quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Xandó foca no corporativo e encerra a cobertura jornalística de TI de bens de consumo

Estou abandonando a partir dessa data a cobertura jornalística de tecnologia de bens de consumo, notadamente smartphones, notebooks e afins, algo que faço desde 1994, ano que ingressei no jornalismo de tecnologia do saudoso Caderno de Informática do jornal Estado de São Paulo, ForumPCs, etc.. Não é sem pesar, adoro este segmento de mercado!


Tudo mudou neste mercado, mudanças boas! Mas nesse novo contexto não sou adequado nem relevante para os fornecedores e os poucos veículos que restaram. Profissionais são assim chamados porque vivem de seu trabalho e neste segmento não há para meu caso potencial de valorização ou monetização. Sou de uma época que o conteúdo tinha seu valor por si. Hoje em dia o alcance se tornou mais importante e não tenho nenhuma vontade (e possivelmente nenhum talento) de sair trabalhando apenas visando buscar inscritos, seguidores, likes, etc. Gosto é de produzir bom material e apenas isso. Às vezes até consigo! E tem muuuuuita gente muito boa nesse mercado. Isso é muito bom!!!

Sei que o conteúdo que eu produzo tem valor intrínseco, mas não tem alcance suficiente.  Como sempre fui profissional de TI atuando em sistemas, redes, segurança, desenvolvimento, ERPs, conectividade, etc. meu trânsito no segmento corporativo é bastante facilitado, tanto pela empatia técnica, como por ter certo reconhecimento por esta indústria. Assim tenho possibilidade de seguir como jornalista de tecnologia neste segmento, algo que ADORO, mesmo não sendo minha atividade profissional principal, sou consultor de TI desde os anos 90 com minha própria empresa.

Declarando abertamente isso, por um lado estou sendo absolutamente honesto e correto para com as empresas, já que não produzirei mais conteúdo para o segmento “consumer”, e assim o interesse dessas empresas por meu trabalho também decairá. Posso até comparecer em algum evento que venha a ser convidado, mas sem nenhuma expectativa de criar textos, vídeos, etc. Se acontecer será a exceção da exceção. Assim aos poucos serei isolado desse mundo. É a vida, natural que seja assim. Faria isso também se eu fosse essas empresas.

TI Corporativa, ações de caráter institucional e responsabilidade social permanecem sendo objeto de textos e dos meus vídeos no formato PAPOFÁCIL e também textos com reviews de soluções corporativas.

Também não será fácil evoluir neste segmento, mas preciso fazer uma opção. Agradeço MUITO MUITO MUITO toda atenção que tive por parte de TANTAS ótimas empresa ao longo do caminho... aliás, bordão que uso/usava quando fotografava coisas bonitas testando câmeras de smartphones!!

Tenho “na gaveta” testes feitos e não escritos/publicados de Samsung Galaxy A80, Motorola One Action, Huawei P30 Pro, e memórias Kingston que ainda vou publicar, e um vídeo PAPOFÁCIL feito com a Motorola na semana passada (Moto Experience), mas serão os últimos antes de partir para essa nova fase.

Não vou citar nominalmente cada uma das empresas com quem interagi nesses últimos 25 anos de jornalismo de tecnologia “consumer”  para não ser injusto e não esquecer de ninguém, mas possivelmente cada uma delas saiba e minha gratidão será para sempre imensa pelo apoio e por essa fase que deixará muitas saudades.

12 comentários:

  1. Te entendo e apoio. O consumer ficou muito estranho e voltado pra likes e alcance. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Xandó querido, q suas escolhas tragam ainda mais sucesso para você. Conte comigo e com RPMA para o q precisar.
    Bj grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soraia a RPMA é e sempre será super parceira não importa o segmento!! E aliás, não tem como sumir de vez, posso aparecer para conferir as novidades se as empresas me chamarem!! Obrigado!!!

      Excluir
  3. Muito sucesso Xandó! Postura admirável sempre!

    ResponderExcluir
  4. Uma boa prestação de contas com seus leitores, Xandó.
    Parabéns pela clareza de intenções e pela virada de página a que se propõe.
    Muito sucesso nos seus novos passos!

    ResponderExcluir
  5. Tomar decisões é algo muito bom. E decisões dessa parte sempre dão medo mesmo. Mas quando bem pensada, que foi seu caso, como está muito bem explicado aqui, é só seguir com fé e acelerar. Vai fundo, amigo, e se precisar de algo, é só chamar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso René! Você sempre me ajudando também a pensar!! Obrigado!! Abraços!

      Excluir
  6. Xandó. Você é um dos que eu admiro no mercado não apenas pela experiência e conhecimento, mas porque você é educado, gentil, prestativo e simpático. Isso, mais do que conhecimento, é difícil achar nesse mercado. Acho sua decisão super acertada, boa sorte! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stella muito obrigado pela força!! Você é referência para todos os jovens produtores de conteúdo e saiba que para mim também!!! Sem dúvida!! Suas palavras são muito encorajadoras e motivadoras, vou sentir falta desse mercado, mas de vez em quando se as empresas me chamarem vou visitar este mercado!! OOOObrigado!!

      Excluir