A
inovação pela inovação não serve para nada. Dispositivos (dentre eles
automóveis) com um imenso número de recursos podem impressionar em um primeiro
momento, mas a sensação não perdura se aquele grande número de funções não
tiver uso no dia a dia. Viram apenas estatísticas.
A indústria automobilística como um todo tem se esforçado e aprimorado muito neste sentido. Há recursos fantásticos em carro sofisticados e modelos topo de linha como BMW, Mercedes, Jaguar, etc., mas a tecnologia faz real sentido quando pode ser usufruída em carros “normais”, aqueles que boa parte das pessoas pode comprar. E dentre os fabricantes mais comprometidos com isso é a Ford.
A Ford introduziu uma tecnologia fantástica que poderá em prazo curto estar acessível para muitos consumidores. Isso é ainda mais importante quando o assunto que ele endereça é a SEGURANÇA. Trata-se da câmera dianteira 180 graus.
Quantas vezes eu me vi em um cruzamento, com visão lateral parcialmente bloqueada ou saindo da garagem de minha casa... são muitas situações nas quais a falta da visão completa é um forte fator de risco. Seja por conta do risco de uma colisão com outro veículo, um pedestre, uma bicicleta...
Este recurso é inicialmente uma iniciativa da Ford europeia, mas que já tem previsão de, por exemplo, ser incorporado no EDGE, além do S-Max e no Ford Galaxy que são vans existentes no mercado europeu.
Com a popularização de veículos com sistema de tela embutida no painel, seja para navegação, câmera de ré e tantas outras funções, aliás presentes estas telas até em veículos de menor preço, penso ser uma questão de tempo até que chegue bem perto de nós esta tecnologia. Mesmo no mercado brasileiro uma vez que em tempos difíceis como está passado o mercado de automóveis no Brasil, diferenciação com real valor percebido é o que faz a grande diferença.
Abaixo está replicado o comunicado de imprensa enviado pela Ford no qual mais detalhes podem ser encontrados, bem como um breve vídeo que ilustra muito bem o valor desta nova tecnologia.
A indústria automobilística como um todo tem se esforçado e aprimorado muito neste sentido. Há recursos fantásticos em carro sofisticados e modelos topo de linha como BMW, Mercedes, Jaguar, etc., mas a tecnologia faz real sentido quando pode ser usufruída em carros “normais”, aqueles que boa parte das pessoas pode comprar. E dentre os fabricantes mais comprometidos com isso é a Ford.
A Ford introduziu uma tecnologia fantástica que poderá em prazo curto estar acessível para muitos consumidores. Isso é ainda mais importante quando o assunto que ele endereça é a SEGURANÇA. Trata-se da câmera dianteira 180 graus.
Quantas vezes eu me vi em um cruzamento, com visão lateral parcialmente bloqueada ou saindo da garagem de minha casa... são muitas situações nas quais a falta da visão completa é um forte fator de risco. Seja por conta do risco de uma colisão com outro veículo, um pedestre, uma bicicleta...
Este recurso é inicialmente uma iniciativa da Ford europeia, mas que já tem previsão de, por exemplo, ser incorporado no EDGE, além do S-Max e no Ford Galaxy que são vans existentes no mercado europeu.
Com a popularização de veículos com sistema de tela embutida no painel, seja para navegação, câmera de ré e tantas outras funções, aliás presentes estas telas até em veículos de menor preço, penso ser uma questão de tempo até que chegue bem perto de nós esta tecnologia. Mesmo no mercado brasileiro uma vez que em tempos difíceis como está passado o mercado de automóveis no Brasil, diferenciação com real valor percebido é o que faz a grande diferença.
Abaixo está replicado o comunicado de imprensa enviado pela Ford no qual mais detalhes podem ser encontrados, bem como um breve vídeo que ilustra muito bem o valor desta nova tecnologia.
campo de visão (clique para ampliar)
INOVAÇÃO: NOVA CÂMERA COM VISÃO 180 GRAUS DA FORD AJUDA A ELIMINAR OS PONTOS CEGOS
Uma nova tecnologia de câmera que permite ao motorista ter uma visão de 180 graus da frente do carro é a novidade apresentada pela Ford Europa por um trânsito mais seguro. Com o sistema inovador chamado “Front Split View Camera” (câmera dianteira de visão dividida), disponível inicialmente nos modelos S-MAX e Galaxy, e em breve para o Edge, é possível identificar antecipadamente a aproximação de veículos, pedestres ou ciclistas, reduzindo o estresse e a possibilidade de acidentes nos cruzamentos.
O equipamento, inicialmente oferecido com opcional, dá ao motorista um ângulo de visão que até então era impossível de dentro da cabine. Veja como funciona no vídeo abaixo.
"Todo motorista já passou pelo estresse de pontos cegos nos cruzamentos. Às vezes, simples obstáculos como um galho de árvore pendurado ou arbustos também podem ser um problema", diz Ronny Hause, engenheiro de Sistemas Eletrônicos de Assistência ao Motorista da Ford Europa. "Como as câmeras de ré, já amplamente difundidas, a câmera frontal dividida é uma tecnologia que as pessoas vão se perguntar como é que conseguiram viver sem".
A tecnologia pioneira no segmento é ativada por um botão. A câmera de 1 megapixel na grade dianteira dá ao motorista uma visão em tempo real de 180 graus – tanto à esquerda como à direita – na tela colorida de 8 polegadas do painel. O motorista pode ver usuários que se aproximam de ambos os lados da pista e passam na frente do veículo. A câmera com apenas 33 milímetros de largura é limpa por um lavador retrátil, acionado automaticamente quando o limpador do para-brisa é ativado.
Dados do projeto SafetyNet do Observatório Europeu de Segurança nas Estradas mostram que cerca de 19% dos motoristas envolvidos em acidentes nos cruzamentos sofreram obstrução de visão. Segundo o Departamento de Transporte do Reino Unido, a visão limitada por fatores externos contribuiu para 11% dos acidentes de trânsito em 2013.
"Testamos a câmera dianteira de visão dividida exaustivamente em todos os tipos de estradas, ruas congestionadas e áreas repletas de ciclistas e pedestres", diz Hause. "Também fizemos testes em saídas de túneis, ruas estreitas e garagens em todas as condições de luz para garantir o funcionamento da tecnologia mesmo com luz solar direta na câmera."
Modelos da Ford como os novos S-MAX e Galaxy já oferecem as tecnologias de câmera de ré, sistema de alerta de pontos cegos, limitador inteligente de velocidade, assistente de pré-colisão com detetor de pedestre e farol alto antiofuscante.
“Sair de um entroncamento sem visão pode ser uma manobra complicada mesmo para motoristas experientes. Tradicionalmente, a melhor abordagem tem sido andar vagarosamente para frente para ter uma melhor visão, com as janelas abaixadas para ouvir veículos se aproximando. Mas os ciclistas são um risco especial, pois não podem ser ouvidos", diz Keith Freeman, gerente de treinamento da AA no Reino Unido. "Essa tecnologia certamente permite sair de qualquer lugar com visão limitada de modo muito mais seguro e com menos estresse para quem está dirigindo."
FORD
BRASIL
AFord Motor Company
está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford,
Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro
fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os
produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.
SOBRE A FORD MOTOR COMPANY
AFord Motor Company é
uma empresa líder da indústria automotiva global, com sede em Dearborn,
Michigan, nos Estados Unidos. Fabrica ou distribui automóveis em seis
continentes, com cerca de 183.000 empregados e 65 fábricas no mundo. Suas
marcas automotivas incluem a Ford e a Lincoln. A empresa fornece serviços
financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para obter mais informações
sobre os produtos da Ford, favor acessar www.ford.com.br.
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