segunda-feira, 9 de maio de 2011

Blackberry Torch 9800 – touch, versátil e inovador

Sou usuário de smartphone há não muito tempo. Mais precisamente desde maio do ano passado quando aderi ao Blackberry Bold 9700, sobre o qual escrevi o texto “Perdendo o medo e adotando o smartphone Blackberry Bold 9700”. Foi mesmo uma guinada sem volta. Temeroso que estava de ficar escravizado ao smartphone, perda de privacidade, etc. a experiência relatada mostra que foi exatamente o contrário. E vinha usando o ótimo Bold 9700 desde então. Foi quando a RIM (Research In Motion), empresa que fabrica estes notáveis dispositivos colocou a minha disposição para testes o novo e também vistoso Torch 9800. 

Foram mais de dois meses usando no dia a dia o aparelho, com minha própria linha, e-mail, mensagens de texto, ligações telefônicas... Situação mais que ideal para formar uma sólida opinião sobre o aparelho. Como eu já usava o Bold 9700 não imagina que poderia me impressionar com mais um aparelho.





O Torch 9800 “corrigiu” um conflito de expectativa que tivera com o Bold 9700 ao manipulá-lo pela primeira vez. Tente usá-lo como se fora “touch”, mas ele usa o “trackpad” (manipulado com o dedo) e obviamente nada aconteceu. O Torch 9800 é “touch” e usa o evoluído sistema operacional Blackberry 6.0 que é orientado à produtividade e também à “diversão”, ou seja, é o melhor dos dois mundos. É um dispositivo “profissional” e “legal” ao mesmo tempo.

Será recorrente neste texto comparações com o Bold 9700, pois é minha forte referência (10 meses de uso). E eu já estava muito satisfeito com o 9700.

Mas o que impressiona no Torch 9800 é sua “dupla personalidade”, o “lado sério” e o “lado legal”. Tudo começa no uso “touch” bastante simples e ágil. Com direito a inversão da tela ao girar o aparelho, no melhor estilo iPhone (sim deve ter sido a fonte de inspiração e não vejo vergonha alguma nisso).



Os teclados

Em uma primeira observação  parece fazer falta ótimo teclado que os Blackberries sempre apresentaram. No lugar deste teclado “real” pode ser usado o teclado virtual na tela do aparelho, com direito a um teclado maior se o aparelho for usado virado (na horizontal).

Mas não é só isso!! O ótimo teclado “qwerty” real está guardado sob a tela e sempre pronto para ser usado, que pode ser deslizado para fora e utilizado. Assim o usuário escolhe se deseja usar o teclado virtual ouo teclado real. Penso que esta escolha seja algo bastante pessoal. No meu caso confesso que por estar habituado ao teclado e ao trackpad do 9700 (que também existe no 9800), comecei usando mais desta forma. Depois com alguma experiência passei a me aventurar no teclado virtual. Sinto-me melhor usando com o aparelho na horizontal, situação na qual as teclas ficam maiores. Para uso “ligeiro” utilizo o teclado virtual, mas por exemplo, para responder um email prefiro o teclado real.

TrackPad ao cento

O ótimo teclado “qwerty”

Teclado virtual (na horizontal - maior)

Teclado virtual (na vertical- menor)

BlackBerry Torch 9800


Usando a Internet

Há uma sensível evolução no Torch 9800. O novo navegador é muito mais amigável. Também pode ser usado com o aparelho na horizontal que amplia sobremaneira a área de visualização. Poucos sites eu tive problema no passado com o Bold 9700 e com o 9800 tive sucesso até agora em 100% dos sites acessados.

O fato do aparelho funcionar com toques na tela faz da experiência de uso da Internet muito, mas muito mais agradável além de mais ágil. Sua tela de 3.2 polegadas e resolução 480x360 tem imagens vivas e nítidas.

De início estranhei muito uma “falta” de funcionalidade que existe no Bold 9700 que é a navegação em “modo coluna”, que reformata todo o site exibido e ajusta o texto em uma única coluna para melhor visualização (e não precisar realizar rolagem horizontal do site que mesmo com o “touch” não é muito confortável). Na verdade esta opção não existe no Torch mas basta realizar um “duplo clique” com o dedo sobre a tela que o 9800 faz o ajuste de mais de uma forma : ajusta o zoom automaticamente para fazer caber a tela toda ou uma forma análoga ao “modo coluna” do Blackberry anterior. É rápido, simples (duplo toque) porém descobri que com alguns poucos sites o novo modo coluna não funciona. Deve ter a ver com a forma de desenvolvimento do site (vou investigar mais este tópico).

Finalmente o navegador de Internet do Torch 9800 dispõe de janelas. Assim mais de um site pode estar carregado ao mesmo tempo, como se fosse um navegador de PC. Muito útil e prático pois este é o modelo de uso que as pessoas se habituaram para uso de Internet.

Fotos e Vídeo

O 9800 dispõe de uma ótima câmera 5 MP (2592x1920) e suas fotos têm ótima qualidade. A câmera do 9700 é de 3 MP. Quase não há diferenças em relação a uma câmera “especialista” de mesma resolução. Mas assim como o Bold 9700 e o Torch 9800 um grande diferencial dos Blackberries é dispor de FLASH para uso em ambientes com baixa luminosidade, e que funciona muito bem em distâncias curtas (até 5 metros). O flash pode ser usado de forma automática, forçar o uso ou forçar não usar.

A câmera dispõe de algumas sofisticações de “gente grande”. Modos de foto como “detecção de face”, “Retrato”, “Esportes”, “Paisagem”, “Festa” que permitem adequar o dispositivo à necessidade e assim obter melhores resultados. Por dispor de GPS o Torch 9800 pode assinalar geotags para registrar a localização exata onde a foto foi tirada.


Vídeos podem ser gravados na resolução VGA (640x480 pixels). E há forte evolução em relação ao 9700 não apenas na resolução mas na própria qualidade. A imagem é mais bem definida e mais nítida, principalmente quando o objeto filmado está mais distante. Mas o som obtido junto ao vídeo melhorou muito, provavelmente por cauda do microfone embutido de melhor qualidade. Isso foi evidenciado por filmagens quase idênticas. No final de 2010 usando o Bold 9700 filmei no estádio do Morumbi partes do show do Black Eyed Peas. Este ano, mês passado em local semelhante no mesmo local (Morumbi) fiz um filme com o Torch 9800 e som não era distorcido e sem clareza, muito pelo contrário, excelente.

O fato do 9800 dispor de comandos por toque na tela (touch) o permite navegar entre os arquivos, fotos, etc. por meio de movimentos de “virar página” para troca de fotos. Também aceita os movimentos de “pinça” (abrir ou fechar) para ampliar (zoom) ou reduzir o tamanho de fotos. Movimentos de pinça também podem ser usados no navegador de Internet para obter zoom de parte específica da tela.


Conectividade e Rede

Há suporte a rede 3G, comutável para 2G se na localidade a rede mais sofisticada não estiver disponível. Em relação ao uso de rede de telefonia suporta
GSM/GPRS/EDGE (850/900/1800/1900 MHz) e HSPDA/UMTS (800/850/1900/2100 MHz).

WiFi o Bold 9700 já tinha, mas padrão b/g (11/54 Mbps). O Torch 9800 além dos padrões b/g dispõe de conectividade no padrão “n” que permite conexão até 150 Mbps. Acho particularmente útil o recurso WiFi seja para usar o aparelho como um “localizador de redes” ou para uso efetivo (os perfis ficam memorizados e entram em uso automaticamente), podendo acessar Internet mais rápido que a conexão 3G ou 2G em operação no momento.

Por fim o Torch 9800 também dispõe de Bluetooth para conexão sem fio com PC ou para comunicação com outros BlackBerries. Uma das aplicações mais interessantes é a troca de “BBcard”, cartões de visita virtual que um Blackberry pode enviar para outro sem fio (pelo Bluetooth).

O 9800 também dispõe de GPS que o habilita para diversas aplicações, óbvias e outras mais criativas e diferentes. Mapas, rotas, navegação são funcionalidade que o GPS torna possível. Também a marcação das fotos com a localização (geotags). Mas desenvolvedores têm um imenso potencial de uso para suas aplicações como, por exemplo, uma feita para o Bold 9700 e que foi usada pela polícia de Salvador para o carnaval 2010 na qual policiais com Blackberries e GPS sinalizavam para a corporação horam tipo e local de determinadas ocorrências. Muito interessante!


Aplicativos

Não há smartphone “forte” se não pode contar com inúmeros aplicativos a disposição. Tanto os aplicativos nativos (que vem com o aparelho) como aplicativos para serem adicionados posteriormente.

O Torch 9800 vem com um número muito grande de opções : Facebook, Twitter, Youtube, , BBM (BlackBerry Messenger), MSN, Yahoo Messenger, Google Talk, AOL Messenger, só para citar alguns. Eu ainda instalei o Google Maps, LinkedIN, Previsão de Tempo...

Há aplicativo nativos muito interessantes como por exemplo o FEEDS SOCIAIS e o BLACKBERRY PROTECT. O FEEDS concentra em uma única interface todas as novidades das redes sociais do usuário. Assim ele pode apenas acompanhar em um só local. O PROTECT uma vez configurado permite que o usuário apague todos os dados do aparelho remotamente em caso de perda ou roubo, bem como até saber onde está o aparelho. Isto é muito útil para quem não é usuário corporativo do Blackberry pois o software BES ou BES Express (BlackBerry Enterprise Server) já faz isso, mas quem é cliente OI, VIVO, CLARO, TIM, etc. pode usar esta funcionalidade de proteção sem custo após instalar o aplicativo.


A porta de entrada para novos aplicativos é o BlackBerry AppWorld,  onde se encontram programas pagos e gratuitos dos mais diversos.

Tela do Blackberry App World



Duração de Bateria

Em suas especificações cita durabilidade em conversação de 5.8 horas, 30 horas reproduzindo áudio e 6 horas reproduzindo vídeos. Este é um ponto crítico de todo smartphone. O Torch 9800 é muito “sensível” em relação ao modo de uso. Eu explico.

Na prática, em “stand-by”, sem uso efetivo, o 9800 fica até 5 dias sem precisar carregar sua bateria de célula de lítio de 1300 mAhr. Por outro lado em dias que usei intensamente Internet, MSN, lendo e respondendo e-mails, falando a o telefone, não consegui chegar em casa antes da bateria acabar. Mas ressalto que esta experiência foi extremamente intensa, pois neste dia eu me determinei a não usar meu notebook e sim fazer TUDO no 9800.

Sendo mais comedido e com um perfil de uso mais “normal” consigo usar o 9800 por 2 dias sem precisar recarregar sua bateria. Aliás, a recarga pode ser feita por um convencional adaptador ligado na tomada bem como ligado no PC ou notebook pelo cabo USB que o acompanha. Resumindo, a bateria vai durar entre 1 e 5 dias dependendo da intensidade de uso, média de 2 dias.

Facilidade de uso

Há muitas formas para achar a operação ou função desejada no Torch 9800. Grupos de ícones existem para ajudar o usuário. O grupo TUDO como sugere o nome tem todas as funções do aparelho e pode ser navegada com movimento de dedo ou pelo trackpad. O grupo FREQUENTE agrupa os ícones mais usados pelo usuário na ordem de maior utilização. Há o grupo DOWNLOADS que contém os aplicativos que foram descarregados da Internet e instalados. Outro grupo é o MÍDIA que reúne todas as funções ligadas a gravar vídeos, tirar fotos e visualizá-los, bem como músicas. Finalmente existe o grupo FAVORITOS no qual o usuário pode personalizar completamente inserindo as funções de sua preferência.

Em cada um destes grupos o usuário pode com movimento de dedos aumentar ou diminuir a quantidade de linhas de ícones sendo exibidos. Estes podem ocupar a tela toda ou apenas uma mínima faixa (sem ícones) que abre o conjunto de atalhos.



Tudo foi muito bem pensado. Há alertas visuais e sonoros para cada tipo de evento. Por exemplo, o som emitido quando chega um email é distinto do som quando alguém o chama para uma conversa no MSN também diferente do som quando chega uma mensagem de texto (SMS), uma mensagem no Facebook, e assim por diante. Da mesma forma uma área de notificação no topo do aparelho exibe um resumo das informações pendentes de serem vistas.

Na tela abaixo pode ser visto que tenho 516 e-mails na minha caixa de entrada e há e-mails não lidos. Há também 3 mensagens ou notificações no Facebook. Outras informações importantes podem ser vistas neste trecho da tela. Vejo que a rede de telefonia está ativa (OI),  há uma rede sem fio  em uso (FXHOME), tenho conexão à Internet no modo 3G e o nível de sinal do 3G e do WiFi está no máximo.


Ainda no canto inferior direito da tela cima vemos uma LUPA que é a ferramenta de busca UNIVERSAL do Torch 9800. Pressionando o dedo sobre a lupa posso digitar algum texto e este será buscado em qualquer local : email, contatos, compromissos, Facebook, etc. E a pesquisa vai sendo feito na medida que cada tecla vai sendo digitada.


Blackberry Desktop

O software Blackberry Desktop instalado no PC a partir do site da RIM traz várias capacidades adicionais para o aparelho. Principalmente ferramentas para sincronizar o conteúdo do aparelho com o PC, de diversas formas. Fotos, músicas e vídeos podem estar em “sintonia” com o PC. Também as pastas do Outlook (além de e-mail) como Contatos, Tarefas e Calendário. O cartão de memória (micro SD) que veio com o aparelho que testei tinha 4 Gb mas o 9800 aceita até micro SD de 32 Gb. Dessa forma uma infinidade de fotos, vídeos e músicas pode ser armazenados. Também backup do dispositivo pode ser feito com o BB desktop.

No começo do teste tive uma pequena decepção pois meu Windows 7 Professional é 64 bits e o BB Desktop não tinha suporte para MS Office 64 bits. Por isso no início não pude usar estas funcionalidades. Mas em algumas semanas ao conectar o 9800 no PC o próprio software avisou de nova versão e esta dificuldade deixou de existir.

Mas além destas funcionalidades o Blackberry Desktop permite usar o Torch 9800 como modem 3G de Internet. Funciona de forma esplêndida. No meu caso com chip da OI obtinha acesso a 1 Mbps e com ótima navegabilidade no PC ou notebook. O usuário apenas deve tomar cuidado pois este acesso como “modem” poder ser (e normalmente é) cobrado à parte pela operadora (recomendo que verifique com a empresa antes de usar para não ter surpresas).


Conclusão

O nome Blackberry é muito forte no ambiente corporativo. Há muitas razões para isso como possibilidade de gerenciamento dos dispositivos, aplicação de políticas de segurança e privacidade, etc. Os aparelhos sempre foram eficazes, e atendendo bem as  necessidades da empresa. Mas os smartphones de forma geral andaram evoluindo também para outras direções que os tornaram mais “legais” e também “pessoais”. O Blackberry Torch 9800 é a resposta da RIM para esta nova caraterística e demanda do mercado.

É um Blackberry mas com toda a “roupa nova”. A começar pelo renovado sistema operacional 6.0 que traz o novo navegador de Internet (multi janelas), a interface “touch” e uma dinâmica de navegação muito moderna e agradável. A introdução do teclado virtual (touch) e a permanência do ótimo teclado “qwerty” (marca registrada dos BB) atende aos dois mundos de usuários (habituados ou não com o teclado virtual).

Conexão 3G, rede WiFi padrão “n”, bluetooth, GPS, vasta quantidade de aplicativos embarcados e muitas opções na App Store completam as virtudes deste dispositivo. Se posso citar um “calcanhar de Aquiles” do 9800 é a duração da bateria para quem faz uso muito intenso do telefone e das funções de email, MSN, rede sociais etc. Mas como o cabo USB que server para dar carga em sua bateria pode ser carregado facilmente, é a recomendação para os “heavy users”. Depois de meu teste de stress de bateria, no meu uso normal, dois dias é sem recarga é bem comum.

Mais detalhes e informações específicas podem ser obtidas no sita da RIM clicando aqui.

14 comentários:

  1. Li suas duas análises sobre os smatphones Blackberry Bold e Torch, você está de parabéns. Vou adquirir um Blackberry e estou em dúvida entre esses dois modelos. Pela minha operadora o Bold é gratuito, e o Torch tem um pequeno desconto. Qual deles você indicaria? Desde já, grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. Oi Glauco, obrigado por seu comentário.
    Ambos são muito bons. Mas eu prefiro o TORCH pois o uso da Internet nele, ainda mais com o touch fica mais interessante!! Abraços

    ResponderExcluir
  3. Caro flavio, gostei muito de sua analise sobre o blackberry torch e estou interessado em adquirir um, mas minha grande duvida é a sensibilidade da tela e o atraso (lag) do aparelho se existe. o que me falaram é que quando voce esta em uma ligação caso seu rosto toque na tela pode tocar na tecla END e isso ocorre constantemente, isso é verdade? e outra coisa, se existe um atraso qndo vc esta navegando clicando ou digitando! muito grato pela sua ajuda.
    João Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. Caro Anônimo muito obrigado por suas palavras. Eu uso o Torcj 9800 e não sinto problema com "lag". Uma vez, quando havia aberto 8 aplicativos ao mesmo tempo tive algo parecido. Só nesta situação de sobrecarga. Fora isso, beleza pura.

    ResponderExcluir
  5. Olá, recentemente adquiri o BB Torch 9800 através de uma promoção, mas como não tenho nenhum plano telefonico e nem tenho interesse em possuir um estou vendendo o aparelho novinho ainda na caixa, com todos os acessórios por apenas R$700,00, quem tiver interesse deixo meu contato. (11) 7019-5107.
    Att, Gabrielle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Gabrielle este espaço não é para fazer propaganda ou venda de produtos. Mas casualmente conheço uma pessoa que está em busca de um TORCH 9800. Vou encaminhar seu posta para ela. Coincidência.

      Excluir
  6. Prezado Flávio!

    E quanto a carcaça? É de plástico, metal. Ele é robusto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo. A carcaça tem metal e plástico. Mas posso te dizer que eu deixei o aparelho cair duas ou três vezes a não aconteceu nada, salvo alguns pequenos esfolados na laterais!! Obrigado por sua participação nas discussões!

      Excluir
  7. Bom dia Flavio!
    Este Blackberry Torch 9800 já foi lançado há algum tempo, e agora que estamos no final de 2012, estou a pensar comprá-lo. Acha que ainda justifica comprá-lo?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Anônima o Torch 9800 não mais novidade, mas ainda é um ótimo aparelho. O fato dele ter teclado físico deslizante e uma tela imensa é ótimo!! Apenas o deixa um pouquinho mais pesado que poderia, mas não compromete. Ainda acho uma boa opção.

      Excluir
  8. Apesar do aparelho e do review serem de maio/2011, ainda são bem atuais. Hoje em dia existem poucos smartphones (bons) com teclado físico, por isso o Torch 9800 continua sendo uma boa opção, além de ser muito bonito. Infelizmente, a bateria (ítem de extrema importância) é um ponto fraco. Só ficou faltando uma análise do processador. De resto, achei excelente a sua análise. Me ajudou muito. Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alexandre eu também acho o Torch 9800 bem atual. Sei que tem um modelo um pouco mais novo o 9860 ( http://br.blackberry.com/smartphones/blackberry-torch-9860 ) que não tem o teclado físico. Obrigado pelas suas palavras sobre o meu texto!! Ótimo 2013!! Abs

      Excluir
  9. Essa porcaria Blackberry 9800 que acabei de adquirir é uma verdadeira bomba !! Trava direto, tenho que retirar a bateria para destravar. DECEPÇÃO TOTAL !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio obrigado por seu depoimento. Bom saber também as experiências ruins. Para mim foi tudo bem... espero que tenha resolvido seus problemas. Abs

      Excluir