domingo, 13 de abril de 2014

Sandisk Extreme Pro - parece um pendrive, mas é algo muito diferente!!

Quando os populares pendrives desbancaram os antigos disquetes foi uma maravilha. Muitos talvez nem se lembrem. Mas os primeiros pendrives tinha capacidade de 8 MB ou 16 MB. Isso era muito mais que os disquetes que armazenavam apenas 1.44 MB e ainda tinha problema do tamanho (embora tivessem sido projetados pensando em fazê-los caber no bolso de uma camisa) e da fragilidade (apesar da carcaça rígida que envelopava o disco). Não há como comparar a robustez, velocidade de acesso e a praticidade dos pendrives com os finados disquetes.

Ao longo do tempo assistimos uma grande escalada na capacidade dos pendrives que rapidamente evoluíram para 128 MB, 512 MB, 1 GB, 2 GB, 4GB... O que não evoluiu tanto assim foi a velocidade de acesso para leitura e gravação. Como os pendrives substituíram os disquetes o uso predominante sempre foi transportar conteúdo, documentos, planilhas, fotos, apresentações, arquivos que normalmente não são grandes. Quando muito 1 MB. Dessa forma o acesso a cada um deles sempre se dava de forma quase instantânea e portanto contentava a todos. Por isso os fabricantes se preocuparam apenas em aumentar a capacidade ao longo do tempo uma vez que a velocidade estava bem resolvida. Isso ajudava a manter o custo do pendrive mais baixo uma vez que memórias flash que podem ser lidas e gravadas mais rapidamente são mais caras. Mas o tempo passa e as coisas mudam.



figura 01 – Sandisk Extreme PRO USB 3.0

A foto acima se parece com um pendrive certo? Pois é, mas eu não me atrevo a dar este nome para o Sandisk Extreme Pro ou ao menos reduzi-lo a esta categoria. O que se pode fazer com ele e como fazemos amplia e muito a sua gama de utilização.  Vou explicar. Nos dias de hoje manipulamos arquivos maiores ou grupos maiores de arquivos com mais frequência. São arquivos de vídeo, uma centena de fotos, algumas centenas de músicas...


figura 02 – Sandisk Extreme PRO USB 3.0 em sua embalagem

Olhando a embalagem do Extreme Pro ele destaca ser 60 vezes mais rápido que um pendrive comum. Como pode ser?? Tudo começa por ele exigir ser conectado em uma porta USB 3.0 (que tem um limite teórico de transferência de até 480 MB/s). Além disso o tipo de memória usada na sua construção é bem diferenciada. Na mesma embalagem vemos discretamente no canto superior esquerdo sua especificação de velocidade citando 260 MB/s para leitura e 240 MB/s para escrita. Testei em um de meus notebooks e obtive valores que se não são idênticos aos citados são bem próximos: 241 MB/s para leitura e 209 MB/s para escrita.



figura 03 – Sandisk Extreme PRO USB 3.0 – teste de leitura – 241 MB/s


figura 04 – Sandisk Extreme PRO USB 3.0 – teste de escrita – 209 MB/s


Importante! Fiz o teste usando um Ultrabook que contém um SSD Seagate de 480 GB (que tem velocidade nominal de 450 MB/s), que será objeto de texto em futuro bem próximo. Isso é importante porque só se obtém o máximo de velocidade no acesso se a fonte dos arquivos, ou seja, onde eles estiverem gravados seja no mínimo tão rápido quanto o Extreme Pro. De que adiantaria gravar pastas ou arquivos a partir de um notebook com HD convencional que só entrega entre 65 a 95 MB/s? Obviamente isso limitaria o desempenho encontrado. E de quebra ficou explícito que o Extreme Pro é bem mais rápido que HDs convencionais.


figura 05 – Sandisk Extreme PRO USB 3.0

Mas eu sou persistente. Usando um software mais apropriado para medir desempenhos de discos, o CrystalDiskMark obtive os dados propalados pela Sandisk. Medi 261 MB/s para leitura e 240 MB/s para escrita na situação mais comum que é acesso sequencial (veja na figura abaixo).


figura 06 – Medindo a velocidade de escrita e gravação com o CrystalDiskMark

Mas a Sandisk divulga ser o Extreme Pro 60 vezes mais rápido que um pendrive convencional. Será?? Eu tenho em meu escritório uma caixa com cerca de 100 pendrives. Procurei por vários e fiz diversos testes. Enquanto o Extreme Pro lê informações entre 240 e 260 MB/s um pendrive comum lê as mesmas informações entre 2.5 e 4.5 MB/s. Aliás 4.5 MB/s foi o máximo que obtive após testar cerca de 15 unidades. Não tive paciência de testar os 100!! Mas foi uma boa amostragem. Ficou claramente comprovado que a designação – 60 vezes mais rápido é bastante precisa.



figura 07 – Medindo a velocidade de leitura no melhor pendrive convencional que encontrei

Talvez o leitor não tenha percebido o impacto disso no dia a dia. Vou explicar melhor. Imagine um arquivo com 1.8 GB. Pode ser um filme, uma imagem ISO de um DVD, ou qualquer outro arquivo importante. Com um pendrive convencional essa cópia demora um pouco menos que 7 minutos (400 segundos), medido por mim. O MESMO arquivo sendo lido do Extreme Pro demora apenas SETE SEGUNDOS, sim isso mesmo, 7 segundos!!

Isso tudo me remete ao título que escolhi para o meu texto. O Extreme Pro se parece com um pendrive, mas é definitivamente algo bem diferente!! Por que?? Porque o tipo de uso que ele pode ter é extremamente mais amplo. Usá-lo para conter algumas dezenas de documentos e planilhas é um desperdício, mas também cumpre este papel. Se você é alguém que não confia em guardar arquivos na nuvem pode usar um Extreme Pro como a sua “nuvem pessoal portátil” na qual você sempre grava TODOS os seus arquivos e transporta facilmente para qualquer lugar e com máxima velocidade de leitura e escrita (maior que os HDs convencionais dos notebooks). Pode ser o seu local de backup e que pode ser feito com muita agilidade. Quer ver um filme na sua TV, filme com 4 ou 5 GB e não quer esperar 20 minutos para realizar a cópia (19 segundos no Exteme Pro)... Eu às vezes penso duas vezes e algumas delas eu desisto quando vejo o quanto vai demorar uma operação dessas em um pendrive comum.

Enfim, este novo dispositivo, o Sandisk Extreme Pro permite que se amplie o que se pode fazer com algo parecido com um pendrive. Viabiliza novos tipos de usos que somente a velocidade dele pode proporcionar. Porém isso tudo tem um preço. A versão que eu testei de 128 GB custa no mercado cerca de R$ 890!! Alguém que queira esta velocidade toda, mas não tanto espaço pode ficar bem com um modelo de 64 ou 32 GB (um pouco mais lentos – mas ainda bem rápidos).



figura 08 – Sandisk Extreme Pro USB 3.0

4 comentários:

  1. Por estre preço consigo comprar um SSD de 240GB + uma gaveta externa, daria a mesma velocidade e manteria a portabilidade mas logicamente não seria tão pequeno como o pendrive... Realmente caro esse camaradinha aí, mas muito interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Daniel sinto muitíssimo pela demora para te responder Tive problemas com as notificações de comentários do blog.
      Sempre o preço que pega. E atributos como velocidade e portabilidade são BEM cobrados. Mas é uma questão de tempo, como sempre! Grande abraço.

      Excluir
  2. Parabéns pelo site, muito legal!

    Gostei da matéria! Mas faltou você dizer em qual loja comprou...não achei para comprar aqui no Brasil. Aguardo...

    ResponderExcluir
  3. Muito boa avaliação. Só resta esperar o preço melhorar. Obrigado.

    ResponderExcluir