quinta-feira, 9 de abril de 2015

Monitorar infraestrutura de TI - sem custo com PRTG - até 100 sensores

Em duas ocasiões eu tive a oportunidade de testar a ferramenta PRTG. Trata-se de um valioso recurso para monitorar os recursos de TI da empresa. Em cada um dos textos eu entro em detalhes e para quem não conhece este tipo de solução ou não conhece o PRTG, fica o convite para a leitura e aprofundamento no assunto:
    
PRTG– monitorando ainda mais de perto a infraestrutura crítica (2014)
PRTG– monitorando totalmente sua rede e infraestrutura (2012)

Em um ambiente de TI saber o nível de comprometimento, utilização e disponibilidade de recursos é a diferença entre estar operando os negócios com sucesso ou o caos. A simplicidade do PRTG, bem como seu nível de informação, atributos que podem soar contraditórios (mas não são) resumem tudo que eu já falei sobre ele.  Mas algo importante aconteceu neste começo de abril de 2015 e que quero compartilhar com os leitores.


(clique para ampliar)

Em 2012 quando conheci a ferramenta, havia uma versão sem custo, cujo foco era permitir que o profissional de TI testasse a solução. Para isso ele poderia exercitar a monitoração de 10 pontos da infraestrutura, ou melhor, 10 sensores. Cada sensor acompanha uma informação, como por exemplo, espaço livre em disco do servidor, nível de uso de CPU, se um dispositivo responde ao acesso pela rede, nível de memória, volume de tráfego de rede ou Internet, páginas impressas em uma impressora, etc. Suficiente para testar para depois adquirir a versão “completa” com 100, 500, 1000 ou mais sensores.

Em 2014 a Paessler aumentou para 30 o número de sensores da versão gratuita. Isso já permitia que além de um teste básico, até mesmo uma infraestrutura mais simples fosse monitorada sem custo. Mas agora em 2015 a Paessler tornou gratuito seu produto de entrada, a versão de 100 sensores!  Agora, mesmo ambientes um pouco maiores podem ser acompanhados e ter todas as informações da “saúde” dos negócios sempre conhecidas (afinal todas as empresas dependem fortemente dos recursos de TI) .

Mas qual a intenção da Paessler com essa novidade? Há um reconhecimento de que os ambientes de TI têm se tornado mais sofisticados e mais pontos de monitoração são necessários a cada dia. Com 100 sensores empresas de todos os portes podem fazer provas de conceito com bastante comodidade e boa profundidade.  Além disso, a Paessler sabe que uma empresa que implanta 70, 80 ou 90 sensores, seja pela descoberta de novos pontos para monitoração, seja pelo próprio crescimento da empresa, ela acabará por precisar de mais sensores. Neste cenário nada mais simples do que ampliar o sistema que já está funcionando e liberar os recursos necessários.

Empresas pequenas e médias possivelmente poderão implantar a versão gratuita de 100 sensores e ficar “sem custo” por um bom tempo (ou para sempre). Mas esta empresa vai crescer, suas necessidades vão aumentar e um dia ampliar o seu sistema de monitoramento por meio da versão paga do produto. É na minha visão uma forma muito correta e simpática da Paessler e PRTG se aproximarem ainda mais das pequenas e médias empresas.

Outra possibilidade oferecida pela Paessler é de uso irrestrito e ilimitado nos primeiros 30 dias de uso do sistema, seja com 100, 200, 500, 1000, 2000 ou mais sensores. Isso também abre as portas para que grandes redes, grandes infraestruturas sejam testadas com plena capacidade para validar a eficácia do recurso e optar pela imediata implantação em larga escala.

Na minha função de consultor de TI pude em duas ocasiões testar o PRTG. Mas mais do que isso. Implantei em condição de uso REAL em empresas de porte pequeno e médio e baseado nestas implantações reais formei minha sólida opinião sobre o produto (espelhada nos dois textos que escrevi a respeito). Nesta nova situação, com 100 sensores sem custo, fica ainda mais convidativo experimentar e adotar o PRTG (inclusive versão em português)!

Segue abaixo na íntegra o comunicado da Paessler sobre estas novidades.


Paessler disponibiliza licença gratuita de 100 sensores do PRTG Network Monitor 

Baixando a versão gratuita de 100 sensores do software de monitoramento de redes é possível ainda testar o produto com sensores ilimitados por um mês

São Paulo e Nuremberg, Alemanha - (07/04/2015) - A Paessler AG, empresa alemã especialista em soluções de monitoramento de rede, anunciou a liberação da versão gratuita de 100 sensores do PRTG Network Monitor. De agora em diante, pequenos empresários, startups e usuários domésticos poderão usufruir das vantagens da versão completa do software sem nenhum custo. O PRTG possui recursos completos em todos os modelos de licença, o que permite o monitoramento da infraestrutura de TI sem que seja necessário pagar por funcionalidades adicionais.
 
Ao oferecer o PRTG 100 gratuitamente, a Paessler está conferindo às pequenas empresas a ferramenta necessária para monitorar a sua infraestrutura de um modo simples e sofisticado. Muitos administradores de TI de pequenas empresas e startups enfrentam cotidianamente os desafios de lidar com a expansão de suas infraestruturas de TI. Redes menores não são tão vastas quanto às de grandes companhias, mas podem ser tão complexas quanto, e são gerenciadas por equipes de TI pequenas. Por isso, com o surgimento dos dispositivos portáteis, a crescente utilização de serviços na nuvem e a virtualização de servidores, é vital para os administradores de TI garantirem uma ampla visibilidade de suas redes, utilizando um software de monitoramento.
 
 A Paessler oferece mais de 200 tipos de sensores no PRTG - pontos de monitoramento que rastreiam uma URL específica, tráfego de rede, switch de entrada ou a carga da CPU em uma máquina. Com a licença de 100 sensores é possível monitorar estruturas típicas de TI em PMEs e startups. Os usuários que baixarem a versão gratuita também terão a oportunidade de testar pelos 30 primeiros dias, a versão PRTG com sensores ilimitados.
 
"Quando eu estava procurando por uma solução adequada para monitoramento de rede, há dezoito anos, não pude encontrar nenhuma que fosse fácil de operar e oferecesse um conjunto amplo de funcionalidades", diz o fundador e CEO da Paessler, Dirk Paessler. "Como consequência, começamos a desenvolver o PRTG, sempre com ênfase na facilidade de uso e interface amigável. Hoje estou convencido de que o nosso software contribui para ajudar nos negócios das empresas, independentemente do porte ou setor. Para nós, é um grande passo oferecer a licença gratuita, mas, acredito que seja um ganho para ambos os lados. Os administradores em todo o mundo poderão se beneficiar de todas as funções do monitoramento profissional e do seu potencial de otimização, enquanto somos capazes de ampliar a nossa base de instalação."
  
Para download da licença gratuita do PRTG Network Monitor 100, acesse: http://www.br.paessler.com/prtg/download
   
Sobre a Paessler AG

A Paessler AG é líder no desenvolvimento de software para monitoramento de rede que sejam eficientes, acessíveis e fáceis de usar. Os produtos Paessler garantem tranquilidade, segurança e conveniência para negócios de todos os tamanhos - de pequenos escritórios e home-offices a grandes corporações, incluindo mais de 70% das empresas que figuram na Fortune 100. 

Baseada em Nuremberg, Alemanha, o alcance global da Paessler inclui mais de 150 mil instalações ativas de produtos. Fundada em 1997, a Paessler AG permanece  uma empresa de capital fechado, e é reconhecida tanto como parceira de desenvolvimento no Cisco Solution Partner Program,  como  da VMware Technology Alliance Partner.  Para mais informações, acesse http://www.br.paessler.com/


Um comentário:

  1. Flávio,

    Muito interessante sua publicação....Estou fazendo uma pesquisa buscando me inteirar acerca de soluções de monitoramento de TI.

    O objetivo do meu trabalho é implantar Sistema de Custeio ABC em uma organização que
    é fornecedora de Recursos de TI.

    Lendo seu artigo me fiz essas perguntas:

    Conseguiria através do PRTG saber a quantidade de recursos que os clientes dessa organização estão utilizando?

    Por exemplo:

    Quanto de link ele utilizou?
    Quanto de espaço de disco está sendo utilizado?
    Quanto folhas foram impressas?
    O sistema grava esses dados em uma tabela para eu valorizamos e poder saber quanto custo o espaço por ele ocupado?

    Na realidade gostaria, se possível que algumas informações por email.

    Grato


    Eliomar Lima

    ResponderExcluir