sábado, 26 de julho de 2014

Sistema inédito em carro pode salvar sua vida, mesmo inconsciente

Quebrando um velho paradigma a Ford traz para o Brasil uma importante inovação tecnológica ligada à segurança. Geralmente a indústria traz seus recursos mais avançados para as versões mais sofisticadas de seus produtos. Sejam eles eletroeletrônicos, automóveis, etc. O novo KA+, que é o veículo de entrada da Ford, a ser lançado no começo de agosto próximo (2014) será o agente da ruptura dessa prática de mercado.

Trata-se de um sistema de emergência que em caso de colisão do veículo uma chamada telefônica é feita para o serviço 192 (SAMU) e dispara o processo de auxílio para o motorista e seus ocupantes. Baseia-se na premissa da imensa disseminação dos smartphones, ainda mais entre os condutores de veículos. O novo KA+ tem como item de série conectividade Blutooth (sistema SYNC - parceria com a Microsoft) em todas suas 3 versões. O referido sistema de segurança é opcional no modelo mais simples, mas de série nos outros dois.
   

Sabendo que 75% dos usuários que usam smartphone acreditam ser importante poder conectar seu aparelho ao automóvel, seja para ouvir suas músicas ou falar ao telefone pelo sistema de som do carro o novo sistema de segurança da Ford entra em ação. Sensores estrategicamente desenvolvidos e instalados detectam se na colisão os air-bags foram deflagrados (colisões predominantemente na parte dianteira do carro) ou se o sistema de corte de combustível foi acionado (colisões que não sejam exclusivamente na parte dianteira).

Tendo o usuário emparelhado seu smartphone com o KA+, na situação de colisão descrita acima o sistema avisa que efetuará a ligação de emergência. Caso o condutor ou seus ocupantes não julgarem necessário o processo pode ser interrompido facilmente. Se não for interrompido o KA+ obtém de um sistema de GPS (mais preciso e independente do smartphone) as coordenadas exatas, liga para o 192 (SAMU) e uma gravação informa ao atendente:

 Um veículo Ford esteve envolvido em um acidente, seus ocupantes precisam de socorro. O veículo se encontra nas coordenadas X de latitude e Y de longitude.” (a mensagem é repetida ).


Em seguida o canal de voz da ligação permanece aberto para que os ocupantes ainda possam interagir com o socorrista por meio do viva voz do veículo, passar mais informações, etc.

Uma demonstração deste procedimento pode ser visto neste vídeo fornecido pela Ford.



Alguns modelos da Ford já têm este sistema no exterior e que agora chega no Brasil pelo novato KA+. Aliás, que só tem o nome do KA antigo, pois trata-se de um veículo totalmente novo. Segundo a Ford este novo sistema de segurança chegará no Brasil também para os outros modelos vendidos aqui no país seguindo um cronograma de lançamentos a ser divulgado pela Ford.

Não há como o condutor do KA+ ou algum de seus ocupantes disparar uma falsa ligação uma vez que o sistema é automatizado, acionado apenas pela colisão ou acidente. A chamada é realizada mesmo se o ocupante estiver inconsciente. Não existe taxa por este serviço que está disponível ao longo de toda a vida útil do carro. E em nada prejudica o funcionamento do sistema Sync ou do uso do celular.

Muitos testes e simulações já foram realizados com a presença do SAMU, bem como treinamento dos operadores quer presenciais ou online.

Existe um importante e interessante depoimento de um usuário que teve sua vida salva por este sistema que pode ser acompanhado neste vídeo.




Minha avaliação do sistema

Como todo sistema ele não tem como obter taxa de sucesso de 100%. O próprio air-bag, que costuma salvar inúmeras vidas, mas se por um acaso o ângulo da colisão ou sua intensidade estiverem fora de algumas especificações ele pode não abrir ou abrir de uma forma que não proteja completamente seu ocupante. Mas mesmo assim o air-bag é um recurso tão valioso para mitigar lesões e mesmo mortes que no mundo todo é largamente usado e hoje em dia obrigatório no Brasil e em muitos países.

O Ford Assistência de Emergência pode ser analisado da mesma forma que o sistema de air-bag. Se o smartphone não estiver ligado ou pareado com o veículo, ou se não existir sinal de operadora alguma naquele local, claro que não acontecerá a chamada de socorro automática.

Lembro que para realizar chamadas de emergência como 192 (SAMU) nem precisa existir sinal da operadora contratada pelo motorista (VIVO, TIM, CLARO, OI, etc.) porque chamadas de emergência são feitas por qualquer operadora por qualquer aparelho.

Eu vejo este sistema como uma forma de aumentar bastante a chance de conseguir obter socorro em uma situação de real emergência e por conseguinte, salvar a vida de muitas pessoas. É muito comum o telefone do motorista ficar no console do carro ou preso em um suporte fixado no vidro. No caso de uma colisão ou capotamento o telefone pode ir parar sabe-se lá onde. Até o motorista achá-lo e pedir ajuda por si mesmo (isso se ele estiver consciente)... Nas duas versões superiores do carro o recurso já está incluído e não tem custo recorrente (mensalidade).

Assim penso que toda inovação que de alguma forma visa proteger a integridade dos ocupantes do veículo é extremamente bem vinda. E por mais surpreendente que seja, chegando ao Brasil por meio do veículo mais simples da Ford, o novo KA+. Simples não quer dizer despojado, nem sem avanços tecnológicos. Espero que a Ford estenda rapidamente esta novidade para toda a sua linha, bem como, quem sabe, pode estimular fabricantes concorrentes a desenvolver soluções parecidas. 

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