quinta-feira, 9 de novembro de 2017

PAPOFÁCIL #100 Universidade Central de Equador - renovação de sucesso

Robert Enriquez, Responsável pelo Design do Projeto, conta o motivador da renovação do Datacenter da Universidade, começando pela grande ampliação do WiFi e servidores com tecnologia Cisco, que viabilizou a implantação de muitos serviços para a comunidade acadêmica.

Gravado dia 08/11/2017 no Cisco Live 2017 em Cancun  

PAPOFÁCIL #100 Universidade Central de Equador - renovação de sucesso








A internet e a largura de banda podem transformar o trabalho educacional e a gestão de negócios
Universidade Central do Equador: na vanguarda da educação

A Universidade Central do Equador é a universidade mais antiga e a segunda maior por número de estudantes na República do Equador. No entanto, apesar da antiguidade e do prestígio desta instituição, os eixos que a governam (gestão acadêmica, pesquisa e vínculo com a comunidade) precisam ser recapacitados e alinhados com um acordo da Unesco que toda população estudantil deveria ter acesso à conectividade.

Diante desse cenário, um grupo de profissionais liderados por Susana Cadena, Diretora de Tecnologia da Informação e que, por sua vez, faz parte da equipe de professores, entendeu que a maneira de promover esses eixos deve ser a realização de um projeto de modernização da infraestrutura de rede, serviços de colaboração, comunicação e data center da universidade. Para o efeito, o engenheiro Robert Enriquez, professor / pesquisador da Faculdade de Engenharia, juntou-se ao projeto para realizar os projetos e apoiar a implementação.

Uma vez que o projeto que eles chamaram de "rede sem fio" foi aprovado, o projeto foi planejado, inicialmente com a seleção de seis pessoas responsáveis ​​pelas tarefas de conectividade, fibra óptica, fiação, colocação de switch, configuração de equipamentos, entre outros.

Precisamente, para estas últimas tarefas, o projeto teve a participação estratégica da empresa Totaltek que incorporou quatro engenheiros com certificações de alto nível na tecnologia Cisco. Assim, uma das primeiras etapas foi a implementação do Cisco Prime, a solução que permite gerenciar redes sob gerenciamento convergente. Além disso, o Cisco Prime é construído em uma plataforma centrada em serviços, que aumenta a produtividade e reduz os custos operacionais.

Situação inicial

Antes do projeto, a Universidade Central do Equador tinha tecnologia antiga - com mais de cinco anos e sem suporte - que, em termos de conectividade e acesso a aplicativos e ferramentas, abrangeu apenas 30% do campus principal e sua sede. Assim, o Departamento de Tecnologia propôs a implementação de uma infraestrutura de rede robusta que abrangerá de forma sem fio toda a sede da instituição e, por sua vez, aumentará a velocidade de conexão entre as faculdades de 1 a 10 gb por segundo.


Para determinar o ponto de partida do projeto e assim medir os resultados subsequentes, em primeira instância, a qualidade da largura de banda foi avaliada depois de ter medido os pontos de acesso sem fio e também foi contado o número de conexões disponíveis. Do mesmo modo, avaliou-se o comportamento de conexão do aluno, que acessou a informação através de um único dispositivo, enquanto hoje ele faz isso com dois em média.

O planejamento

Na fase de planejamento, foi gerado um projeto padronizado para a universidade, adaptado às necessidades específicas de cada área como um todo; com a Divisão de Tecnologia, dois parceiros da Cisco: TotalTek e Constecoin em diferentes estágios e as faculdades. Assim, a implementação da infra-estrutura começou e, em seguida, partindo para o Centro de Dados principal para cada uma das faculdades.

Os equipamentos e materiais recebidos para o projeto foram cuidadosamente inspecionados pela Área de Inspeção, para o qual foram cumpridas todas as regras para a instalação de cabeamento estruturado e fibra óptica. Assim, foram instalados mais de 10 quilômetros de fibra óptica, o que permitiu às faculdades ter conectividade e equipamentos de ponta.

Do mesmo modo, as tarefas de conexão foram realizadas no Centro de Dados principal, que finalmente procedeu à instalação de 800 novos equipamentos em cada um dos mais de 60 edifícios do campus principal. Todos eles são perfeitamente rotulados e com a respectiva segurança. Além disso, testes meticulosos foram realizados em cada etapa da implementação, tanto para fiação de cobre, fibra óptica quanto para equipamentos instalados. Todos eles são bem-sucedidos e certificados pelos fabricantes, com garantia de 20 anos, incluindo treinamento para todos os técnicos da universidade.

Ao mesmo tempo, foi feito o trabalho no Projeto para o repotenciamento do Centro de Dados concedido à empresa Constecoin, uma vez que deve haver um espaço para garantir a funcionalidade do equipamento de conectividade. O resultado obtido é um Centro de Dados de última geração em operação que permite o posicionamento da tecnologia como suporte para ensino, pesquisa e vinculação, tornando-se também uma sala de demonstração que permite que a comunidade universitária conheça em operação a operação de um Infraestrutura robusta com altos níveis de segurança respeitando os padrões de um centro de dados TIER II (Classificação de acordo com o Uptime Institute).

Apesar disso, a equipe de trabalho para este projeto foi formada por um importante grupo de profissionais, liderados por diferentes lados: Susana Cadena, Diretora de TI.
Robert Enriquez, diretor do projeto 'Open Data'. Paúl Tutillo, Coordenador de Implementação.


Os primeiros resultados

Note-se que, a partir da implementação dessas soluções de conectividade, adicionadas ao repotenciamento da infraestrutura de rede e do Data Center, a comunidade universitária tornou-se um usuário frequente e permanente das ferramentas disponíveis, como o correio eletrônico, o que facilita o acesso a mais informações.

"Se tivermos 400 contas de e-mail habilitadas, temos 60.000 com a possibilidade de acessá-las a partir de qualquer parte do campus. Hoje, cerca de 38 mil contas abertas pelo menos uma vez por semana, entre funcionários administrativos, professores e alunos. Agora todos são trabalhadores móveis que não só consultam seu email, mas também usam aplicativos, bancos de dados científicos, a possibilidade de gerenciar placas de números virtuais, entre outros, e todos com um único usuário e senha (Iniciar sessão) ", diz a Sra. Cadeia .
É necessário lembrar que a universidade tem uma área geográfica de 92 hectares e, para o ano de 2006, a comunicação ea cobertura da rede mal alcançaram 30%, enquanto hoje esse indicador aumentou para mais de 90%.

Ao nível da equipe administrativa, também houve aumentos significativos de produtividade, já que já possuem várias ferramentas para isso, como email, calendário, armazenamento e troca de arquivos na nuvem, aplicativos para gerenciar o fluxo de processos, entre outros. Além disso, o desenvolvimento de software e aplicativos desenvolvidos dentro da universidade como a Plataforma Educacional Virtual, que permite, entre outras coisas, o acesso remoto de dispositivos móveis a classes.

"A população relacionada à casa de estudos (administrativo, aluno e professor) que exceda 45 mil usuários únicos é uma fonte importante de pesquisa com base em seu comportamento e uso de recursos de conectividade. Por exemplo, hoje podemos saber quais são os espaços mais frequentados, que são os pontos de acesso mais utilizados, áreas de alto tráfego, etc. Além disso, é possível conhecer detalhes sobre o uso da rede de acordo com o gênero, entre outras informações valiosas ", ressalta a Sra. Cadena.

Assim, entre outros indicadores, em um período de 45 dias, foram registrados de acordo com o uso de conectividade sem fio; 3,2 milhões de sessões ativadas, 1,7 milhão de horas de uso de conectividade no total, 33 minutos em média para cada sessão, 67 clientes em média por ponto de acesso.

Outra evidência de melhoria dessa implementação é que a equipe administrativa já participa de reuniões de coordenação com dispositivos móveis, como laptops, tablets e telefones celulares, graças ao fato de eles já terem conectividade em todo o campus.
Depois de implementar o projeto do centro de dados da UCE, os objetivos de alinhar a tecnologia ao negócio foram alcançados da seguinte maneira; 
  • No nível acadêmico: hoje existe um espaço moderno e agradável, um salão tecnológico foi obtido, onde recebemos visitas de mais de 30 grupos com professores, alunos e funcionários administrativos de várias faculdades, principalmente da carreira de engenharia em Informática , mas também de carreiras como Arquitetura, Meio Ambiente, Contabilidade e Auditoria, Administração de Empresas, Administração Pública, Engenharia Civil, com ḿ mais de 500 alunos para ter uma experiência com o equipamento tecnológico em operação.
  • Nível de pesquisa: a participação de pesquisadores de várias disciplinas que vêem no centro de dados uma ferramenta para seus projetos, como pesquisa em sistemas complexos, análise de dados para novos medicamentos, visualizações 3D do corpo humano, gerenciamento IDE para dados geoespaciais entre outros, é um lugar onde vários pesquisadores se reúnem para trabalhar em equipe em seus projetos.
  • Ligação com a sociedade: o centro de dados recebeu várias empresas e está trabalhando em projetos para testar soluções tecnológicas, analisar dados e estudos para resolver problemas da indústria e as visitas de colegas de outras universidades são recebidas regularmente. bem como estudantes e público em geral.


Um projeto de referência e histórico

"Esta implantação tecnológica dentro da casa de estudos coloca a Universidade Central do Equador na vanguarda do ensino superior em todo o país. Embora tenhamos trabalhado em grandes projetos em geral, em termos de universidades, este tem sido o maior de nossa história, diz Francisco Córdova, CEO da Totaltek S.A., um parceiro da Cisco responsável pelo Projeto Rede Sem Fio.

O executivo afirma que este projeto tornou-se uma referência no setor educacional devido à sua complexidade inicial, onde o desafio era conseguir uma interconexão eficiente entre as faculdades e a conectividade permanente, bem como o acesso à informação em diferentes instâncias. "Estamos muito satisfeitos com o resultado obtido", diz Córdova.

Por outro lado, Susana Cadena afirma que a prioridade dada à conectividade para este projeto não foi acidental, pelo contrário, foi totalmente deliberada porque eles estavam convencidos de que as instâncias totalmente interconectadas poderiam agregar valor ao gerenciamento.

"O sucesso da solução baseia-se em ter alcançado na concepção e implementação, o alinhamento de projetos de infra-estrutura tecnológica aos objetivos da Universidade criados na academia, pesquisa e relacionamento com a sociedade. Precisamente, parte deste valor é obter feedback da população estudantil, através de uma iniciativa chamada "Universidade Aberta", onde a instituição pode coletar de primeira mão as expectativas dos estudantes em diversas questões ", diz o engenheiro Robert Enriquez, responsável pelo projeto do projeto.

Em suma, é um projeto implementado com sucesso que resultou em 741 pontos de acesso mais de 20.000 conexões diárias que consomem mais de 600 megabytes por segundo de largura de banda. Além disso, um sistema de gerenciamento centralizado foi implementado para a rede interna que pode obter indicadores de alerta e status.

E, como se não fosse o suficiente, um suporte de monitoramento on-line foi implementado, fechando um ciclo de enorme esforço cuja remuneração se reflete na satisfação de cada um dos usuários e que coloca a Universidade Central do Equador na vanguarda do setor educacional no país.



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