quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

BECLUB – um novo boom na Internet??

O título é propositalmente provocativo, mas não sem razão. Se você está antenado com as novidades na Internet e novas formas de fazer negócio já está sabendo há tempos dos sites de compras coletivas. Foram criados na China entre 2005 e 2006 e fundamentam-se no apelo de boas ofertas e no poder das redes sociais para disseminá-las. No Brasil destacam-se desde o ano passado os sites GROUPON e PEIXE URBANO, os dois maiores.

COMPRAS COLETIVAS

Resumidamente estes sites responsabilizam-se por captar boas ofertas de produtos ou serviços e preocupam-se em repassá-las em grande volume para que o “lote mínimo” de venda seja atingido e as pessoas possam obter um “cupom” que lhes dá o direito de usufruir do produto ou serviço ofertado.

Funciona? Eu particularmente não usei, mas conheço quem usou e ficou satisfeito. Mas nem tudo são flores. Para viabilizar descontos expressivos a quantidade de cupons é grande e, por exemplo, pode ser difícil marcar aquele jantar por um preço especial antes de dois ou três meses. Estes sites que movimentaram 500 milhões de reais no ano passado geralmente fazem uma oferta por dia e seus “seguidores” são avisados das ofertas por e-mail ou redes sociais.

Uma última palavra a se dizer sobre esta tendência é que se baseia no fenômeno de compra por impulso. Alguém vê um produto ou serviço ofertado por um bom preço, mesmo que não esteja precisando desesperadamente daquilo, ele compra para aproveitar a oportunidade. Guarda semelhança às compras com cupons (em papel) que há décadas existem, por exemplo, nos EUA. Pessoas colecionam os cupons encartados nas revistas e jornais e depois perseguem todas as ofertas que lhes agradam.

BECLUB – UMA IDÉIA GENIAL

Com o modelo de negócio de compras coletivas já estabelecido o que o poderia mudar? Isso e mais além foi o que pensou a empresa BECLUB - http://www.beclub.com.br/. Com um investimento de 5 milhões de reais  nasceu um multiplicador de clubes de compras coletivas. Trata-se de uma plataforma gratuita, já disponível desde o dia 2 de fevereiro de 2011, na qual QUALQUER PESSOA pode criar o seu negócio baseado no modelo de compras coletivas.

Mas afinal como é isso? A plataforma de negócios, hospedada na nuvem da AMAZON (robusta e de alta confiabilidade e escalabilidade) provê toda a necessidade operacional para o novo clube de CC (compras coletivas), desde a interface de ofertas com os usuários e potenciais compradores bem como todo o “back office” administrativo que incluem monitoração de negócios, manutenção de ofertas, interação com os meios de pagamento, etc.



Mas como uma clube de CC pode se atrever a competir com os gigantes estabelecidos como PEIXE URBANO, GROUPON, etc?? A resposta é NÃO VAI COMPETIR!! O conceito do BECLUB, que me encantou é muito interessante. Há milhares de grupos de influência estabelecidos. Desde grupos comunitários, em bairros, clubes (esportivos), no trabalho... E tomemos outro caso, os BLOGUEIROS, bem fácil de exemplificar o potencial deste novo serviço. Estes versam sobre inúmeros assuntos, gastronomia, cinema, animais de estimação, saúde, beleza, enologia, pesca, esportes,... São incontáveis assuntos.

Estas pessoas (blogueiros) são lidas e exercem influência em seus seguidores, os leitores de seus blogs e até os conhecem (real ou virtualmente). Por sua vez o blogueiro é um conhecedor do assunto que escreve regularmente e provavelmente também conhece mais que seus leitores o próprio mercado. Assim este tem capacidade de prospectar ofertas interessantes entre os fornecedores. Também confere a esta pessoa maior responsabilidade no ato de publicar as ofertas, pois sua “comunidade” o conhece e o respeita. Ele não vai querer “queimar seu filme” com eles. É isso, seja blogueiro, ou outra pessoa que tenha possibilidade de manter contato com um grupo RESTRITO (esta diferença é importante), esta pessoa tem condições de montar um negócio a CUSTO ZERO (não há mensalidades ocultas) e alavancar financeiramente seu próprio blog e negócio. Há apenas o custo de comissão sobre cada venda efetivamente concluída.

Comparando com os gigantes das compras coletivas, vejam que há diferenças interessantes. Um Peixe Urbano tem uma equipe de telemarketing de 200 ou 300 pessoas ligando todos os dias para milhares de fornecedores visando obter negócios incríveis e poder ofertar em seu site. Estas pessoas negociam jantar em restaurante, doces, serviços de massagem, manicure, ou seja, de tudo. Assim não existe o vínculo e o compromisso efetivo com a real qualidade da oferta. Conseguem preços muito bons é verdade e em grandes quantidades (para viabilizar estes descontos), mas nem sempre conseguem atender com qualidade. Há registros de pessoas que adquiriram serviços de massagem, por exemplo, mas na hora de exercer o seu direito (usar o seu cupom), pelo alto volume só conseguem usar o serviço daqui a dois ou três meses. Isso é frustrante.

Como o conceito do BECLUB é outro, apoia-se na segmentação, especialização e com o real comprometimento do dono do clube de compras coletivas frente a sua comunidade, estes problemas citados não devem ocorrer.

Analisando o ponto de vista de cada uma das partes:

Do Cliente : ele tem um local para buscar ofertas de produtos e serviços de maneira focada e direcionada. Estas ofertas são proporcionadas por um canal confiável e de seu conhecimento prévio. As quantidades de “equilíbrio” (aquelas que viabilizam a efetivação da compra coletiva) tendem a ser menores.

Da loja ou prestador de serviço: o dono da pet shop, restaurante, da casa de vinhos, da agência de turismo, tem como fazer ofertas mais direcionadas, intermediadas por alguém (o dono do clube) que tem boa influência em seu meio. Tem também como melhor avaliar em conjunto com o clube os períodos de “baixa”, nos quais as ofertas podem ser elaboradas.

Do BECLUB: quer ampliar muito o número de clubes de compras coletivas que usarão gratuitamente sua infraestrutura em troca de comissões (entre 10% e 15%) em todos estes negócios. Ainda será capaz de ter um “mega shopping” de compras coletivas em seu portal na Internet, segmentado e direcionado por áreas de interesse.

Há detalhes que não mencionei. A operação é muito bem “casada”. Quando a compra é efetivada (quando se obtém a quantidade mínima de operações para viabilizar o negócio) o BECLUB que recebe o dinheiro do comprador (toda a operação de pagamento – cartão de crédito, etc. é feita pelo BECLUB). Este retém o valor consigo até que o cupom seja efetivamente usado, ou seja, o estabelecimento só recebe o dinheiro na hora que o cliente levar fisicamente o produto para casa ou usufruir do serviço contratado.

O fato de lidar com comunidades e grupos menores ajuda a viabilizar certos negócios. Por exemplo, aquela doceira que está parcialmente ociosa às 2ª e 3ª feiras (exemplo) pode concentrar uma promoção nestes dias e não precisa ofertar 3000 tortas de morando (seria impossível ela atender esta demanda), mas seria viável ofertar digamos 80 tortas com um bom desconto...

Uma abordagem regional também abre oportunidades. Alguém que conheça bem seu bairro, suas lojas e serviços pode montar um clube de ofertas dirigido a estas pessoas. Um dos clubes que já está no sistema está focado na região dos Jardins em São Paulo (um bairro nobre). Um restaurante chique do bairro, uma churrascaria, por exemplo, pode preferir aparecer com sua oferta neste canal a aparecer num gigante de compras coletivas junto com ofertas de churrascarias de beira de estrada ou periferia... Segmentação.

O BECLUB abriu seu portal com 18 clubes já estabelecidos. O BECLUB está aberto para adesão de novos clubes e a partir do dia 14 de fevereiro próximo estes clubes começarão a ofertar seus produtos e serviços. Eles almejam chegar no mês de dezembro deste ano com 800 clubes formados e efetivamente gerando negócios. Pode ser que muito mais do que isso apareça!! Há workshops e treinamentos gratuitos já programados (veja no site) para auxiliar os donos de clube a montarem e gerirem seus negócios.

FINALIZANDO...
A Internet proporciona novos modelos de negócios que nem se poderia imaginar. Quando tudo indicava que apenas os mega negócios, com grande escala, triunfariam na Internet, surge um modelo que até favorece o “pequeno” e calcado na segmentação e no bom relacionamento dentro de um grupo, comunidade ou blog. De uma forma democrática e sem custo, uma pessoa que tenha boas idéias, tenha certa facilidade de se relacionar com o meio sobre o qual ela esteja inserida pode sem custo fixo algum iniciar um clube de compras coletivas e começar a investir tempo para descobrir boas ofertas. Usando o “mecanismo” do BECLUB consegue oferecer os produtos e serviços, acompanhar suas vendas, comissões, etc.

Não sei julgar de a meta do BECLUB de chegar em 2012 com pelo menos 800 clubes fortes e muito bem estabelecidos é ambiciosa ou otimista. Mas vejo que apareceu algo de novo. Algo que na minha forma de pensar tem grande chance de dar certo. Sou da época que as pessoas usavam os sistemas BBS, pequenas redes privadas (acessadas via modem), nas quais se formavam relacionamentos, havia interesses comuns, etc. A Internet acabou com os BBSs, mas o gigantismo da mesma não substituiu aquele clima de camaradagem que havia entre os membros de BBSs. Mais recentemente alguns blogs e fóruns de discussão chegaram perto disso. Porque não aproveitar esta característica para também alavancar financeiramente estas comunidades por meio de oferta de bens e serviços??!! Bom para todos!

7 comentários:

  1. Xandó, bem que vc podia por aqui uma opção de compartilhar o artigo nas redes sociais. Me refiro a ter um botão para "Twitar", ou facebook, orkut, etc.

    Ou tem e eu não to vendo? :)

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  2. Obrigado pelo toque William vou procurar onde ativa o botão de TWITT, FB, etc!!

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  3. Eu tbm tenho um blog: "http://womni.blogspot.com/", e nele há via Painel/design, a opção de adicionar Gadgets, entre os quias um que inclui exatamente a opção de compartilhamento nas redes sociais (twitter, facebook, etc).

    Embora, provavelmente por erro meu, não tenha conseguido criar um botão especifico para cada postagem que publico, mas somente para o blog como um todo, ou seja compartilha-se o endereço principal somente. Deve haver maneira de compartilhar um artigo especifico, eu é que não descobri, ainda. :)

    Parabéns pelo bom trabalho.

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  4. Voltando aos "botões" de compartilhamento (twitter, FB, Orkut, etc), eu me enganei, eles criam sim um link/botão para cada post separado, sim.
    Eu é que tava testando errado.

    Tentando explicar: se eu abrir a página principal do blog, que exibe as últimas postagens, os botões criam um link para a pagina principal. Porém se eu abrir/ir para um post específico, os botões criarão um link para esse determinado post.

    Resumindo: "burrada" minha :)

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  5. Oi William, realmente não existiam os botões, mas com o toque que você me deu eu descobri como colocá-los e realmente estão funcionando agora. Obrigado.

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  6. Hummm, desculpe continuar te chateando com esse assunto (prometo que não voltarei mais a ele), mas;...
    Legal que tenha posto os botões, porém acho que ficaram muito mal localizados, muito na base do artigo, e abaixo até do campo de comentários. A chance de não serem vistos é grande (eu mesmo por pouco nao os encontro). Desculpe a petulancia de querer dar pitacos, no seu blog, é só no sentido de colaborar, visto que hoje em dia, é habitual querermos compartilhar algo que gostamos. Mais uma vez, desculpe minha chatice, e esse mala, não irá mais incomoda-lo (ao menos, não com esses "benditos botões" :) )

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  7. William sua preocupação mostra vontade em colaborar. Vou estudar o layout para de alguma forma melhorar a visibilidade dos botões. OBRIGADO!!

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