quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Symantec NetBackup Appliance NB5220 – preciso e inovador

No dia que dados e arquivos começaram a ser acumulados nos computadores das pessoas e empresas, nasceu o risco da perda de informações. Sem retroceder demais no tempo os dispositivos de backup baseados em fitas magnéticas tornaram-se muito populares nas empresas. Fitas dos mais diversos tipos: QIC-80, DAT, DDS, DLT, LTO, etc. Fitas magnéticas são relativamente baratas e com boa confiabilidade (mas exigem armazenamento bastante controlado para que a fita não se degrade). Por isso mesmo têm sido usados com sucesso nos últimos 30 anos aproximadamente para resguardar os dados e arquivos de empresas.

Mas atualmente vivemos um momento diferente. A explosão das informações, o fenômeno do “Big Data” nas empresas e também a proliferação de sistemas virtualizados impuseram necessidades novas para os responsáveis pela infraestrutura. Hoje em dia é impraticável e intolerável, por exemplo, desativar sistemas, bancos de dados, máquinas virtuais, para que sejam seguramente copiadas. A começar pelo tempo de backup, pois as unidades de fita apesar de terem evoluído sobremaneira ainda não permitem que as informações sejam armazenadas no ritmo esperado. Também os volumes de dados a serem resguardados cresceram demais. Como resolver isso tudo?

A solução apresentada pela Symantec com seu produto NB5220 é muito engenhosa. Trata-se de um “appliance”, ou seja, um hardware especializado para a função de backup. O equipamento que recebi para testes ao ser olhado pela primeira vez parecia um servidor. Olhando com mais calma eu o achei semelhante a um storage (dispositivo de armazenamento). E ele de fato é um servidor de armazenamento, porém com foco e especialização para realizar tarefas de backups. No modelo testado não havia unidades de fita (embora possa ser acoplado um sistema robotizado para ser também gerenciado pelo appliance), “apenas e tão somente” diversos discos rígidos formando “arrays de armazenamento” para as informações críticas das empresas.

Figura 1 – Symantec NB5220 – appliance de backup – visão geral

O modelo disponibilizado para teste continha 10 discos rígidos. Eram 2 para o próprio sistema e mais 8 discos de  1 TB para alocar espaço para backups . Mas há possibilidade de expansão até 72 TB neste appliance usando um módulo extra chamado “storage shelf”. Na figura 2 mostro a dupla (appliance mais o módulo extra de armazenamento). Novamente a imagem remete aos tradicionais storages que custodiam os dados das empresas.



Figura 2 – Symantec NB5220 – appliance de backup com o storage shelf adicional conjugado

O teste em detalhes

Confesso que o início do processo de testes não foi simples. Mas por minha culpa. Um dispositivo sofisticado como este carece de algum estudo preliminar do procedimento de implantação. Não basta configurar um endereço IP para o NB5220, acessar por um navegador de Internet e sair usando. É quase isso, mas com um pouco mais de cuidado.

Uma segunda dificuldade que tive foi como lidar com a profusão de interfaces de rede do appliance. São várias para as mais distintas finalidades, mas principalmente para prover redundância e paralelismo (muito maior desempenho). Não seria extremamente necessário, mas instalei um monitor e um teclado no NB5220 para manipulá-lo via console. O sistema roda uma versão adaptada de Linux no qual o aplicativo único, preponderante e com máxima prioridade é o gerenciamento do sofisticado dispositivo e as tarefas de backup.

Neste momento do teste tive providencial ajuda da área técnica da Symantec que acelerou sobremaneira o “arranque” do meu teste. Essencialmente precisei preparar o seguinte ambiente:
  • Endereços de rede do NB5220
  • Correta configuração do DNS, pois o NB5220 é bastante sensível à correta resolução de nomes de rede
  • Instalação do gerenciador do storage em um PC/servidor (versão Windows ou Java)
  • Alocação dos espaços dos discos para as funções de backup
  • Instalação do software NETBACKUP e sua configuração

Depois de percorrido o processo todo eu acabei por enxergar que era realmente simples e que o esforço feito para fazê-lo começar a operar fora mais por eu não ter seguido rigorosamente o roteiro. Mania de querer simplificar, acabei me complicando. Mas de toda forma estava pronto para explorar o NB5220.

Em ambientes mais sofisticados diversos NB5220 podem conviver em uma espécie de rede ou array na qual um deles é eleito como um controlador principal. Neste ambiente podem ser delegadas tarefas de backup de forma centralizada, de certa forma abstraindo a complexidade das múltiplas unidades. A alocação dos backups será definida por políticas pré-definidas facilitando muito a tarefa do operador de backup (quem monta os trabalhos de backups automatizados). Neste tipo de ambiente “múltiplo” duplicações, redundâncias, etc. também podem ser definidas.

Figura 3 – NetBackup e sua interface simples de gerenciamento




Figura 4 – NetBackup, assistente para configuração do dispositivo


As figuras 3 e 4 mostram o início do processo. Faz parte do ritual de iniciação do dispositivo. Os dispositivos de armazenamento devem ser configurados. Devem ser criados volumes que receberão os dados. Deve ser criado o catálogo dos backups e por fim iniciar a criação das políticas de backup.

Na configuração dos dispositivos de armazenamento é efetuada uma busca para identificar se além dos discos rígidos internos há outros tipos de unidades de armazenamento que podem ser unidades de fitas (para cópias de dados cuja utilização seja não frequente) e por unidades SAN (outros storages acessados por fibre channel).

A visualização do sistema de armazenamento pode ser observada na figura 5 cuja tela mostra o gerenciamento do appliance. Podem ser vistos todos os discos rígidos presentes, suas tecnologias (SAS ou SATA), nível de agregação em array (RAID 1, RAID 5, RAID 6, etc.).



Figura 5 – NB5220 monitorando os dispositivos de armazenamento individualmente e formas de agregação

Pode ser uma observação muito técnica, mas tenho de fazê-la. Quando se usam muitos HDs agregados em arrays isso pode ser feito de muitas formas. Isso está bem explicado neste link que fala de
arrays de disco. Muito resumidamente o chamado RAID 5 dedica um disco à paridade, ou seja, entre 6 discos de 1 TB o espaço útil é de 5 TB pois 1 TB de informação está espalhado por todos os 6 discos de tal forma que se um deles falhar o sistema continua a operar e este disco defeituoso deverá ser trocado para recompor o sistema de segurança. Na figura 5 vemos que os discos do NB5220 estão agregados usando RAID 6. Isso significa que não apenas um, mas DOIS discos podem apresentar falhas que o sistema continua a operar sem perda de informações.  Dos 7 discos presentes, 2 são reservados paridade e há 5 TB úteis para armazenamento dos backups.

Tradução e resumo final de tudo isso, há um imenso compromisso com segurança dos dados no NB5220. Afinal a chance de um disco ou dois apresentarem falha é pequena, mas pode acontecer. Mas a chance de TRÊS apresentarem falhas levando a perda de dados ao mesmo tempo é virtualmente zero.


Para finalizar esta parte sobre segurança física da integridade dos dados, como qualquer storage sofisticados o NB5220 permite alguns que seus discos sejam considerados “hot spare”. Explicando melhor. Imagine que exista um conjunto de 7 discos que armazenam os backups em RAID 6 (explicado acima). Pode haver discos a mais no dispositivo que ficam de prontidão para assumir imediatamente a operação no caso de algum falhar. Assim nem mesmo o array fica comprometido, continuam os dois discos de paridade em ação e o administrador do backup poderá substituir a unidade que falhou retornando ao estado inicial. Segurança em cima de segurança em cima de segurança. Resumo, a chance de perda de dados por falha de disco é análoga à chance da colisão de um asteroide de grandes proporções com o planeta Terra!! E se isso acontecer de nada vão adiantar backups, pois em cataclismo análogo foram-se os dinossauros. Mas isso já é outra história.

Cumpridas todas as tarefas preliminares de configuração, realizar os backups tornou-se tarefa tão trivial quanto era esperado. Afinal o software NETBACKUP é bastante amigável (e ao mesmo tempo poderoso, pois conecta-se ao NB5220). A partir da estação de trabalho podem ser selecionados pastas ou drives inteiros da própria máquina ou de outros computadores na rede, servidores de arquivos, etc. Nas figuras 6 e 7 estão mostradas as duas etapas básicas do processo, escolha do que vai ser feito backup e a operação de cópia em si.

Figura 6 – tela do NETBACKUP selecionando pastas para gravar no NB5220

Figura 7 – tela do NETBACKUP – pastas selecionadas, backup em progresso

Backup de ambientes virtuais

Não faz sentido falar do appliance NB5220 sem falar do software NETBACKUP e vice versa. Eles se completam e isso é ainda mais intenso quando se fala em preservar ambientes virtualizados. E neste contexto o NB5220 teve grande destaque na avaliação de funcionalidades e no teste.

Empresas médias e grandes há um bom tempo e já algumas das pequenas abraçaram a tecnologia de virtualização. Neste cenário o backup torna-se ainda mais crítico uma vez que dentro de um mesmo hardware, diversos servidores estão em execução com configurações complexas e elaboradas que em uma situação de perda do servidor tomaria um tempo imenso para refazê-lo, reconfigurá-lo e recuperar os dados. Assim ter condições de realizar as cópias das máquinas virtuais é mais do que crítico e deve ser feito com precisão, confiabilidade e com rapidez!!

A dupla NB5220 e NETBACKUP incorporam uma tecnologia chamada V-RAY. Assim como em um raio-x, o Symantec V-Ray permite que os administradores de TI vejam mais claramente o ambiente os sistemas físicos ou virtuais. O V-Ray vai além das soluções tradicionais de backup virtual, proporcionando visibilidade de “raio-x” dos sistemas VMware e Hyper-V. Algumas soluções utilizam a mesma abordagem para backups físicos e virtuais, o que resulta em uma recuperação obscura, desperdício de armazenamento e falha ou ausência de backups. O Symantec V-Ray permite recuperação de arquivos totalmente granular, eliminação de dados duplicados e balanceamento de carga no backup

Figura 8 – tela do NETBACKUP – visualização do ambiente virtual (VMware ou Hyper-V)


Benefícios do V-Ray
Com excelente visibilidade dos backups do VMware, Hyper-V, dos hosts em que são executados e de outros servidores físicos, o NetBackup oferece os seguintes benefícios incomuns em outras soluções de mercado.

  • A eliminação inteligente de dados duplicados em sistemas físicos e virtuais oferece uma taxa de sucesso de até 98%.
  • Recuperação rápida e eficiente de arquivos ou objetos sem a necessidade de copiar ou montar toda a máquina virtual.
  • Redução de até 95% do armazenamento para backups do VMware e Hyper-V.
  • Backups de máquinas virtuais 10 vezes mais rápidos.
  • Quatro tipos de recuperação por meio de uma única etapa de backup: arquivo único, máquina virtual inteira, aplicativo completo ou objetos em um aplicativo; economia de tempo que facilita o alcance dos objetivos de recuperação.
  • Monitoração inteligente do ambiente, se definido na política de backup, qualquer nova máquina virtual será automaticamente incluída no processo de backup garantindo a segurança e integridade do ambiente, mesmo que haja transformações na infraestrutura e novos servidores.

A Symantec disponibiliza alguns vídeos muito interessantes que falam sobre o assunto que recomendo a visita (em inglês com legendas em português ou inglês) : Symantec V-Ray : Protect your virtual environments e The Virtualization Squad - Netbackup

O processo de proteção de um conjunto de máquinas virtuais é algo bastante simples. Tudo começa pela operação ilustrada na figura 8, onde se mostra o acesso a um dos servidores de virtualização e suas respectivas máquinas virtuais. Na sequência vemos as figuras 9 e 10 nas quais são mostradas as etapas da criação das políticas de backup, escolha do ambiente, etc.

O que é muito rico desta solução é a possibilidade de lidar com o backup das máquinas virtuais inteiras, mas ter acesso individualizado a elementos da VM. Explicando melhor, não será necessário restaurar uma VM inteira para recuperar um arquivo ou pasta, bem como aplicações como Exchange, SQL Server ou SharePoint podem ser resgatados de um backup de VM de forma direta, rápida e só aquilo que se deseja.



Figura 9 – tela do NETBACKUP – definição das políticas de backup para VMs



Figura 10 – tela do NETBACKUP – definição das políticas de backup para VMs

A grande vantagem do NB5220 para a situação dos backups de ambientes virtualizados é a sua rapidez. O próprio NETBACKUP já poderia ser usado usando fitas magnéticas para esta função. Mas como o NB5220 é composto de vários discos rígidos em paralelo, com capacidade de comunicação via várias placas de rede agregadas ou por tecnologia SAN (fibre channel) as taxas de transferência de dados é muitas vezes maior do que a tecnologia de fitas. E para máquinas virtuais que são grandes e em quantidade, o backup tem que ser o mais ágil possível.

No meu ambiente de testes, usando a comunicação com o NB5220 por rede Ethernet Gigabit, apenas uma placa (a situação mais “modesta” em relação ao desempenho) o primeiro backup de uma VM com 80 GBytes de tamanho demorou pouco mais de 22 minutos. Porém backups adicionais feitos da mesma VM foram incrivelmente mais rápidos, inicialmente alguns poucos segundos (pouca mudanças na VM) e após uma semana o backup demorava cerca de 2 minutos. Isso mostra o lado inteligente da solução que consegue enviar para o backup apenas o pedaço da VM que foi alterado e relembro, em uma situação de rede e comunicação entre servidor de VMs e NB5220 mais simples possível (apenas uma placa de rede).



Conclusão

Testar o Symantec NB5220 foi desafiador e também confesso o mais sofisticado dispositivo que testara até então. Afinal tratava-se de um dispositivo que essencialmente era um “storage”, próprio para armazenamento de dados, mas com a especialização, suporte e software para realizar backups de maneira eficaz e que dependia de um ambiente de gerenciamento e operacional (o NETBACKUP). A implantação inicial se deu com um “empurrão” da Symantec que me proporcionou informações e suporte para a configuração inicial do dispositivo. Após esta etapa segui com os testes e pude comprovar aquilo que já soubera pelas especificações, mas de forma bem concreta.

A combinação do NB5220 com o NETBACKUP revelou-se ainda mais poderosa, na verdade essencial. Desde os engenhosos recursos de “deduplicação” (que elimina o armazenamento de dados repetidos gravando-os apenas uma vez) até as versáteis formas de comunicação do appliance com os servidores, são bons atrativos. Destaco ainda o fato de o produto ser “escalável”, ou seja, começa com alguns Terabytes e pode ser expandido no próprio console ou com console extra para até 72 Terabytes. A instalação é simples, embora exija alguns cuidados e atenções (resolução de nomes, conectividade, etc.). Essencialmente grava todas as informações em discos rígidos, mas aceita integração com unidades de fita robotizadas para dados de menor uso (gerenciamento do ciclo de vida da informação).  Vários NB5220 podem ser integrados para formar uma grande rede de dispositivos de backup, principalmente para atender às demandas de grandes corporações.

No trato com ambientes virtualizados ele brilha com seus recursos e velocidade de backup e recuperação de dados, bem como acesso a recuperação de dados internos das VMs sem que a VM inteira tenha que ser restaurada.

O hardware é especializado para a tarefa, sofisticado e robusto. Considero um dispositivo, ou melhor, um sistema (composto pelo hardware mais o software Netbackup) essencial para médias e grandes empresas que precisam ter grande controle, velocidade, flexibilidade e rigor nos seus procedimentos de backup e segurança de dados. A Symantec comentou que trará também para o mercado um dispositivo um pouco mais simples para também atender as pequenas empresas. Com a “escola” proporcionada pelo NB5220 as pequenas empresas também estarão muito bem servidas e a evolução deste equipamento fantástico me faz querer testar novamente cada evolução ao longo de suas gerações.

 

Figura 11 – Symantec NB5220 – appliance de backup – visão geralMais informações na página do NB5220

2 comentários:

  1. Xandó, Trabalho em TI a mais de 20 anos e te acompanho há um bom tempo mas sempre como "voyeur" não sou muito de comentar mas me senti tentado a comentar por que você vem nos mantendo atualizados independende do canal. Agora o fxreview faz parte das minhas visitas diárias.

    Abraço.
    Gilberto.
    Ps. No agurado de novos Causos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Gilberto muito obrigado pelo seu apoio e pelas palavras. Pode ter certeza de que na medida que novos "causos" acorrerem eu os compartilharei com os amigos leitores!! Legal saber que posso contar com suas visitas no FXREVIEW!! Grande abraço

      Excluir