P67 Sandy Bridge com Core i5 2500K




O fabricante Taiwanes JETWAY nos enviou  para testes a placa mãe HI08, a qual traz o mais atual chipset INTEL P67. Há algumas semanas testei a placa ASUS P8P67 nas mesmas condições, mesmo processador e placa de vídeo que dará uma boa base de comparação.




As placas P67 andaram meio desprestigiadas no começo do ano por causa do problema com o uso de dispositivos SATA. Mas neste momento estes problemas já fazem parte do passado. A JETWAY já atualizou suas placas com a nova revisão do chipset.

Especificações


Alguns pontos merecem destaque :

Memória : são 4 slots para módulos DDR3 de até 4 GB, operando em Dual Channel. permitindo o uso de até 16 GB de memória. Aceita módulos de 1066 Mhz, 1333 Mhz.

Muti GPU : São três slots PCI-Express 2.0 velocidade 16x permite que até três placas de vídeo sejam utilizadas em conjunto. SLI ou Crossfire.

CPUs : Como usa o soquete LGA 1155 permite a instalação do Core i3 2100T-2120, passando pelo Core i5 2300-2500K e Core i7 2600-2600K. Convém lembrar que por usar o chipset P67 esta placa não suporta os processadores com vídeo integrado (no próprio processador).

SATA 3 : são dois conectores SATA 3 cuja taxa de transferência é 6.0 Gbps, proporcionando o dobro da taxa de transferência em relação ao padrão SATA 2.0.

USB 2.0 e 3.0 : além dos 4 conectores externos USB 2.0 (480 MB/s) há 2 conectores USB 3.0 (3.0 GB/s) para que modernos dispositivos externos possam ser conectados em alta velocidade. Ainda há mais 4 conectores internos para USB 2.0.



Não há conector eSATA mas o usuário pode desfrutar de mesma taxa de transferência se usar discos externos pelas portas USB 3.0, trazendo o mesmo benefício. Porém existem placas com portas  “duais”, eSATA/USB que é na minha visão uma solução muito bem vinda.

A placa é muito bem construída, robusta e visualmente agrada pelas características visuais. O espaço é muito bem planejado, não tive problema para instalar componentes, cooler ou placas, como tivera em outros testes com placas de outros fabricantes.  Usa componentes nobres como capacitores sólidos. Que bom que isso está se tornando comum neste mercado pois privilegia a estabilidade e durabilidade da placa.



Placas de qualidade e com talento para overclock tem trazido o bem vindo recurso dos botões na própria placa. Assim para ligar o sistema bem como realizar o reset não é mais necessário fechar o contato de jumpers de forma manual. Existem os práticos botões para esta funções. Na HI08 ainda há um painel com dois dígitos numéricos para auxiliar em diagnósticos, leitura de mensagens de erro, etc.









Usando a Jetway HI08

Configuração do teste:

Processador Intel Core i5 2500K 3.3 Ghz
Memória 8 GB DDR3 1333 Mhz
Vídeo Radeon 6950
Sistema Operacional Windows 7 Professional 64 bits

Particularmente penso que o processador usado neste teste é dos mais adequados para esta placa e para o consumidor. Situando-se no nível intermediário entre o Core i3 (básico) e o Core i7 (mais sofisticado) o Core i5 2500K (3.3 Ghz) entrega um excelente desempenho por um custo não tão elevado como os processadores da família Core i7 e na JETWAY HI08 o resultado foi de qualidade expressiva.


INTEL Core i5 2500K 3.3 Ghz 6 Mb cache

Com este processador a Jetway HI08 teve comportamento muito bom, robusto e manteve estabilidade devido a baixa temperatura na qual ela trabalha (bom sistema de refrigeração). O cooler utilizado não era adequado para overclock. Pude encontrar referências ao uso de overclock com esta placa e este processador operando entre 4.0 Ghz e 4.2 Ghz. Mas dependendo do talento de cada um, isto pode ser ainda mais elevado.

Inicialmente apurei o consumo de energia. O PC completo , placa mãe (GPU Radeon 6950), HD, drive de DVD e processador consumiu em repouso 92 Watts e durante um dos testes de vídeo de alta demanda o PC completo consumiu entre 220 Watts e 250 Watts. Este acréscimo de consumo se deve muito mais à placa de vídeo, pois o Core i5 2500K tem TDP de 95W (mas raramente gasta mais do que 80W), assim a elevação de consumo da placa de vídeo foi cerca de 150 a 170W . Valores justos e corretos para um PC com um processador de ótimo desempenho e uma placa de vídeo também das mais rápidas atualmente.

Efetuei meu pacote habitual de testes, diversos programas. Os resultados serão comparados com a placa já testada (várias semanas atrás) modelo P8P67 do fabricante ASUS. Assim podemos apurar se além das características há alguma variação sensível de desempenho entre placas P67 de dois fabricantes distintos.


TABELA COM DADOS DOS TESTES



Usando o mesmo processador e memórias eu não poderia esperar diferenças muito grandes de desempenho entre as placas testadas. E foi quase isso que aconteceu. Se olharmos os testes SUPERPI (1M e 4M) há 2% de vantagem para a JETWAY HI08. No programa WPRIME as diferenças variaram entre 0% e 2%, também melhor a HI08. No teste de codificação de vídeo do DVDSHRINK a diferença foi de apenas 1% a favor da JETWAY. No SisSANDRA, teste de operações matemáticas houve um empate entre as duas placas mãe.

Mas em 3 testes as diferenças foram maiores. No PCMARK VANTAGE, no PASSMARK e no IEW (índice de desempenho do Windows) foram entre 4% (IEW) a quase 20% (PASSMARK).Mas tenho a explicação para este fenômeno. Quando avaliei a placa ASUS P8P67 usei a placa de vídeo AMD Radeom 6950 enquanto ao testar a JETWAY HI08 usei a HIS 6950. As duas 6950 apresentaram diferenças consideráveis de desempenho e isto foi motivo de forte discussão nos respectivos textos. A placa da AMD estava com comportamento errático e distinto da HIS. Por isso tanto PASSMARK, PCMARK VANTAGE como IEW que são testes ponderados de performance, no quais a velocidade do vídeo é uma parte do cálculo. Assim estas variações mais sensíveis a favor da HI08 em relação à P8P67 devem ser relativizadas e não entendidas nestas proporções.


CONCLUSÃO

Até testar uma placa JETWAY para processadores AMD dois meses atrás, não tivera experiência anterior com este fabricante. Desta vez, testando a placa com suporte aos mais modernos processadores da INTEL, tive a mesma boa impressão. Gostei da qualidade da placa por causa de suas características de engenharia e componentes, pela robustez e confiabilidade. O conjunto de recursos, portas, slots de expansão, suporte a SATA 3.0 e USB 3.0, crossfire, botões para acionamento dos comandos da placa (liga-desliga e reset) irão agradar os usuários exigentes, mesmo aqueles que buscam placas para overclock. Eu senti falta das portas eSATA, provavelmente porque tenho diversos HDs externos que usam esta interface, mas quem aderir aos HDs externos que usem USB 3.0 não sentirão falta disso. Suporte a 16 GB de memória também é recurso desejável por usuários que demandem muito mais de suas máquinas.

Embora não explicitamente testado o talento da HI08 para overclock é fato de destaque e deve sensibilizar que busca uma placa com este tipo de recurso. O fabricante embora pouco conhecido no Brasil já tem uma forte penetração no mercado internacional com distribuição em muitos países.

Bons componentes, boa construção, estabilidade, desempenho adequado e até superando (por pequena margem) placa similar de concorrente de peso (ASUS) são as qualidades principais da JETWAY HI08.


GALERIA DE IMAGENS


















2 comentários:

  1. Oi, Flávio!
    Fico feliz de saber que você é familiar do ator Xandó Batista, e que bom que postou um comentário no meu blog com um post sobre o 'Seu Jesus' de Ana Raio.
    Quando e de quê mesmo ele morreu?Tinha família, filhos?
    Gostaria muito que pudesse tirar essas dúvidas de tantos fãs.
    Parabéns pelo seu blog, desculpe o comentário fora do assunto...volte lá no Hipersessão para poder nos esclarecer.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu!
    Mto obrigado pelas informações e parabéns pelo blog, q é bem completo!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir