quinta-feira, 23 de junho de 2016

Aprendendo como cuidar do seu carro na fábrica da Ford

Cuidar do próprio carro é algo que todo mundo sabe, ou pelo menos pensa que sabe. Temos uma boa ideia, fruto da experiência acumulada ao longo dos anos com nossos veículos. Mas isso não é bem verdade. Ao longo dos anos os automóveis têm se modificado, têm evoluído e por isso alguns cuidados e atenções não são totalmente conhecidos. Por causa disso, a Ford realizou na sua sede no mês de junho um seminário cujo objetivo era compartilhar com um grupo de jornalistas essas informações. E no final ainda tivemos o privilégio de conhecer algumas das áreas de produção da fábrica em São Bernardo, local onde se fabrica o New Fiesta Hatch e caminhões.


Dicas de Manutenção


figura 01 – veículo sendo avaliado

Algumas informações podem parecer óbvias, mas precisam ser destacadas. A começar pela observância da manutenção preventiva e periódica. Isso é organizado pelo fabricante por meio das famosas revisões programadas e periódicas, presentes nos manuais de todos os veículos. Ninguém melhor que o fabricante sabe, por conta das condições de projeto, a durabilidade dos componentes essenciais ao veículo e por isso a indicação de verificação ou troca (se necessário) em determinados prazo.

O fabricante não quer “empurrar” peças novas para o cliente e sim garantir que ele tenha a melhor experiência possível com seu produto, usado nas condições ideais. Além disso, se obedecidas as orientações, será muito improvável que seu veículo pare na rua e precise de socorro emergencial. Nada pior para a imagem do fabricante do que seu carro ser visto nocauteado pelas esquinas... Por isso, para o bem do próprio consumidor e também da imagem da marca, as manutenções devem ser realizadas nos prazos indicados.

Há consumidores que não realizam a manutenção periódica e por isso andam com o carro até que algum componente que deveria ter sido trocado falhe e obrigue a manutenção, com parada não programada, que é o pior caso. Pega a pessoa de surpresa e possivelmente o reparo custará mais caro.
   

figura 02 – tipos de manutenção e suas características

Parte elétrica

A bateria é o elemento principal e deve ser muito bem cuidada. Deixar dispositivos ligados é um erro relativamente comum que acaba por drenar toda a carga. Por exemplo, o farol alto consome toda a carga em 2h46m, o desembaçador em 3h20m, o ventilador (na posição máxima) em 2h30m. Mas outros elementos como rádio, luz interna, carregador USB, etc. também se esquecidos em uso têm o mesmo efeito.

Além disso há algumas medidas preventivas para melhor cuidar da bateria:
  • Manter a chave de ignição na posição “desligada”
    Não consumir energia sem necessidade
  • Manter desligados todos os acessórios como lâmpadas, rádio e ventiladores quando o veículo não estiver funcionando
    Não correr o risco de sobrecarregar a bateria
  • Dar partida no motor somente após 30 segundos da primeira tentativa
    O motor de arranque é elétrico e consome grande energia, assim se evita sobrecarga
  • Utilizar acessórios elétricos aprovados pela montadora
    Assessórios não homologados podem ter demanda muito acima do que foi previsto
  • Movimentar o veículo no tranco
    Muito comum para os veículos mais antigos, não é recomendado
  • Utilizar baterias fora das especificações de fábrica
    Uma bateria com menor capacidade pode ser levada ao colapso ao alimentar todos os dispositivos do carro.
  • Fazer partida auxiliar
    A conhecida “chupeta” não é recomendada, porque os terminais que devem ser conectados não são óbvios em todos os carros e se ligados de forma incorreta podem gerar um curto circuito sério.
  • Utilizar baterias danificadas ou com vazamento
    Baterias com vazamentos já estão com vida útil exaurida e sem capacidade de carga   

 
Painel e luzes de advertência


     
figura 03 – painel típico com suas luzes de advertência


Os painéis dos veículos modernos apresentam diversas luzes que servem para avisar sobre situações mais ou menos críticas e que requerem atenção do usuário, exigindo eventualmente uma intervenção de manutenção (programada ou não). A grande maioria delas é bastante conhecida, mas algumas nem tanto. Vou destacar abaixo:


figura 04 – luzes de advertência menos comuns
   
 
A Ford utiliza um padrão, luz amarela é apenas advertência e vermelha é algo mais sério (não deve usar o carro). Por exemplo, a luz da injeção, do ABS e do sistema de aquecimento de combustível (para partida a frio), acendem-se ao ligar o carro, mas devem se apagar na sequência. Se permanecerem acesas devem ser vistas em uma manutenção imediata do veículo. As luzes vermelhas são sérias. Ninguém pode dirigir o carro se o freio tiver um problema de freio ou com o mecanismo do air bag com possibilidade de inflar as bolsas sem motivo. A seguir mais algumas luzes menos comuns (alertas).
  

figura 05 – luzes de advertência menos comuns


Sistemas Mecânicos, sistemas problemas e possíveis causas

São os sistemas que fazem essencialmente aquilo para qual o carro foi concebido, movimentar-se e levar seus ocupantes de lá para cá. A manutenção cuidadosa e nos prazos corretos garante que reparos fora de hora precisem acontecer. Vejam quais são os principais problemas e possíveis causas:
  • Sistemas de Ignição: dificuldade de partida, falhas em acelerações e retomadas, aumento de consumo de combustível, baixo rendimento e perda de potência.  Podem estar associados a problemas de velas, cabo de velas ou distribuidor eletrônico.
  • Sistemas de alimentação: consumo de combustível bem elevado (10% a 15%), desgaste interno no motor, falhas em acelerações e retomadas, aumento na emissão de gases. Podem estar associados a filtro de ar, filtro de combustível, filtro de óleo.
  • Arrefecimento: superaquecimento do sistema, consumo elevado de combustível, dificuldade de partida e desgaste internos do motor. Podem estar ligados à bomba d’água, radiador, válvula termostática.
  • Motor - lubrificante: desgaste interno do motor e formação de borras (resíduos), aumento de emissões, aumento da temperatura e dificuldade de partida do motor. Podem estar ligados ao nível do óleo ou seu desgaste (falta de troca no tempo certo).
  • Motor -  correia de assessórios: barulho do tipo chiado, descarga da bateria, aquecimento do motor. Podem estar ligados à correia do motor.
  • Motor – correia de sincronismo: barulho do tipo chiado, dificuldade de partida, falhas em acelerações e retomadas, consumo elevado de combustível. Podem estar ligados a correia ou corrente do motor.
  • Freios -  ineficiência de frenagem, barulho do tipo chiado, vazamentos de fluido, pedal duro e travando. Podem estar ligados ao tambor e disco de freio ou módulo eletrônico (no caso do ABS).

Ar condicionado

É um sistema não relacionado ao movimento do carro que boa parte dos modelos têm ou podem ter um sistema de ar condicionado. Requer algumas atenções e cuidados. Um dos pontos críticos é o filtro, que se não trocado na hora certa pode acarretar em sobrecarga no sistema, deixar de funcionar ou operar com ineficiência. Auxilia na contenção do crescimento de fungos que causam odor e evita a proliferação de bactérias.

Existem algumas dicas muito importantes no trato do sistema do ar condicionado, nem todas largamente conhecidas:
    

figura 06 – dicas na manutenção e uso do ar condicionado

Pneus

Todos sabem que pneu tem vida útil e deve ser trocado. Mas qual a hora certa? Além disso cada carro tem pneus com dimensões certas definidas pelo fabricante que se não obedecidas podem causar desde um erro constante no velocímetro/odômetro como sobre esforço na suspensão podendo até danificá-la seriamente. Por motivos análogos tanto a calibragem (pressão dos pneus) deve ser verificada a cada abastecimento como o balanceamento feito a cada troca de pneus.

Mas voltando ao assunto, qual a hora certa para a troca? Na figura abaixo podemos ver uma banda transversal dentro das ranhuras do pneu. Este é chamado de TWI (indicador de desgaste de pneu – sigla em inglês). Quando esta parte começar a desgastar, o pneu deve ser trocado.
   

figura 07 – indicador de desgaste de pneu – momento certo para a troca


Tecnologia Flex e economia de combustível

A grande maioria dos motores hoje em dia é bicombustível (etanol e gasolina). Nesta apresentação da Ford alguns mitos foram derrubados e procedimentos importantes explicados. Não existe uma mistura “ideal” definida pelo fabricante para que o próprio motorista misture etanol e gasolina. Segundo a Ford, o etanol é mais “agressivo” ao motor no que diz respeito ao desgaste, mas igualmente eficaz para ser usado. Há uma regra geral propalada que diz que o álcool rende 70% do que rende a gasolina, isso é um valor aproximado e pode variar um pouco em função de cada motor.

A maneira certa de dar a partida no carro é ligar sua parte elétrica e esperar alguns segundos (mais que 10). Neste tempo o sistema elétrico que mistura a gasolina com o álcool ou o aquecimento do álcool (para carros mais moderno sem o “tanquinho”) é suficiente para que a partida tenha sucesso logo na primeira tentativa.

Trocar a marcha na rotação certa, sem esticar demais a marcha (alguns carros têm indicador de melhor momento para troca com economia), ter os pneus na calibragem correta (pneus murchos elevam bastante o consumo) são medidas conhecidas. Mas eu desconhecia a dica de não ter o hábito de andar com o tanque quase vazio. Mais espaço vazio no tanque acelera muito a evaporação do combustível e o efeito prático final é maior consumo!

Finalizo com a dica do “ponto morto”. Há um hábito antigo de usar o carro desengatado para que ele no embalo ande sem consumir combustível. De fato, isso tem alguma eficácia embora não seja muito seguro pois não há o “freio motor” em ação. Mas desde que os carros começaram a usar ignição eletrônica, o sistema ao perceber que não há esforço no motor, corta completamente a alimentação de combustível enquanto no ponto morto há a rotação da marcha lenta. Assim é mais econômico ter o carro no embalo engatado do que em ponto morto.  

Visita à fábrica

Foi o segundo ponto alto da visita!! Vimos três das etapas principais (não todas) do processo de fabricação do carro (linha do New Fiesta HATCH). São as etapas:

  • Body shop - estampa das chapas e solda no formato da base do carro
  • Pintura – ambiente super criterioso e cuidadoso no qual o carro ganha base e cor
  • Montagem final – onde todas as outras partes são agregadas para compor o carro



Meus(minhas) colegas jornalistas e blogueiros(as) fizeram registros fantásticos sobre a visita. Não vou repetir o que já foi feito tão bem por eles. Mas eu quero destacar algumas ótimas fotos registradas durante a visita e um pequeno filme que eu fiz que resume em menos de um minuto o que foi essa super interessante visita. O pequeno filme termina com o nascimento do New Fiesta na linha de produção, com sua primeira movimentação (quando é ligado a primeira vez).

Minha amiga Andrea do blog Atitude Quarenta fez uma matéria bem legal e explicativa sobre a visita à fábrica o qual pode ser visitado por este link "Como nascem os automóveis" . E meu amigo Richard Max do famoso blog RMAX também fez uma matéria muito legal que pode ser vista aqui (breve).


vídeo 01 – clip com momentos da visita



figura 08 – detalhe da linha de montagem (clique para ampliar)




figura 09 – verificando as chapas antes da pintura (clique para ampliar)


figura 10 – controle de qualidade da pintura (clique para ampliar)


figura 11 – robôs fazendo a solda das chapas (clique para ampliar)


figura 12 – etapa de montagem final (clique para ampliar)


figura 13 – visitantes na entrada da fábrica (clique para ampliar)

15 comentários:

  1. Thankyou for giving me useful information.
    Please keep posting. 사설토토

    ResponderExcluir
  2. Awesome post, the information you shared was resourceful and I enjoyed reading it, thanks for sharing.

    ResponderExcluir

  3. I really enjoyed reading this blog. It was explained and structured with perfection.

    ResponderExcluir
  4. Fantastic blog with high quality content. I really enjoyed reading thank you.

    ResponderExcluir
  5. Great Post for Beginner to understand. Thanks for information. Keep sharing more articles.

    ResponderExcluir
  6. I was seeking this particular info for a long time. Thank you and best of luck.

    ResponderExcluir

  7. I have learned lot of things from it regarding blogging. thanks.

    ResponderExcluir
  8. Heartfelt thanks for consistently crafting top-tier content on your blog. Your commitment to offering valuable insights and captivating material doesn’t go unnoticed. Your blog has become a trusted haven for information and inspiration. Keep up the exceptional work!Traffic Ticket lawyer Bergen County New Jersey and New Jersey Domestic Violence Act

    ResponderExcluir
  9. It’s really great. Thank you for providing a quality article.

    ResponderExcluir
  10. I was very impressed when I found your writing.

    ResponderExcluir
  11. “I really enjoyed all of articles on this website

    ResponderExcluir
  12. Positive site, where did u come up with the information on this posting?

    ResponderExcluir
  13. Yes i am completely concurred with this article and i simply need say this article

    ResponderExcluir
  14. It sort of feels that you are doing any distinctive trick.

    ResponderExcluir
  15. I simply wish to give you a huge thumbs up for your excellent info

    ResponderExcluir