quarta-feira, 19 de novembro de 2014

PRTG – acompanhando a infraestrutura crítica (sem custo) e com novos sensores

Há algumas semanas publiquei o teste  da versão mais atual da ferramenta PRTG, um recurso essencial para auxiliar a manter a infraestrutura de TI sob estreita vigilância. Mas percebi que características técnicas à parte, sobraram algumas dúvidas em relação aos benefícios que este tipo de solução traz de fato para as empresas. É oportuno discutir mais um pouco estes conceitos e ao mesmo tempo noticiar a nova versão gratuito da ferramenta que traz interessante benefício adicional.

Os recursos de TI hoje são críticos para as empresas. Há ramos de atividades que a TI é parte do negócio. Não é apenas um apoio operacional. É bem mais do que isso. Por isso ser capaz de identificar, resolver problemas rapidamente e ser capaz de se antecipar na prevenção de situações críticas é de extrema relevância. Vital para a saúde do negócio.

Quem gerencia TI precisa dispor de informação de qualidade para poder tomar as corretas decisões. Caso contrário eventos que venham causar alguma pane ou comprometimento na infraestrutura não serão facilmente percebidos ou localizados. Acompanhar indicadores especialmente selecionados permite os profissionais de TI a atuar de forma bem proativa ajudando-os a descobrir problemas e evitá-los antes mesmo de terem acontecido.

Podemos comparar a uma UTI de hospital. Existe um “painel de controle” no qual há sensores de muitos tipos acompanhando várias funções vitais. No caso do hospital são monitorados batimento cardíaco, pressão arterial, nível de oxigenação, taxa de açúcar no sangue, etc. Se os médicos percebem uma queda da pressão com rápida recuperação, isso tem um significado. Se a pressão está lenta e continuamente caindo isso tem outra interpretação e vai exigir sérias medidas. No ambiente de TI acontecem as mesmas coisas.

Usando uma ferramenta como o PRTG podem ser escolhidos os pontos críticos de monitoração e problemas podem ser antecipados e administrados. Nem sempre uma grande pane é a responsável pela interrupção dos serviços vitais na empresa. Há situações muito simples e ao mesmo tempo muito comuns, como por exemplo o incremento do uso de poder de processamento em um servidor crítico. Este é o desafio. Ser capaz de enxergar isso a tempo e atuar de maneira proativa.

O valor da ferramenta PRTG para os negócios é permitir apontar problemas reais que já aconteceram e que necessitam de atenção urgente e imediata. Também viabiliza acompanhar de perto o que pode vir a ser fator de comprometimento futuro. Isso tudo garante a continuidade da operação dos recursos de TI sem impactar os processos de negócio. Uma interrupção mesmo que breve pode custar caríssimo para as empresas. São muitos os pontos que requerem acompanhamento visando detectar possíveis falhas. O talento natural do PRTG é exatamente este. O olhar incansavelmente para todos os pontos críticos e ajudar a evitar prejuízos para as empresas que podem advir do comprometimento da parada de processos críticos para o negócio.


figura 01 – console principal do PRTG (clique para ampliar)

Testando antes de adquirir - versão gratuita e novos sensores

A empresa Paessler disponibiliza gratuitamente uma versão do PRTG que contempla a totalidade de recursos e funcionalidades presentes na solução. Não tem data de validade ou expiração. Isso é ótimo! Porém existe uma limitação que é o número de sensores. Lembro que o conceito de sensor é “cada informação monitorada” pelo PRTG. Estes dez sensores permitem que o produto seja testado em sua plenitude e até mesmo ser usado em produção em cenários menos abrangentes. Se a empresa implantar esta versão, testar nesta configuração e precisar ampliar o número de sensores o produto pode ser adquirido, inserida a chave definitiva de ativação. Assim o número limite de sensores passa a ser a quantidade contratada (100, 500, 1000, 5000, etc.).

Mas a Paessler percebeu que para tornar ainda mais fácil o processo de testes de seu produto seria interessante ampliar o número de sensores da versão gratuita. E assim ela o fez, ampliou de 10 para 30 sensores (triplicando a quantidade original). E essa mudança veio junto com a inclusão de alguns novos tipos de sensores que proporcionam aos usuários novas opções de monitoramento. Por exemplo, pode ser monitorado todo o processo de e-mail de uma organização, incluindo Microsoft Exchange, POP3, SMTP e IMAP.

"As redes de TI das empresas estão mais complexas e distribuídas", considera Dirk Paessler, fundador e CEO da Paessler AG. "A ampliação de sensores irá se adequar melhor ao escopo das redes modernas e permitir que nossos usuários da versão gratuita verifiquem detalhadamente as potencialidades do PRTG Network Monitor"

Com o aumento do número de sensores na versão gratuita do PRTG Network Monitor, os usuários podem controlar presença na rede, a largura de banda, sistemas de armazenamento, firewalls, etc. - e ainda destinar sensores para aplicações empresariais dedicadas. Estão disponíveis cerca de 200 tipos de sensores, incluindo opções para o Windows WMI, Linux / Unix / OS X, VoIP / QoS, servidores de banco de dados SQL e muito mais.

Monitoramento do Exchange e de e-mails
A versão gratuita do PRTG Network Monitor oferece sensores baseados no PowerShell do Exchange para monitoramento de backups, bancos de dados e filas de e-mail, juntamente com uma gama de sensores WMI.  Sensores adicionais pré-definidos suportam o monitoramento de servidores POP3, SMTP e IMAP.

Visto que o e-mail é uma das funções mais importantes para a maioria das empresas, a Paessler oferece vários recursos para monitorar o ciclo de envio e recebimento. Os sensores de tempo de resposta (Email Round Trip) permitem aos usuários comprovar se os e-mails foram enviados e recebidos. Monitorando um servidor Exchange, eles também podem verificar o tempo necessário para o ciclo envio/recepção.

Usuários que hoje estão testando a solução gratuita ou mesmo usando em regime de produção o PRTG podem ampliar a capacidade de sensores. Para isso basta utilizar o recurso “AUTO-UPDATE”, realizar a atualização do produto que o novo limite de sensores (30) entrará automaticamente em operação. Novos usuários ao fazerem o download já receberão a versão gratuita.



figura 02 – interface WEB  do PRTG (clique para ampliar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário