quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Monitorando presença na Web com E.life Buzzmonitor

Com o grande crescimento das redes sociais a forma das empresas e consumidores se relacionarem mudou e mudou bastante. Com certeza jamais será igual. A velocidade com que comentários, perguntas, críticas ou elogios são incorporados à rede é impressionante. Mas isso já virou passado, trata-se do mundo que vivemos agora. Dessa forma este dinamismo deve ser incorporado no dia a dia por todos que querem saber sobre suas marcas, produtos, serviços, etc.

Isso já existe e é conhecido como “Análise de Mídias Sociais”. Mas como são feitas estas análises? Dependem de softwares sofisticados, de custo geralmente elevado e são complexos para serem usados. Por isso estas análises só vinham sendo feitas preferencialmente por empresas de maior porte e mesmo assim dependendo de análises intrincadas. Mas o tempo que vivemos é diferente!! Não é mais relevante o tipo ou o tamanho da empresa para que sua relação com as mídias sociais sejam acompanhadas, monitoradas e como decorrência melhores decisões possam ser tomadas.

O assunto é muito extenso e ao mesmo tempo bastante estimulante. Confesso estar dando meus primeiros passos nesta área e por isso mesmo este assunto será retomado outras vezes no futuro. O que me incentivou a falar sobre isso é que fui apresentado a uma solução fantástica! Trata-se do Buzzmonitor da empresa E.life.


figura 01 – E.life Buzzmonitor interface principal

O que torna esta solução digna de ser comentada é seu caráter “democrático” e ao mesmo tempo a profundidade das análises que podem ser feitas. Como ela é rodada na nuvem não depende de softwares sofisticados e pesados instalados na empresa que vai utilizá-lo. Também existe versão gratuita da solução que pode ser usada pelas empresas menores. Tive a curiosidade de fazer alguns testes rápidos com a ferramenta e algumas características saltaram aos meus olhos.

O Buzzmonitor segundo a E.life, é a única solução no mercado que contempla três funções: monitoramento, relacionamento e análise. Os demais exigem que se instale outros programas associados para realizar estas funções. Outro diferencial do Buzzmonitor é que ele atua na estrutura do “Social Big Data” da E.life, uma base de dados que mapeia 100 milhões de usuários  e faz associação de perfil do internauta a marcas e comportamentos. Por exemplo o Buzzmonitor pode ajudar a descobrir que os amantes de vinho fazem check in no Ibirapuera e comem o queijo do tipo X ou o que fazem os clientes de determinada operadora de telefonia celular e assim por diante.

Desde 2008 a E.life armazena em seu Big Data posts, comentários e compartilhamentos do Twitter e Facebook, não apenas de marcas, mas de verbos de consumo de mídia ou de produtos (como o verbo assistir e suas derivações para monitorar consumo de mídia TV). São armazenados também todos os links compartilhados via Twitter e Facebook e seu respectivo conteúdo. Juntas, essas informações já somam 1 bilhão de dados únicos relacionados a mais de 100 milhões de usuários, sendo que 90% deles são brasileiros.

Mas especificações e números à parte eu me encantei com alguns breves ensaios que fiz com a versão gratuita do Buzzmonitor. Lembro que sou total neófito no assunto e em minutos já tinha criado monitorações para algumas marcas associando-as a palavras chaves. Por exemplo, uma das monitorações que eu criei foi para a marca Ford com a palavra-chave Focus. Dessa forma tenho acesso a referências a este fabricante e um de seus modelos de carro. Porém poderia ter usado como palavras chaves “Focus AND desempenho OR consumo” e dessa forma saberia o que se fala nas redes sociais sobre o desempenho e consumo deste modelo. Outras combinações de palavras-chave podem ser feitas sobre a mesma empresa ou uma diferente e estas ficarem salvas no ambiente do usuário na nuvem. Dessa forma a análise pode ser retomada em dias subsequentes.

 
figura 02 – análise de marca e produto nas redes sociais

 

figura 03 – tipos de relatórios do Buzzmonitor

O sistema também consegue classificar como “positivo”, “negativo”, “neutro” ou “misturado” o teor dos comentários publicados nas redes sociais visando avaliar em cada caso o que se fala da marca, produto ou serviço. Há um grande número de relatórios pré definidos e os filtros são personalizáveis em níveis que habilitam olhar apenas esta ou aquela rede, em um período de tempo determinado, por dia, por hora, etc.  Além das estatísticas e relatórios o próprio conteúdo que foi publicado está acessível, ou seja, cada tweet, publicação no Facebook está ao alcance para leitura ou mesmo interação com o interlocutor das redes sociais.
 
figura 04 – conteúdo das redes sociais ao alcance imediato

 
A incursão por este mundo de monitoração, análises e relatórios de marcas e produtos nas redes sociais apenas começou para mim. Penso que este instrumento permite que independentemente do porte da empresa, do grau de especialização do usuário e da necessidade específica, o recurso está disponível. É o tal caráter democrático que falei no começo deste texto. Claro que análises mais profundas e complexas podem necessitar de mais recursos bem com de uma versão ampla do produto (versão paga). Considero que apenas dei meus primeiros passos neste mundo e tenho vontade de me aprofundar mais, quem sabe acompanhando por algumas semanas alguns elementos, extraindo informações mais elaboradas e dessa forma poder contar mais para os leitores. O grande mérito desta solução é sua extensão e simplicidade (em poucos minutos já tinha criado meus primeiros pontos de monitoração) e já podia extrair relatórios.







                                                                                                                                                             

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