sábado, 9 de novembro de 2013

O SkyDrive do Windows 8.1 mudando minha forma de lidar com arquivos

Usando arquivos em nuvem de uma forma mais inteligente!!



Em outubro de 2013 a Microsoft lançou a atualização do Windows 8 que foi denominada Windows 8.1. Mestre Benito Piropo destrinchou vários aspectos desta nova versão em ótimos textos no ITWEB que preciso destacar:

O Grande Dia
O que é Windows 8.1?
Instalando Windows8.1
FazendoWindows 8.1 parecer com Windows 7

Apesar do assunto ter sido muito bem coberto eu tenho outra perspectiva sobre o assunto, algo que realmente mudou a minha forma de trabalhar com o conceito de nuvem e armazenamento de arquivos. O SKYDRIVE, solução da Microsoft para sincronização de arquivos e pastas na nuvem teve alterações que me fizeram pensar.

Já sou usuário da ferramenta há algum tempo. Bem como também uso Google Drive, Dropbox e iDriveSync. Mas destas todas o SkyDrive foi a que de fato contratei mais espaço para utilização enquanto os outros (também bons produtos) uso o espaço oferecido gratuitamente. Adquiri 50 GB de cota adicional no SkyDrive tendo assim 57 GB utilizáveis no serviço. O preço é bastante convidativo, cerca de R$ 46,00 por ano pelos 50 GB adicionais ou R$ 186,00 por ano por 200 GB.

Tenho dois filhos em idade escolar e cada um deles têm o seu PC para usar em tarefas escolares e para lazer. Em um ambiente doméstico é complicado ter que administrar backup dos computadores dos filhos. Perder um trabalho escolar na véspera de sua entrega é algo tão ou mais sério que o executivo perder o orçamento anual da empresa... Acredite, isso é verdade. Por isso, sem que eles soubessem eu configurei seus computadores de tal forma que a pasta MEUS DOCUMENTOS fosse redirecionada para o SkyDrive. Dessa forma, sem que eles saibam, tudo que eles gravam em seus computadores, todos os trabalhos de escola, são salvos automaticamente no disco local e na nuvem, no serviço SkyDrive.

figura 01 – Documentos sendo redirecionados para pasta do SkyDrive



Mas isso já faço há algum tempo. O quê de fato o Windowd 8.1 trouxe de novidade e que me cativou? Veja com atenção a figura 02.


figura 02 – Skydrive com opção de arquivos ou pastas online ou off-line


Nesta figura pode ser visto um novo atributo do SkyDrive nativo do Windows 8.1. Aliás, esta por si já é outra diferença, o SkyDrive é nativo, não precisa ser instalada a versão desktop. E a versão “Metro” (nova interface do Windows) é “de verdade”, com toda as funcionalidade e não uma visão do site como no Windows 7 ou Windows 8. Mas voltando ao que interessa, no Windows 8.1 o usuário pode escolher se um arquivo ou pasta será SOMENTE ONLINE ou DISPONÍVEL OFFLINE. O que isso significa? Faz diferença? Muita diferença???

Por um grande acaso o Windows 8.1 chegou até mim em um momento no qual eu havia diminuído o espaço de meu disco rígido. Soa estranho, mas eu explico. Eu troquei um HD de 1 TB por um SSD de 480 GB e nesta hora precisei fazer algumas concessões ao que eu iria manter e no notebook e o que iria manter em um HD externo. Porém ao fazer a troca, que será tema de artigo em futuro próximo (a transformação de um notebook com um SSD de grande capacidade), eu percebi que a minha pasta de DOCUMENTOS continha uma quantidade imensa de arquivos muito antigos. Estes arquivos eu não poderia simplesmente apagá-los, pois um belo dia poderia querer olhá-los novamente. Por outro lado usar um sistema de armazenamento nobre, mais caro e muito rápido como um SSD para manter conteúdo que eu posso demorar anos para olhar novamente não parecia fazer muito sentido.

Foi nesta hora que percebi a proposta deste “novo” Skydrive. Eu posso ter muitos GBs indexados no meu computador, arquivos que se eu realizar uma busca eles estão acessíveis e podem ser localizados. Mas eles não “moram” no meu notebook e sim apenas na nuvem, esperando o dia de serem acessados. Neste dia carregá-los será um pouco mais lento por causa das velocidades que temos na Internet. Mas se o acesso é tão infrequente, que mal há em esperar um pouco mais para ter acesso a estes arquivos nesta ocasião? Mesmo assim isso é uma questão de tempo. Quando eu contratei o primeiro serviço de banda larga para meu escritório ele tinha velocidade de 256 Kbps e hoje tenho um serviço de 20 Mbps, ou seja, cerca de 80 vezes mais rápido. Em algum tempo estes arquivos na nuvem serão acessados quase tão rapidamente quanto os arquivos locais.

Este sutil e decisivo recurso mudou completamente a forma como estou trabalhando com meus notebook e meus arquivos. Sabendo que quem guarda meus dados é uma empresa com o nome e confiabilidade de uma Microsoft eu posso delegar ao SkyDrive a custódia de arquivos mais antigos, ou mesmo aqueles que ocupam muito espaço nobre em meu SSD. Até então DROPBOX e Google Drive não tem este tipo de recurso. O iDriveSync tem um recurso parecido que ele chama da “Out-of-box files”.

O simples e valioso recurso de poder sincronizar os arquivos entre seu dispositivo e a nuvem ou vários dispositivos continua sendo o maior apelo do SkyDrive. Porém se o usuário tem uma necessidade especial como a minha que é economizar espaço no HD/SSD e delegar a custódia de parte das pastas e arquivos somente para a nuvem, esta solução é ótima. Claro que o usuário terá de conviver com o fato de que estes arquivos serão recuperados mais lentamente no dia que forem necessários. Mas por quanto tempo? Dia chegará que a velocidade de acesso e confiabilidade de nossas conexões de Internet permitirão termos nosso dispositivo, seja ele um notebook, tablet, smartphone, câmera digital, etc. apenas com o mínimo de espaço para o sistema operacional e mantermos TODOS nossos dados seguros na nuvem?  Saberemos em breve. Julgo bem possível!!

4 comentários:

  1. Ótimo texto Xandó,
    O Skydrive é uma ferramenta fantástica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas eu estou basteante desta forma alternativa de lidar com os arquivos.

      Excluir
  2. Se seus filhos são adolescentes e você configurou o computador deles para fazer um backup automático de tudo que eles salvam na pasta Meus Documentos sem eles saberem, você tá invadindo a privacidade deles de uma forma muito feia. Por que eles não podem saber que você tá fazendo esse backup? Imagino que eles iam continuar salvando seus trabalhos escolares na pasta que faz backup se eles soubessem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara, obrigado por participar e opinar. "Sem eles saberem" é força de expressão. Nos primeiros 30 minutos eles não sabiam, mas depois comentei com eles que dali para a frente se trocássemos de computador nunca mais nos preocuparíamos com os dados e arquivos, uma vez que estariam a partir dali na nuvem. Fato que aconteceu algum tempo depois. O Skydrive, hoje OneDrive provou sua razão de ser!

      Excluir